domingo, 18 de março de 2012

Plano de Aula: Tipos de Conjuntos/ Relações entre elementos e conjuntos

ESCOLA ESTADUAL ARY PINTO DAS NEVES
Estagiária: Rita de Cássia Idem
Plano de aula: 9o ano/ Ensino Fundamental
Bimestre:1o Bimestre
Data: 13/03/2012
Número de aulas previstas: 1 aula
Atividade: Aula expositiva dialogada
Conceito: Conjuntos
Conteúdos: Tipos de conjuntos, relação entre elemento e conjunto.
Objetivo: Conhecer os tipos de conjuntos; compreender a relação existente entre elementos e conjuntos ; conhecer os símbolos matemáticos envolvidos no conceito.
Materiais necessários: giz, lousa, papel cartão para facilitar a identificação dos símbolos matemáticos.
Desenvolvimento ou Estratégias:
Tipos de Conjuntos
(1)Conjunto vazio: aquele que não possui elementos.
Representação: { } ou Æ
Exemplo: conjunto de dias da semana cujo nome começa com a letra A.
A=Æ

(2)Conjunto unitário: aquele que tem um só elemento.
Exemplo: conjunto dos meses do ano cujo nome começa com a letra D.
B={dezembro}

(3)Conjunto finito: aquele que possui uma de terminada quantidade de elementos.
Exemplo: conjunto dos números primos menores que 9.
C={1, 2, 3, 5, 7}

 (4)Conjunto infinito: aquele no qual não se pode determinar a quantidade de elementos.
Exemplo: conjunto dos números maiores que 10.
D= {11, 12, 13, 14...}

Relações entre elementos e conjuntos

(1)Pertence (Î)
Considerando o conjunto: A= {Terra, Lua, Marte, Vênus, Júpiter, Sol}, cada elemento pertence ao conjunto; por exemplo:
Terra Î A (Terra pertence ao conjunto A)

(2)Não Pertence (Ï)
Considerando o mesmo conjunto A, temos que, por exemplo:
Mercúrio Ï A (Mercúrio não pertence ao conjunto A)

Exercícios
1 – Represente os conjuntos por diagramas:
a) A = conjunto dos meses do ano começados por j.
b) B = conjunto dos algarismos do número 53028.
2 – Represente os seguintes conjuntos por meio de chaves:
a) A = conjunto das estações do ano.
b) B = conjunto dos meses do ano começados por m.
c) C = conjunto dos números ímpares menores que 10.
d) D = conjunto dos números pares entre 1 e 11.
e) F = conjunto dos números ímpares entre 120 e 130.
f) G = conjunto dos algarismos do número 85965.
g) H = conjunto dos números pares entre 1 e 3.
3 – O que é um conjunto unitário? Dê um exemplo.
4 – O que é um conjunto vazio? Dê um exemplo e escreva sua forma de representação.

Avaliação: A partir do entendimento dos alunos no decorrer da aula e na resolução dos exercícios.

Referências
BARRETO FILHO, B. Matemática aula por aula: volume único: ensino médio . São Paulo: FTD, 2000.
Caderno do Professor: matemática, ensino fundamental – 9º ano, volume 1/ Secretaria da Educação; Coord. Geral Maria Inês Fini. São Paulo: SEE, 2011.
ANDRADE, C. As impurezas do branco. 3. Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974.
Só Ensino. Disponível em: <http://www.soensino.com.br/foruns/viewtopic.php?f=2&t=6394>. Acessado em: 08/02/2012.
Teoria de conjuntos. Disponível em:
<http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=problemas%20envolvendo%20conjuntos&source=web&cd=13&ved=0CDsQFjACOAo&url=http%3A%2F%2Fcolegiocerp.com.br%2Fimages%2Fensinomed%2FTEORIA%2520DE%2520CONJUNTOS%2520aua%25203.ppt&ei=ZPAyT-SeEYfxggeO_P2zBQ&usg=AFQjCNEZQ_NnDRtzc3xIL_FJjVz7SPpfag&sig2=sKBYLEqgAn33NqFHLt9Jw&cad=rja>. Acessado em: 08/02/2012.
MARQUES, Y. A Mágica da Matemática. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1990.

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