sexta-feira, 30 de março de 2012

Jogo da Memória

A atividade consistia em um jogo da memória com a finalidade de relembrar alguns conceitos passados nas aulas anteriores como conjuntos numéricos e a definição de conjunto.jogodamemória@pibiduspsc







Dinâmica com os alunos


Nessa aula houve uma dinâmica para explicar o conteúdo de conjuntos numéricos , na qual os alunos deveriam ir até a mesa do professor e pegar alguns cartões que possuíam números e na lousa havia um quadro feito de papel cartão onde os Reais era o maior grupo e dentro dele havias os grupos dos racionais, dentro inteiros, e ainda dentro dos inteiros os naturais, e os irracionais separados de todos, apenas fazendo parte dos reais, então os alunos deveriam olhar o número escolhido e colocar no devido lugar no quadro. 



Teoria dos conjuntos

Nessa aula foi explicado o conceito de conjuntos, e foi solicitado algumas atividades para entender melhor o conteúdo, foi dado um  lista de palavras e seis grupos, essas palavras se relacionavam com os grupos.Os alunos deveriam separar essas palavras nesses grupos de acordo com determinadas características. e depois fazer representação em diagrama e por chaves deles. 




quinta-feira, 29 de março de 2012

Apresentação no Planejamento da Escola Sebastião de Oliveira Rocha

Apresentação dos trabalhos realizados no segundo semestre de 2011, durante o planejamento no dia 09/03/2012, para os professores da ESOR.
Bolsistas que apresentaram os trabalhos: Alexandre Soares, Aline Diniz, Laura Blanco, Luana Pires, Marcelo Gálio, Marcos Silva, Milenna Midori e Theófilo Okada.










sexta-feira, 23 de março de 2012

Relações entre Conjuntos (Aplicação)

No dia 20 de março, terça-feira, foram realizadas atividades do PIBID nos 9os A, E e D da Escola Estadual Ary Pinto das Neves. O assunto tratado foi: relações entre conjuntos. A atividade consistia em apresentar os símbolos matemáticos aos alunos para que eles palpitassem a respeito do que o símbolo significava para as relações entre conjuntos; alguns símbolos os alunos conheciam, outros foram novidade para eles. A seguir, se explicava a relação entre conjuntos através de exemplos e utilizando os símbolos correspondentes A atividade ocorreu normalmente, com boa participação dos alunos. A aula foi ministrada pela pibidina Rita Idem e acompanhada pela pibidiana Camila Buffo.




Webquest: Atletas no Pan de 2011

Objetivo: Apresentar importantes conceitos de estatística (média aritmética, frequência e gráficos) e trabalhar a intuição do aluno para que este raciocine em cima de questões.
Descrição: Esta atividade foi desenvolvida pelos pibidianos Thaís e Everton na sala de informática do Sebastião de Oliveira Rocha, os alunos deveriam responder as questões da webquest efetuando cálculo de médias, frequências e construir gráficos.
Aplicação: Na aplicação da webquest alguns alunos demonstraram dificuldades, muitos se confundiram na hora de fazer a média das idades dos atletas, pois não estavam utilizando as idades que se repetiam (que é o conceito de média ponderada) e também alguns pararam a divisão da média em um número inteiro, ao invés de continuar e encontrar números decimais 




http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_mondrian_w.php?id_actividad=8738&id_pagina=2 


   



Plano de Aula: Relações entre Conjuntos

ESCOLA ESTADUAL ARY PINTO DAS NEVES 
Estagiário: Rita de Cássia Idem
Plano de aula: 9o ano/ Ensino Fundamental
Bimestre:1o Bimestre
Data: 20/03/2012
Número de aulas previstas: 1 aula
Atividade: Aula Expositiva Dialogada
Conceito: Conjuntos
Conteúdos: Relações entre conjuntos.
Objetivo: Conhecer os símbolos matemáticos envolvidos no conceito. Compreender a relação existente entre conjuntos.
Materiais necessários: Símbolos matemáticos impressos em cartolina para facilitar a visualização, giz, lousa.
Desenvolvimento ou Estratégias:
A aula consiste em apresentar os símbolos matemáticos aos alunos. A partir da visualização do símbolo, o aluno deve palpitar sobre o que aquele símbolo representa nas relações entre conjuntos.

