VOLUMES
Período: 1 horas-aula
Disciplina: Experiências Matemáticas (Ensino Médio)
Pibidiano: Daniel Lavandoski Bento
Público-alvo: 10-13 alunos do 2o ano do ensino médio.
Plano de Aula: Geometria: Experiência com Sólidos geométricos: Volumes do cubo, pirâmide e cone.
Objetivos:
- Saber identificar sólidos espaciais em diferentes contextos, bem como saber construí-lo e calcular seus volumes.
- Compreender o conceito de volumetria, e relacioná-lo a situações do cotidiano,
- Saber planificar e representar (em vistas) figuras espaciais.
Tempo Estimado: duas horas.
Metodologia:
Recursos Materiais:
· Giz e quadro negro
· Sólidos geométricos de resina OCOS com furo para preenchimento com água (disponível no laboratório de Ensino de matemática – LEM – do Instituto de Ciências Matemáticas da Universidade de São Paulo)
· Jarra graduada
· Proveta
· Balde com água
· Cubo de 10 cm de aresta feito de papel cartão
· Pirâmide com altura de 10 cm e base quadrada de 10 cm de lado.
· Planificações de diferentes sólidos geométricos.
Primeiramente, foi dada uma aula expositiva retomando as noções de volume e unidades de medidas, e apresentando os sólidos geométricos. Nesta será utilizado à técnica “Braim Storm” (tempestade mental), anotando tudo que os alunos falarem, para depois fazer uma síntese do pensamento de modo critico, atenta-se para que as unidades sejam todas dadas de forma correta. As formalização dos conceitos acontece concomitante com o dialogo e explicações, bem como é neste momento que oferecemos subsídio para os cálculos experimentais e empíricos que serão realizados.
Figura 1- Introdução teorica
Posteriormente, os alunos estudarão os sólidos geométricos feitos de resina, procurando obter seu valores de volume em cm³, utilizando-se uma régua graduada em centímetros, também é preciso relembrar os alunos que 1cm³ é equivalente a 1 mL.
Depois que os alunos tiverem feito os cálculos e obterem os resultados, preencha os sólidos com água afim de medir este volume em uma proveta ou jarra graduada, neste momento observamos se são coerentes os resultados e discutimos os possíveis erros (como por exemplo na aproximação do valor de π)
Figura 2- Experiência com sólidos matemáticos
Através de um cubo e uma pirâmide de papel cartão, e com uma porção de picotes (confetes) desafiamos os alunos a observar quantas pirâmides cabem em um cubo, considerando seu volume aprendido em aula – terminando essa observação, os alunos que terminarem mais cedo podem fazer um desafio relacionando todos os conteúdos aprendidos – que pode ser levado por estes.
Estratégias:
· Tomar os conceitos prévios dos alunos como norteadores da atividade, afim de que estes possam construir o próprio conhecimento de forma autônoma.
· O professor investiga e estimula a superação dos erros, para que estes sejam revistos e aproveitados.
· Formalizar os conceitos e ludicamente demonstrar as formulas que serão adotadas
· Estimular os alunos a fazerem desenhos do que vão calculando ou pesquisando, afim de acarretar na internalização dos conceitos.
Avaliação
A avaliação da aprendizagem dos alunos se dará pela observação do professor-aluno, os alunos possuem um roteiro contendo a pesquisa que deve ser feita nos três sólidos geométricos, este deve ser preenchido, primeiramente através dos cálculos, depois comparados com a experiência
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