quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Dimensões,coordenadas, planos e perspectivas (18/10/2011)


Essa atividade foi realizada na Escolas Estadual Dr. Álvaro Guião, com os alunos de Ensino Médio e teve o objetivo de ajudar o orientar o aluno a observar as figuras geométricas de perspectivas diferentes, primeiro a abordagem de diferentes números de dimensões através de exemplos de figuras geométricas e problemas físicos relacionados a número de coordenadas no qual são trabalhados.
O exemplo dado para uma dimensão no caso de duas coordenadas foi dado o exemplo das localidades das carteiras no qual dependem da fileira e da coluna no qual estão situados.
A introdução de planos partiu da seguinte pergunta: "Porque uma cadeira de três pernas não balança?" A introdução foi dada com definição de plano e o exemplo de um ponto, no qual é possível formar vários planos a partir dela, e seguindo a mesma brincadeira quantos planos são formados com dois, três e quatro pontos obtendo a respota da questão.
A apresentação sobre perspectiva foi iniciado com a imagem da obra de M.C. Escher's Ascending and Descending, que na perspectiva no qual foi feita a imagem os alunos concluíram que no desenho há uma escada no qual parece infinita. A partir de um modelo em 3D da mesma imagem foi desvendado o tal mistério da escada infinita. Uma outra figura mostrada foi o Triângulo de Penrose.
Observações sobre a aula:
O entendimento dos alunos foi claramento observado a partir do aumento do interesse de participação da aula, eles se envolveram bastante com os exemplos dos planos e principalmente com as imagens de demonstração de perspectivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário