sexta-feira, 23 de março de 2012

Plano de Aula: Relações entre Conjuntos

ESCOLA ESTADUAL ARY PINTO DAS NEVES 
Estagiário: Rita de Cássia Idem
Plano de aula: 9o ano/ Ensino Fundamental
Bimestre:1o Bimestre
Data: 20/03/2012
Número de aulas previstas: 1 aula
Atividade: Aula Expositiva Dialogada
Conceito: Conjuntos
Conteúdos: Relações entre conjuntos.
Objetivo: Conhecer os símbolos matemáticos envolvidos no conceito. Compreender a relação existente entre conjuntos.
Materiais necessários: Símbolos matemáticos impressos em cartolina para facilitar a visualização, giz, lousa.
Desenvolvimento ou Estratégias:
A aula consiste em apresentar os símbolos matemáticos aos alunos. A partir da visualização do símbolo, o aluno deve palpitar sobre o que aquele símbolo representa nas relações entre conjuntos.

Relações entre Conjuntos
(1) Igualdade 
Considere os conjuntos:
 
(2) Diferença
Considere os conjuntos:
(3)Está contido :


(4)  Não está contido :
(5) Contém:
(6)  Não contém:
(7) União ou Reunião:

(8) Intersecção :
(9) Diferença :
(10) Complementar: Diferença entre conjuntos, quando um é subconjunto do outro.

Avaliação: A partir da percepção da compreensão dos alunos no decorrer da aula.

Referências
BARRETO FILHO, B. Matemática aula por aula: volume único: ensino médio . São Paulo: FTD, 2000.
Caderno do Professor: matemática, ensino fundamental – 9º ano, volume 1/ Secretaria da Educação; Coord. Geral Maria Inês Fini. São Paulo: SEE, 2011.
ANDRADE, C. As impurezas do branco. 3. Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974.
Só Ensino. Disponível em: <http://www.soensino.com.br/foruns/viewtopic.php?f=2&t=6394>. Acessado em: 08/02/2012.
Teoria de conjuntos. Disponível em:
<http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=problemas%20envolvendo%20conjuntos&source=web&cd=13&ved=0CDsQFjACOAo&url=http%3A%2F%2Fcolegiocerp.com.br%2Fimages%2Fensinomed%2FTEORIA%2520DE%2520CONJUNTOS%2520aua%25203.ppt&ei=ZPAyT-SeEYfxggeO_P2zBQ&usg=AFQjCNEZQ_NnDRtzc3xIL_FJjVz7SPpfag&sig2=sKBYLEqgAn33NqFHLt9Jw&cad=rja>. Acessado em: 08/02/2012.
MARQUES, Y. A Mágica da Matemática. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário