quarta-feira, 27 de março de 2013

Aplicação do Jogo "Número a Número"


Este jogo foi aplicado para os alunos da E. E. Prof Sebastião de Oliveira Rocha durante o horário de almoço dos alunos do Ensino Fundamental.
Público Alvo: Ensino Fundamental
Conteúdo trabalhado: características dos números (pares, ímpares, múltiplos, divisores, etc).


Confecção e Regras do jogo:
O jogo é composto por duas “cartelas” que contém números escritos em abas de maneira que os mesmos fiquem de pé no começo do jogo (como na foto acima); todos os números que estão presentes nas cartelas são reproduzidos em fichas separadas das cartelas como se fosse um pequeno baralho.
Cada aluno fica com uma cartela com todos os números em pé.          Um aluno de cada cartela tira uma ficha com um número aleatório e guarda para si sem mostrar para o adversário. O objetivo do jogo é que um jogador adivinhe o número do seu adversário fazendo perguntas sobre a característica do seu número, por exemplo: “Seu número é par?”. Se o adversário responder “sim”, o jogador que perguntou deve abaixar todos os números ímpares, a fim de permanecer em pé apenas os pares. Se responder “não”, o jogador abaixa os números pares a fim de que permaneçam em pé apenas os números ímpares. Seguindo dessa maneira, ao final do jogo, ficará em pé apenas o número do adversário. O jogo acaba quando um dos dois jogadores adivinha o número do seu adversário.
Esse jogo é baseado em um jogo infantil chamado “cara a cara”, em que, no lugar dos números, o jogo apresenta caricaturas de pessoas distintas: loiros, morenos, com óculos. No jogo original, os jogadores devem adivinhar quem é a caricatura do adversário fazendo perguntas sobre as características do mesmo.

Aplicação do jogo:
         Muitos dos alunos que jogaram já conheciam o jogo original "cara a cara", o que deixava os alunos mais seguros e mais à vontade para jogar. De início, poucos de aproximavam e pediam para jogar, mas aos poucos os alunos foram se juntando e, por fim, tínhamos 2 trios: um jogando contra o outro.
Basicamente, os alunos faziam sempre a mesma pergunta inicial "é par?". Conforme iam perguntando se o número adversário era múltiplo de 4 e 6, muitos erravam ao abaixar os números por não conhecerem tão bem a tabuada do 4 e do 6.
       De maneira geral, os alunos se desafiam a participar dos jogos e gostam das atividades, uma vez que sempre perguntam se vamos voltar. Os alunos que participaram eram dos 6º e 7º anos (5ª e 6ª séries) e foi bem gratificante realizar essa atividade.



Postagem: Graziele Delgado






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