Relações entre Conjuntos
(1) Igualdade 
Considere os conjuntos:
 
(2) Diferença
Considere os conjuntos:
(3)Está contido :


(4)  Não está contido :
(5) Contém:
(6)  Não contém:
(7) União ou Reunião:

(8) Intersecção :
(9) Diferença :
(10) Complementar: Diferença entre conjuntos, quando um é subconjunto do outro.

Avaliação: A partir da percepção da compreensão dos alunos no decorrer da aula.

Referências
BARRETO FILHO, B. Matemática aula por aula: volume único: ensino médio . São Paulo: FTD, 2000.
Caderno do Professor: matemática, ensino fundamental – 9º ano, volume 1/ Secretaria da Educação; Coord. Geral Maria Inês Fini. São Paulo: SEE, 2011.
ANDRADE, C. As impurezas do branco. 3. Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974.
Só Ensino. Disponível em: <http://www.soensino.com.br/foruns/viewtopic.php?f=2&t=6394>. Acessado em: 08/02/2012.
Teoria de conjuntos. Disponível em:
<http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=problemas%20envolvendo%20conjuntos&source=web&cd=13&ved=0CDsQFjACOAo&url=http%3A%2F%2Fcolegiocerp.com.br%2Fimages%2Fensinomed%2FTEORIA%2520DE%2520CONJUNTOS%2520aua%25203.ppt&ei=ZPAyT-SeEYfxggeO_P2zBQ&usg=AFQjCNEZQ_NnDRtzc3xIL_FJjVz7SPpfag&sig2=sKBYLEqgAn33NqFHLt9Jw&cad=rja>. Acessado em: 08/02/2012.
MARQUES, Y. A Mágica da Matemática. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1990.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Sequência didática para 9º ano: Teorema de Pitágoras, Semelhanças de triângulos e Polígonos




Total de horas-aulas previstas: 4 (desenvolvimento) + 1 (avaliação)
Objetivos gerais:
  • Estudar o Teorema de Pitágoras
  • Compreender o conceito de Semelhanças de Triângulo
  • Estudar a diferença entre os casos de semelhanças de triângulos e polígonos
·        
Atividade 1: (1ª aula) Corrida Pitagórica
Objetivos específicos:
·         Levar o aluno a compreender e fixar o conteúdo do teorema de Pitágoras
·         Mostrar ao aluno, através da utilização de jogos e problemas, que o conhecimento matemático pode ser adquirido de forma divertida.

Tempo Estimado: 50 minutos

Metodologia:
Material necessário:
·         Placa de isopor
·         Alfinetes coloridos
·         Dois dados comuns
·         Cartas com problemas matemáticos referentes ao teorema de Pitágoras

Desenvolvimento:
Desenhar na placa de isopor, um triângulo retângulo e vários círculos em seu contorno, onde cada círculo terá uma cor correspondente, como na figura abaixo:

 ·        
Como jogar:
·         Máximo de 5 jogadores por tabuleiro
·         No início, cada jogador lança um dado, o jogador que obtiver maior ponto começa o jogo. Todos os alfinetes devem estar na casa preta, onde cada alfinete representa um jogador. Cada jogador, na sua vez, lança os dois dados que darão, respectivamente, dois catetos de um triângulo retângulo. O jogador calcula a hipotenusa desse triângulo, aplicando o teorema de Pitágoras, e então anda no tabuleiro o número de casas correspondente à parte inteira da hipotenusa. (Por exemplo: dados com os números 6 e 2, a hipotenusa é 6,32455532. Então, o jogador andará 6 casas.)
·         Se o jogador cair em uma casa:
- azul: o jogador volta duas casas
- verde: o jogador avança duas casas
- vermelha: o jogador fica uma rodada sem jogar
- branca: o jogador tira uma carta da mesa e reponde à questão correspondente à carta, se errar volta para a casa onde estava.

