Atividade realizada na escola na Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, com os alunos de Ensino Médio. Realizamos essa aula no teatro de arena usando o palco como lousa. Iniciamos com um problema que contrariava o senso comum. Onde tomávamos uma moeda e pelo contorno da sua circunferência passávamos um barbante, depois acrescentamos um metro ao barbante, e fazíamos uma nova circunferência com a moeda no centro, e perguntamos se um gato passaria no espaço entre a moeda e o barbante, em seguida perguntamos para o caso de contornarmos a Terra e acrescentarmos um metro, e questionávamos se o gato passaria. A solução desse problema foi feita no palco.
Propusemos um desafio para ser feito pelos alunos, pedimos que fosse construído com os recursos acima do palco, um hexágono regular. Vários alunos se dispuseram a tentar, e trabalharam juntos para fazer essa construção, sem que tivéssemos que interferir. Após essa construção, pedimos que calculassem a área dessa figura recém-criada, apesar de apresentarem algumas dificuldades, com uma pequena influência nossa, dividindo a figura em 6 triângulos equivalentes, resolveram esse problema.
Como atração principal e final, fizemos a demonstração de um dos teoremas mais utilizados, e que os alunos desconhecem quaisquer de suas inúmeras demonstrações. O teorema de Pitágoras. Onde em meio ao palco, foi apresentado sua demonstração geométrica, por meio da construção de 4 triângulos retângulos equivalentes, deslocados de modo que formasse um quadrado com suas hipotenusas como fronteira.
Observações sobre a aula:
Os alunos apresentaram bom envolvimento nessa atividade, sendo muito participativos, além de que a aula nesse ambiente externo as salas convencionais, atraiu alunos que até então não apresentavam interesse em acompanhar as aulas. Fazendo por sua curiosidade a respeito do que se tratava, um estimulo para aprender matemática.
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