1º
Dia (Jogo da Memória Matemática)
Essa atividade foi aplicada nas Escolas Sebastião de Oliveira Rocha e Ary
Pinto das Neves, nos dias 05/03(Ary e ESOR); 08/03(ESOR).
O jogo da Memória Matemática
consiste em várias cartas contendo soma e subtração, sendo que o par respectivo
consiste em seu resultado matemático. Assim, as cartas estarão dispostas com a
face para baixo e os alunos deverão escolher uma das cartas e, após, adivinhar
onde está o seu respectivo par, como no exemplo abaixo:
Figura 1 – Exemplo de um par de cartas
do jogo da memória.
Esta atividade será iniciada
dividindo os alunos em grupos de 5 pessoas, logo em seguida será dada, em
lousa, uma breve explicação do que iremos aplicar para os alunos. Iremos pedir
para que os alunos coloquem as cartas dispostas em um plano com a face virada
para baixo. Em seguida, o grupo deverá decidir quem começa a partida, e a jogam
como num jogo da memória.
Ø
2º Dia (Gincana do Escolhendo os
sinais)
Essa atividade foi aplicada nas Escolas Sebastião de
Oliveira Rocha e Ary Pinto das Neves, nos dias 06/03 (Ary);
14/03 e 15/03(ESOR).
Iniciamos a aula explicando para os
alunos a finalidade do jogo na lousa com três exemplos:
5_5_5=5 5x5/5=5
2_3_3=2 2x3/3=2
1_1_10= 10 1/1x10= 10
Figura
2 – Exemplos dados na lousa.
Falaremos para eles que as equipes
serão dispostas em fileiras e nomearemos os grupos, para começarmos a jogar a
gincana.
Essa gincana consiste em encontrar
operações matemáticas que levem aos resultados.
Um aluno de cada equipe terá que ir
até a lousa terá que responder o sinal da operação com o auxilio do professor,
se o mesmo conseguir responder quais os sinais corretos de cada operação. Se o
resultado do aluno estiver correto, ele conseguirá um ponto para a sua equipe,
em seguida irá outro aluno de outra equipe e assim sucessivamente. Sendo que a
conta é similar ao da figura abaixo:
Figura
3 – Exemplo de operação.
O aluno terá que ter um raciocínio
lógico nos tipos de operações estipuladas para pensar qual a sequência que ele
terá que usar, como por exemplo: 6x6/6=6 ou 6/6x6.
Ø
3º Dia (Jogo 1 2 3 Matemática)
Essa
atividade foi aplicada em duas Escolas, Ary Pinto das Neves e Sebastião de
Oliveira Rocha, nos dias 12/03 (Ary); 19/03 e 21/03(ESOR).
Iniciamos a aula com dois exercícios
do SARESP:
Uma
polegada corresponde cerca de 2,5 cm. Um sapato no exterior possui 6 polegadas
de comprimento, que corresponde a :
(A)
12 cm
(B)
13 cm
(C)
14 cm
(D)
15 cm”
Em seguida aplicamos o segundo exercício:
Uma
loja vende botijões térmicos de dois tamanhos. O botijão com capacidade para 8
litros é vendido por 56 reais. Se o preço dos botijões for proporcional á
capacidade, o preço do botijão de 2 litros é:
(A)
R$50,00
(B)
R$28,00
(C)
R$20,00
(D)
R$14,00
Começamos
dividindo os alunos em dois grupos, cada grupo terá um professor auxiliando.
Feito isso cada grupo fará um circulo com as cadeiras, sendo que um dos alunos
ficará no meio do círculo.
As
regras do jogo são as seguintes:
Ø O
aluno que está no meio do circulo apontará para um de seus colegas que estará
compondo o circulo, e este dirá um número qualquer (por exemplo: 3);
Ø O
aluno que esta no centro apontará para outro colega do circulo, que dirá uma
operação básica (por exemplo: -);
Ø O
aluno no centro do circulo irá apontar para outro aluno, o aluno que foi
escolhido falará um número (por exemplo: 5);
Ø O
aluno do centro terá que resolver a operação básica. Caso o aluno não consiga
responder ele terá ajuda do professor responsável. Todos os alunos deverão
assumir a posição central em algum momento.
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