Esta atividade
pode ser feita individualmente ou em grupos de no máximo 3 alunos. Os materiais
necessários são as nove figuras geométricas recortadas e de quatro conjuntos de
cores diferentes. O “jogo” se resume, basicamente em comentar sobre as 9
figuras que devem ser encontradas (quadrado, losango, triângulo, retângulo,
trapézio, paralelogramo, pentágono, hexágono e círculo).
Primeiro
fala-se o nome da figura e os alunos tem que encontrá-la, caso não saibam, o
responsável pela atividade explica a diferença entre elas. Depois a dificuldade
vai aumentando, não só por aumentar a quantidade de figuras e de especificar a
cor, mas também pelas características que elas possuem, por exemplo, devem
comentar a quantidade de lados, os ângulos internos que possuem (agudo obtuso
reto ou 360º), soma dos ângulos internos, e até mesmo a área, em vez de apenas
dizer o nome dela.
Participaram da atividade seis
alunos e mais uns dez passaram para ver como era, mas não chegaram a jogar. Dos
que jogaram, três alunos eram do 6º ANO e três do 7º ANO.
No
geral, percebi que eles tiveram dificuldade de diferenciar o pentágono com o
hexágono e o losango com o paralelogramo, além de terem dúvidas no começo, do
que seriam ângulos agudo, obtuso e reto. Entretanto, com o passar da atividade,
fui explicando e eles começaram a entender melhor esses conceitos e essas
diferenças.
Postagem: Gisele Ines
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