terça-feira, 6 de março de 2012

Plano de Aula: Introdução à Teoria dos Conjuntos

ESCOLA ESTADUAL ARY PINTO DAS NEVES 
Estagiária: Rita de Cássia Idem
Plano de aula: 9o ano/ Ensino Fundamental
Bimestre:1o Bimestre
Data: 06/03/2012
Número de aulas: 1 aula
Atividade: Leitura Compartilhada, Aula Expositiva Dialogada.
Conceito: Conjuntos
Conteúdos: Introdução ao conceito de conjuntos, tipos de representação de conjuntos (por diagrama, por chaves, pela propriedade dos elementos).
Objetivo: Conhecer ou rever o conceito de Conjuntos e compreender a utilidade do conceito.
Materiais necessários: cópia de texto que será lido ao iniciar a aula para cada aluno, lousa, giz.
Desenvolvimento ou Estratégias:
Inicialmente haverá leitura compartilhada de um poema.

Após a leitura do texto, percebe-se que o autor cita vários corpos celestes . Pedir aos alunos que citem quais são eles, em tom de conversa. Eles devem citar os seguintes, que posteriormente serão escritos na lousa:
Terra, Lua, Marte, Vênus, Júpiter, Sol.
Então, pode-se dizer que: Terra, Lua, Marte, Vênus, Júpiter e Sol são corpos celestes citados no poema O homem: as viagens.
Assim,
A coleção de corpos celestes citados no texto forma um conjunto.
Cada corpo celeste é um elemento do conjunto.

Generalizando:
Conjunto: Representa uma coleção de objetos. (denota-se por uma letra maiúscula)
Elemento: É um dos componentes de um conjunto. (denota-se por uma letra minúscula)

Podemos representar os conjuntos das seguintes maneiras:
1) Por diagrama

 2) Entre chaves, separando os elementos por vírgulas:
A= {Terra, Lua, Marte, Vênus, Júpiter, Sol}
 3) Pela propriedade dos elementos:
A= {Corpos celestes citados no poema O homem: as viagens}

(Exercício) Represente o conjunto expresso pela propriedade: A={estados da região Sudeste}; B={dias da semana começados pela letra S}.

Avaliação: A partir do entendimento dos alunos no decorrer da aula e na resolução do exercício.

Referências

BARRETO FILHO, B. Matemática aula por aula: volume único: ensino médio . São Paulo: FTD, 2000.

Caderno do Professor: matemática, ensino fundamental – 9º ano, volume 1/ Secretaria da Educação; Coord. Geral Maria Inês Fini. São Paulo: SEE, 2011.

ANDRADE, C. As impurezas do branco. 3. Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974.

Só Ensino. Disponível em: <http://www.soensino.com.br/foruns/viewtopic.php?f=2&t=6394>. Acessado em: 08/02/2012.

Teoria de conjuntos. Disponível em:
<http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=problemas%20envolvendo%20conjuntos&source=web&cd=13&ved=0CDsQFjACOAo&url=http%3A%2F%2Fcolegiocerp.com.br%2Fimages%2Fensinomed%2FTEORIA%2520DE%2520CONJUNTOS%2520aua%25203.ppt&ei=ZPAyT-SeEYfxggeO_P2zBQ&usg=AFQjCNEZQ_NnDRtzc3xIL_FJjVz7SPpfag&sig2=sKBYLEqgAn33NqFHLt9Jw&cad=rja>. Acessado em: 08/02/2012.

MARQUES, Y. A Mágica da Matemática. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1990.



2 comentários:

  1. Como foi o trabalho em sala de aula mesmo , rendeu ? os alunos gostaram ??? Gstaria de mais de talhes sobre sua experiência em sala de aula.

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    1. Olá, no post "Introdução à Teoria dos Conjunto(Aplicação)" está descrito como foi a aplicação deste plano de aula, link: http://pibiduspsc.blogspot.com.br/2012/03/introducao-conjuntos-aplicacao.html. Este plano de aula foi aplicado em diferentes turmas, em algumas houve maior participação, mas no geral os alunos entenderam a proposta e o conteúdo.

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