segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Atividades Desenvolvidas Durante o Intervalo da Escola Sebastião de Oliveira Rocha

As atividades seguintes foram desenvolvidas durante o intervalo da escola Sebastião de Oliveira Rocha, elas foram aplicadas, em sua maioria, pelos pibidianos Rita , Marcelo e Camila.

Dominó das Operações
Descrição: O jogo Dominó das Operações foi criado com a intenção de proporcionar aos alunos a realização de operações mentalmente e a contagem do número de figuras associando o resultado da operação ao número de figuras, sendo que tem as mesmas regras de um dominó comum.
Aplicação: Alguns alunos demonstraram dificuldades em realizar as operações, sendo necessário o auxílio do estagiário. O jogo atingiu seu objetivo, embora alguns alunos demonstrassem dificuldade. A utilização do jogo foi positiva, pois, de uma forma mais dinâmica, os alunos puderam aprender conceitos matemáticos, neste caso, o conceito das operações matemáticas.



Futebol da Matemática
Descrição: Os alunos foram divididos em dois grupos, foram feitas perguntas de situações problemas envolvendo operações para um aluno de cada grupo; quem acertasse tinha o direito de chutar a bola ao gol, se marcasse o gol somaria um ponto pra sua equipe; venceria o jogo a equipe que somasse mais pontos.
Aplicação: Alguns alunos demonstraram dificuldades em realizar as operações propostas, mas o estagiário estava atento para esclarecer dúvidas que surgissem. O jogo atingiu seu objetivo, houve, inclusive, muita popularidade da atividade, principalmente entre os meninos, pois havia o incentivo do futebol.


  Corrida Matemática
Descrição: Os alunos foram divididos em dois grupos, foram feitas perguntas de com situações problemas e operações para cada grupo; ao acertar um representante de cada equipe pulava para o número seguinte da amarelinha desenhada que havia no chão do pátio; ganhava o jogo a equipe que chegasse primeiro no número dez da amarelinha.
Aplicação: Alguns alunos demonstraram dificuldades em realizar as operações. O jogo, que foi uma versão do futebol da matemática, atingiu seu objetivo. A dinâmica existente em jogos pode facilitar a compreensão de conceitos, assim, a utilização do jogo foi bastante positiva.



 Bingo da Multiplicação
Descrição: No jogo Bingo da Multiplicação foram distribuídas cartelas de bingo entre os alunos e o estagiário sorteava operações de multiplicação afim de que o resultado da operação fosse marcado na cartela, se nela houvesse o resultado correspondente. Vencia o jogo, o aluno que preenchesse toda sua cartela.
Aplicação: Alguns alunos demonstraram dificuldades em realizar as operações, sendo necessário o auxílio do estagiário. O jogo atingiu seu objetivo, sendo que houve, inclusive, bastante popularidade entre os alunos. A dinâmica existente em jogos pode facilitar a compreensão de conceitos, assim, a utilização do jogo foi bastante positiva.


Jogo das Frações Equivalentes
Objetivos: Realizar cálculos mentalmente, desenvolver o raciocínio e reforçar a noção de fração equivalente.
Descrição: Havia um dado com uma fração em cada face; também havia 54 cartas que correspondiam a frações equivalentes a estas das faces do dado; se procedia da seguinte forma: distribuíram-se as cartas igualmente entre os alunos, um deles começava jogando: jogava o dado e saía uma fração ele deveria eliminar uma de suas cartas, sendo que esta deveria ser uma fração equivalente à que tirou no dado; procedia-se assim com todos os alunos participantes do jogo, ganhava o jogo o aluno que eliminasse todas as suas cartas primeiro.
Aplicação: Alguns alunos demonstraram dificuldades, mas eles mesmos se ajudavam e também contava com o auxílio do estagiário. O jogo atingiu seu objetivo, com ele os alunos puderam aprender de forma substancial e dinâmica o conceito de fração equivalente.




Jogo do Resto

Descrição: O jogo se deu num tabuleiro, que se encontrava no chão. Jogo: todos os jogadores iniciam na primeira casa, a casa “25” . Em cada rodada, na sua vez, um jogador lança o dado (sua face continha números pelos quais se dividia os números do tabuleiro) : o número de casas que o jogador deve avançar é igual ao resto da divisão do número da casa em que se encontra (dividendo) pelo número que saiu no dado (divisor). Ganha o jogo quem atingir primeiro a casa “Fim”.
Aplicação: Os alunos não encontraram dificuldade para realizar a atividade. O jogo atingiu seu objetivo, os alunos gostaram do jogo e a partir dele foi possível que se disutisse o conceito de divisão não exata.

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