sexta-feira, 29 de março de 2013

Operações básicas

1º Dia (Jogo da Memória Matemática)
            Essa atividade foi aplicada nas Escolas Sebastião de Oliveira Rocha e Ary Pinto das Neves, nos dias 05/03(Ary e ESOR); 08/03(ESOR).
O jogo da Memória Matemática consiste em várias cartas contendo soma e subtração, sendo que o par respectivo consiste em seu resultado matemático. Assim, as cartas estarão dispostas com a face para baixo e os alunos deverão escolher uma das cartas e, após, adivinhar onde está o seu respectivo par, como no exemplo abaixo:
Figura 1 – Exemplo de um par de cartas do jogo da memória.

Esta atividade será iniciada dividindo os alunos em grupos de 5 pessoas, logo em seguida será dada, em lousa, uma breve explicação do que iremos aplicar para os alunos. Iremos pedir para que os alunos coloquem as cartas dispostas em um plano com a face virada para baixo. Em seguida, o grupo deverá decidir quem começa a partida, e a jogam como num jogo da memória.

Ø    2º Dia (Gincana do Escolhendo os sinais)
Essa atividade foi aplicada nas Escolas Sebastião de Oliveira Rocha e Ary Pinto das Neves, nos dias 06/03 (Ary); 14/03 e 15/03(ESOR).
Iniciamos a aula explicando para os alunos a finalidade do jogo na lousa com três exemplos:
5_5_5=5                     5x5/5=5
2_3_3=2                     2x3/3=2
1_1_10= 10                1/1x10= 10
Figura 2 – Exemplos dados na lousa.

Falaremos para eles que as equipes serão dispostas em fileiras e nomearemos os grupos, para começarmos a jogar a gincana.
Essa gincana consiste em encontrar operações matemáticas que levem aos resultados.
Um aluno de cada equipe terá que ir até a lousa terá que responder o sinal da operação com o auxilio do professor, se o mesmo conseguir responder quais os sinais corretos de cada operação. Se o resultado do aluno estiver correto, ele conseguirá um ponto para a sua equipe, em seguida irá outro aluno de outra equipe e assim sucessivamente. Sendo que a conta é similar ao da figura abaixo:


Figura 3 – Exemplo de operação.
O aluno terá que ter um raciocínio lógico nos tipos de operações estipuladas para pensar qual a sequência que ele terá que usar, como por exemplo: 6x6/6=6 ou 6/6x6.
Ø    3º Dia (Jogo 1 2 3 Matemática)
Essa atividade foi aplicada em duas Escolas, Ary Pinto das Neves e Sebastião de Oliveira Rocha, nos dias 12/03 (Ary); 19/03 e 21/03(ESOR).
            Iniciamos a aula com dois exercícios do SARESP:
Uma polegada corresponde cerca de 2,5 cm. Um sapato no exterior possui 6 polegadas de comprimento, que corresponde a :
(A)             12 cm
(B)             13 cm
(C)             14 cm
(D)             15 cm”
Em seguida aplicamos o segundo exercício:
Uma loja vende botijões térmicos de dois tamanhos. O botijão com capacidade para 8 litros é vendido por 56 reais. Se o preço dos botijões for proporcional á capacidade, o preço do botijão de 2 litros é:
(A)             R$50,00
(B)             R$28,00
(C)             R$20,00
(D)             R$14,00

Começamos dividindo os alunos em dois grupos, cada grupo terá um professor auxiliando. Feito isso cada grupo fará um circulo com as cadeiras, sendo que um dos alunos ficará no meio do círculo.
As regras do jogo são as seguintes:
Ø    O aluno que está no meio do circulo apontará para um de seus colegas que estará compondo o circulo, e este dirá um número qualquer (por exemplo: 3);
Ø    O aluno que esta no centro apontará para outro colega do circulo, que dirá uma operação básica (por exemplo: -);
Ø    O aluno no centro do circulo irá apontar para outro aluno, o aluno que foi escolhido falará um número (por exemplo: 5);
Ø    O aluno do centro terá que resolver a operação básica. Caso o aluno não consiga responder ele terá ajuda do professor responsável. Todos os alunos deverão assumir a posição central em algum momento.

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