Observação: caso o jogador caia na casa azul, deverá voltar duas casas, implicando numa outra casa de cor diferente, encerrando sua vez de jogar. (ou seja, ele não deve seguir a condição da nova casa em que se encontra – por exemplo, caiu-se numa casa azul, voltou duas casas e caiu numa casa branca. Ele não pega uma carta para responder, simplesmente passa-se a vez para o próximo jogador.)

Vence o jogador que primeiro passar pela casa preta.


Atividade 2: (2ª aula) Jogo de Semelhança de Triângulos
Objetivos específicos:
  •  Compreender o conceito de semelhança entre triângulos
  • Estudar os casos de semelhanças
Tempo Estimado: 40 minutos

Metodologia:
Materiais necessários:
·         Conjuntos de triângulos semelhantes (5 conjuntos de tamanhos diferentes, mas semelhantes, de 4 triângulos, sendo 1 triângulo eqüilátero, 1 triângulo retângulo, 1 triângulo escaleno e 1 triângulo isósceles.)

Desenvolvimento:
·         Dividir os alunos em grupos, onde o número de grupos deve ser igual ou menor do que o número de conjuntos (neste caso, 5)
·         Colocar todos os triângulos misturados numa mesa (ou no chão) e os grupos competidores deverão estar atrás de uma linha de partida. Após um sinal, os grupos deverão correr até a mesa e achar 1 conjunto semelhante para cada grupo.
·         Vence o grupo que separar primeiro um conjunto corretamente.

Observação: Após o jogo, perguntar aos alunos quais características cada grupo usou para escolher o conjunto de triângulos. (propósito: chegar à condição de ângulos correspondentes congruentes e lados correspondentes proporcionais.)
Fazer os casos simplificados de semelhança: A.A.A, L.A.L, A.L.A, L.L.L.


Atividade 3: (3ª aula) Revisão/ avaliação formativa
Objetivos específicos:
·         Aplicar os conceitos vistos anteriormente, nos exercícios propostos a seguir.

Tempo Estimado: 50 minutos

Exercícios:
1)      Calcule x e y no triângulo ABC:
 
2)      Dados os triângulos abaixo, calcule x:

3)      Determine a altura x, sabendo que os triângulos são semelhantes:

4)      Um triângulo tem a forma de um triângulo retângulo de catetos 30m e 40 m. Seu proprietário deseja construir uma casa na região retangular representada na figura abaixo, deixando livre o restante da área.

 
a)      Qual é a área total do terreno?
b)      Qual é a área da região retangular da construção?


5)      O triângulo retângulo representado na figura é isósceles e está inscrito em uma circunferência de raio 4 cm. Quais são as medidas dos lados desse triângulo?


 6)      Nove caixas com a forma de um cubo de aresta 10 cm foram empilhadas conforme mostra a figura abaixo, em vista frontal. O ponto A é o vértice inferior esquerdo da caixa I. Calcule a distância de A até:
a)      O vértice superior esquerdo da caixa VI
b)      O vértice superior direito da caixa VIII
c)       O centro da face visível da caixa IX

 

 
Atividade 4: (4ª aula) Semelhança de Polígonos
Objetivos específicos:
  • ·         Mostrar aos alunos a diferença entre os casos de semelhanças de triângulos e polígonos, induzindo-os a analisar que não valem as simplificações (A.A.A, L.A.L, A.L.A, L.L.L), mas valem as duas condições de ângulos e lados proporcionais.

Tempo estimado: 40 minutos

Metodologia:
Material necessário:
·         Conjuntos de diversos polígonos semelhantes.

Desenvolvimento:
1 - Dividir os alunos em grupos, onde o número de grupos deve ser igual ou menor do que o número de conjuntos.
2 - Colocar todos os polígonos misturados numa mesa (ou no chão) e os grupos competidores deverão estar atrás de uma linha de partida. Após um sinal, os grupos deverão correr até a mesa e achar 1 conjunto semelhante para cada grupo.
3 - Vence o grupo que separar primeiro um conjunto corretamente.


·