Sequência didática para 8º ano: Área de figuras geométricas planas e o estudo dos prismas
Total de horas-aulas previstas: 2 (desenvolvimento) + 1 (avaliação)
Objetivos gerais: Identificar principais polígonos e o estudo do conceito de área; estudar o prisma e suas classificações.
Atividade 1: (1ª aula) Jogo com Tangram
Objetivos específicos:
- Identificar os polígonos que constituem o Tangram
- Reforçar o conceito de área
- Desenvolver raciocínio lógico
Tempo Estimado: 40 minutos
Metodologia:
Material Necessário:
- Vários jogos de Tangram (no mínimo 5)
- Papel roteiro de atividades
- Papel quadriculado
- Régua
- Tesoura
Desenvolvimento:
1- Distribuir um jogo de Tangram para os alunos.
2- Desafiar os alunos a montarem determinadas figuras descritas abaixo
3- Relacionar as áreas dos polígonos que compõe o Tangram
Exercícios:
Montar um quadrado com três ou com quatro peças.
Montar um retângulo com três peças.
Montar um triângulo com duas peças.
Perguntar aos alunos como se calcula:
a) A área do quadrado?
b) A área do retângulo?
c) A área do triângulo?
d) A área do paralelogramo?
e) A área do losango?
Considerando as figuras planas: um retângulo qualquer, um paralelogramo qualquer e dois losangos congruentes:
a. Através de um recorte no papel, transformar o retângulo em um triângulo. Comparar a área do retângulo com a área do triângulo formado.
b. Através de recortes no papel, transformar o paralelogramo em um retângulo. Comparar a área do paralelogramo com a área do retângulo formado.
c. Transformar os dois losangos em um retângulo. Comparar a área de um dos losangos com a área do retângulo formado.
Dividir a turma em duplas e propor o seguinte problema: Qual é a razão que existe entre a área de um quadrado e a área do quadrilátero, cujos vértices são os pontos médios desse quadrado? (Distribuir folhas de papel quadriculado e pedir aos alunos que tentem demonstrar, no papel, as respostas para a questão proposta)
Explicar aos alunos que podem desenhar quadrados de quaisquer tamanhos e as justificativas podem se basear no teorema de Pitágoras ou simplesmente na divisão do quadrado original em figuras equivalentes, de forma que possam concluir que a área do quadrado original é o dobro da área do quadrilátero cujos vértices são os pontos médios dos lados do quadrado original. Caso os alunos calculem a área do quadrilátero interno como sendo o produto dos lados, devem antes justificar o porquê desse procedimento.
Atividade 2: (2ª aula) Prismas
Objetivos específicos:
· Estudar os prismas e suas classificações.
· Saber analisar características que definem o prisma.
Tempo Estimado: 40 minutos
Metodologia:
Material necessário:
- Sólidos geométricos em EVA ou papel cartão (prisma triangular, prisma quadrangular, prisma pentagonal, prisma hexagonal)
Desenvolvimento:
- Apresentar os conceitos de prisma e seus elementos (arestas, vértices, faces e bases), sua identificação e classificação.
- Instigar os alunos a relacionarem todos os conhecimentos adquiridos, respondendo as perguntas descritas abaixo.
Exercícios:
Jogo de Perguntas e Respostas:
Quantos vértices têm um prisma cuja base é um quadrado?
Quantos vértices têm um prisma cuja base é um triângulo?
Quantos vértices têm um prisma cuja base é um pentágono?
Quantos vértices têm um prisma cuja base é um hexágono?
Qual é o número total de faces de um prisma cuja base é um quadrado?
Qual é o número total de faces de um prisma cuja base é um triângulo?
Qual é o número total de faces de um prisma cuja base é um pentágono?
Qual é o número total de faces de um prisma cuja base é um hexágono?
Verdadeiro ou falso?
O cubo pertence ao conjunto dos prismas? (Verdadeiro)
O cubo é um paralelepípedo cujas faces são todas quadradas? (Verdadeiro)
O paralelepípedo é um prisma cujas bases são paralelogramos? (Verdadeiro)
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