quarta-feira, 21 de março de 2012

Sequência Didática - 8º ano - Geometria


Sequência didática para 8º ano: Área de figuras geométricas planas e o estudo dos prismas

Total de horas-aulas previstas: 2 (desenvolvimento) + 1 (avaliação)
Objetivos gerais: Identificar principais polígonos e o estudo do conceito de área; estudar o prisma e suas classificações.

Atividade 1: (1ª aula) Jogo com Tangram
Objetivos específicos:
  • Identificar os polígonos que constituem o Tangram
  • Reforçar o conceito de área
  • Desenvolver raciocínio lógico
Tempo Estimado: 40 minutos

Metodologia:
Material Necessário:
  • Vários jogos de Tangram (no mínimo 5)
  • Papel roteiro de atividades
  • Papel quadriculado
  • Régua
  • Tesoura

 Desenvolvimento:
1-      Distribuir um jogo de Tangram para os alunos.
2-      Desafiar os alunos a montarem determinadas figuras descritas abaixo
3-      Relacionar as áreas dos polígonos que compõe o Tangram
 

Exercícios:
Montar um quadrado com três ou com quatro peças.
Montar um retângulo com três peças.
Montar um triângulo com duas peças.
Perguntar aos alunos como se calcula:
a)      A área do quadrado?
b)      A área do retângulo?
c)       A área do triângulo?
d)      A área do paralelogramo?
e)      A área do losango?

Considerando as figuras planas: um retângulo qualquer, um paralelogramo qualquer e dois losangos congruentes:
a.       Através de um recorte no papel, transformar o retângulo em um triângulo. Comparar a área do retângulo com a área do triângulo formado.
b.      Através de recortes no papel, transformar o paralelogramo em um retângulo. Comparar a área do paralelogramo com a área do retângulo formado.
c.       Transformar os dois losangos em um retângulo. Comparar a área de um dos losangos com a área do retângulo formado.

Dividir a turma em duplas e propor o seguinte problema: Qual é a razão que existe entre a área de um quadrado e a área do quadrilátero, cujos vértices são os pontos médios desse quadrado? (Distribuir folhas de papel quadriculado e pedir aos alunos que tentem demonstrar, no papel, as respostas para a questão proposta)
Explicar aos alunos que podem desenhar quadrados de quaisquer tamanhos e as justificativas podem se basear no teorema de Pitágoras ou simplesmente na divisão do quadrado original em figuras equivalentes, de forma que possam concluir que a área do quadrado original é o dobro da área do quadrilátero cujos vértices são os pontos médios dos lados do quadrado original. Caso os alunos calculem a área do quadrilátero interno como sendo o produto dos lados, devem antes justificar o porquê desse procedimento. 


Atividade 2: (2ª aula) Prismas
Objetivos específicos:
·         Estudar os prismas e suas classificações.
·         Saber analisar características que definem o prisma.

Tempo Estimado: 40 minutos

Metodologia:
Material necessário:
  • Sólidos geométricos em EVA ou papel cartão (prisma triangular, prisma quadrangular, prisma pentagonal, prisma hexagonal)

Desenvolvimento:

  • Apresentar os conceitos de prisma e seus elementos (arestas, vértices, faces e bases), sua identificação e classificação.
  • Instigar os alunos a relacionarem todos os conhecimentos adquiridos, respondendo as perguntas descritas abaixo.

Exercícios:

Jogo de Perguntas e Respostas:

Quantos vértices têm um prisma cuja base é um quadrado?
Quantos vértices têm um prisma cuja base é um triângulo?
Quantos vértices têm um prisma cuja base é um pentágono?
Quantos vértices têm um prisma cuja base é um hexágono?
Qual é o número total de faces de um prisma cuja base é um quadrado?
Qual é o número total de faces de um prisma cuja base é um triângulo?
Qual é o número total de faces de um prisma cuja base é um pentágono?
Qual é o número total de faces de um prisma cuja base é um hexágono?

Verdadeiro ou falso?
O cubo pertence ao conjunto dos prismas? (Verdadeiro)
O cubo é um paralelepípedo cujas faces são todas quadradas? (Verdadeiro)
O paralelepípedo é um prisma cujas bases são paralelogramos? (Verdadeiro)
 

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