A aula foi expositivo dialogada, em que os alunos resolveram exemplos e exercícios. Para alguns exemplos, construímos a árvore de possibilidades, como nos exemplos abaixo:
"Jhonathan terminou o jogo com as seguintes cartas: 2 camisetas (verde e vermelha), 1 calça (azul) e 1 par de tênis (preto). Quantos conjuntos diferentes de roupa Jhonathan possui?”
"Fabrícia
terminou o jogo com 2 camisetas de cores diferentes, 1 calça e 2 tenis. Quantos
conjuntos distintos de roupas ela possui?”
“Matheus possui 2 camisetas, 2
calças e 2 tênis. Quantos conjuntos distintos ele possui?”
Os alunos também tiveram contato com exercícios do tipo:
- Quantos números distintos de 2 algarismos podemos formar empregando os caracteres 0, 1, 2, 3, 4, 5?
Dessa maneira, puderam de aprofundar no conceito de princípio multiplicativo e resolver vários modelos de exercícios, aprendendo a lidar com condições e com o princípio multiplicativo em si.
Foi uma aula muito gratificante em que os alunos tiveram uma participação bem ativa e que pode-se notar que eles entenderam o conceito trabalhado, em sua grande maioria.
Postagem: Graziele Delgado
Nenhum comentário:
Postar um comentário