sexta-feira, 29 de março de 2013

Intervalo na ESOR – Ache os polígonos


Esta atividade pode ser feita individualmente ou em grupos de no máximo 3 alunos. Os materiais necessários são as nove figuras geométricas recortadas e de quatro conjuntos de cores diferentes. O “jogo” se resume, basicamente em comentar sobre as 9 figuras que devem ser encontradas (quadrado, losango, triângulo, retângulo, trapézio, paralelogramo, pentágono, hexágono e círculo).
Primeiro fala-se o nome da figura e os alunos tem que encontrá-la, caso não saibam, o responsável pela atividade explica a diferença entre elas. Depois a dificuldade vai aumentando, não só por aumentar a quantidade de figuras e de especificar a cor, mas também pelas características que elas possuem, por exemplo, devem comentar a quantidade de lados, os ângulos internos que possuem (agudo obtuso reto ou 360º), soma dos ângulos internos, e até mesmo a área, em vez de apenas dizer o nome dela.
            Participaram da atividade seis alunos e mais uns dez passaram para ver como era, mas não chegaram a jogar. Dos que jogaram, três alunos eram do 6º ANO e três do 7º ANO.
No geral, percebi que eles tiveram dificuldade de diferenciar o pentágono com o hexágono e o losango com o paralelogramo, além de terem dúvidas no começo, do que seriam ângulos agudo, obtuso e reto. Entretanto, com o passar da atividade, fui explicando e eles começaram a entender melhor esses conceitos e essas diferenças.



Postagem: Gisele Ines

Nenhum comentário:

Postar um comentário