Atividade da aula i na EE Ary Pinto das Neves
Plano de aula 1:Frações equivalentes
Ano 8° anos
Aulas previstas 1 hora aula.
Introdução.
Neste momento do ano letivo espera-se que o aluno já consiga compreender o conceito de números racionais e fracionais, tornando assim a fácil comparação entre esses números .
Conteúdo.
Números racionais , números inteiros e fração.
Objetivo
.
Nesta aula vamos trabalhar com a identificação dos números racionais e frações equivalentes e como identifica-los e realizar operações simples de comparação entre eles .
Atividade.
Nesta aula foi aplicado dois jogos sobre Frações na qual se teve o intuito de reforçar o conteúdo aprendido em sala de aula .
Jogo 1:
Baralho das Frações
O jogo de baralho das frações é composto por 55 cartas, com frações de décimo, nonos, oitavos, sétimos, sextos, quintos, quartos, trecos, meios e um inteiro.
Este jogo sofreu algumas adaptações para poder ser trabalhado com os alunos com maior clareza das operações.
Regras do jogo
: ganha a jogada quem apresentar a carta com a maior fração, ou quem apresentar uma fração equivalente a maior fração descartada na mesa. Ganha o jogo quem tiver o maior número de cartas ao final do jogo, obtido como vitória em cada jogada.
Embaralhe as cartas e distribua a cada jogador quatro cartas aleatórias;
O restante das cartas fica como "morto" para ser retirado no andar do jogo;
Quem distribui as cartas começa jogando. Descartando uma carta no jogo.
Os demais jogadores devem descartar uma carta com o objetivo de apresentar uma fração maior do que a apresentada pelo outro jogador. Caso não tenha em mão uma carta com fração maior que a jogada pelo outro jogador,passa a vez para o próximo jogador.
Ganha e recolhe todas as cartas descartadas na jogada, o jogador que apresentar a maior fração.
O jogador ganhador da rodada, inicia o novo jogo, descartando uma carta de sua mão;
O jogo continua com a mesma regra.
Caso algum jogador descarte todas as cartas da mão, deverá esperar o ganhador da rodada e iniciar novamente o jogo.
Quando todas as cartas acabarem, ganha o jogo o jogador que tiver o maior número de cartas obtidas nas vitórias de cada rodada.
Jogo 2 . Corrida das Frações .
Este jogo é composto de 1 tabuleiro ,pedras coloridas para representar os jogadores e dados numéricos simples.
Regras do jogo: 4 jogadores iniciam a partida na primeira casa do tabuleiro o primeiro jogador lança simultaneamente dois dados numéricos e com os números obtidos monta uma fração , levando sempre em conta que o maior número obtido será o denominador da fração; este jogador anota a fração obtida e espera o próximo jogador fazer sua jogada cumprindo as mesmas regras, ao final de todas as jogadas dos participantes estes comparam as frações obtidas e o jogador que tiver obtido a maior fração avança uma casa no tabuleiro.
Vence o jogo o jogador que chegar primeiro na casa final do tabuleiro.
Desenvolvimento.
A aula foi iniciada primeiramente com uma revisão do conteúdo de frações e após a explicação pedi para que os alunos dividissem em grupos com 4 pessoas , apresentei os jogo que iríamos trabalhar e expliquei suas respectivas regras pedi que os grupos escolhessem entre os dois jogos e distribui os jogos pedidos por cada grupo .
Depois de alguns minutos de jogo e algumas rodadas desenvolvidas por eles troquei os jogos entre os grupos de modo que todos os grupos pudessem praticar e trabalhar com os dois jogos aplicados .
Materiais utilizados:
Jogo 1: Baralho das frações.
Jogo 2: Corrida das frações.
Referencias bibliográficas.
pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/fracoes/fracoes.htm
Plano de aula 3: Números decimais.
EE. Ary Pinto Das Neves.
1° bimestre 2013.
Ano 8° anos.
Aulas previstas 1 hora aula
.
Introdução.
Números decimais indicam um número que não é inteiro. Geralmente após o algarismos das unidades, usa-se uma vírgula, indicando que o algarismo a seguir pertence à ordem das décimas, ou casas decimais. Todos os números decimais finitos ou infinitos e periódicos podem ser escritos na forma de fração.
Conteúdo.
Fração, operação de divisão , números decimais, números inteiros e números racionais.
Objetivo.
Espera-se que o aluno consiga identificar um número decimal originada do quociente de uma operação de divisão entre dois números inteiros na forma de fração.
Atividade.
Para esta aula separei duas atividades relacionadas com o conteúdo de números decimais, primeiramente aplicarei a atividade do jogo do bingo dos decimais e depois a atividade 2 que seria o jogo da memória dos decimais.
Jogo 1 : Bingo dos decimais.
Distribui cartelas numeradas com decimais entre os alunos e fui sorteando frações aleatoriamente e copiando essas frações sorteadas na lousa , os alunos teriam que efetuar a divisão dos números inteiros componentes da fração sorteada e se o quociente desta divisão estivesse presente em sua cartela , o aluno então marcaria o ponto, o jogo continuaria assim até um aluno marca dez pontos na tabela e gritar bingo.
Cartela bingo
0,500
|
1,330
|
1,250
|
1,500
|
0,750
|
0,700
|
0,250
|
0,880
|
1,000
|
0,550
|
2,500
|
0,660
|
0,150
|
0,001
|
0,100
|
0,025
|
Referencias bibliográficas.
Plano de aula 4 – Potenciação e Radiciação.
EE. Ary Pinto Das Neves.
1° bimestre 2013.
Ano 8° anos.
Aulas previstas 1 hora aula.
Introdução.
Nesta aula vamos trabalhar os conceitos de potência e raiz quadrada com um jogo para solidificar os conteúdos vistos em sala de aula.
Conteúdo.
Potência , raiz quadrada , números inteiros , operações fundamentais e propriedades.
Objetivo.
Espera-se que o aluno seja capaz de conhecer e operar as propriedades de potencia bem como realizar as operações básicas correspondentes ao conteúdo aplicado.
Atividade.
Aplicamos um jogo com o conteúdo de potencias e raiz quadrada este jogo sofreu algumas variações nas regras para facilitar o entendimento entre os alunos .
Jogo da potencia.
Este jogo é constituído de 42 cartas nas quais estão presentes representações de operações de potencia e radiciação bem com números inteiros correspondente as propriedades de potencia e radiciação enunciadas.
REGRAS DO JOGO
Este jogo tem regra semelhante ao de jogo de cartas. As cartas são embaralhadas.
Distribui-se 7 cartas para cada participante e as cartas restantes vão para compra com a face para
baixo. Vira-se sobre a mesa uma carta do compra. Inicia-se o jogo com o participante à direita do distribuidor de cartas.
Cada um, na sua vez, compra a primeira carta do monte ou as cartas da mesa, conforme a sua
conveniência. Após analisar as suas cartas, deve abaixar os pares correspondentes, caso os tenha. As cartas abaixadas devem ser pares corretos e ficarão em posse do jogador que conseguiu montar o par correspondente.
Ganha o jogador que terminar com maior quantidade de cartas ao final da rodada
Uma outra forma de aplicação deste jogo e que foi utilizada pelos alunos foi o jogo da memória.
Jogo:
Desenvolvimento.
Iniciei a aula com uma aula expositiva dialogada com o conteúdo de potencias e radiciação e suas propriedades, logo em seguida pedi para que os alunos se dividissem em grupos de 4 pessoas e explique as regras do jogo que seria aplicado .
Materiais utilizados.
Jogo de cartas, lousa , giz
Referencias bibliográficas.
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