terça-feira, 26 de março de 2013

Jogos no intervalo - Descubra o Desenho


         No dia 15 de março, eu e Gisele fomos à Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha levar jogos relacionados à Geometria voltada ao 7º ano. O jogo foi criado pela Gisele, eu só o coloquei em prática. Nesse dia, foi a segunda semana em que era levado jogo a essa escola, pois a cada semana os pibidianos do grupo de Geometria revezam para aplicar tais atividades. Ao longo do intervalo, participaram cerca de 20 alunos.
          O jogo que eu levei era relacionado à identificação de figuras geométricas. Para tal identificação, foi desenhado uma figura geométrica em cada folha, que era coberta por tiras de folhas pintadas com lápis de cor, com operações em cada tira, envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão. Por exemplo: “(6+6) – 6 =?”. E os alunos tinham que resolvê-las; caso acertassem, a tira era levantada e era revelada a parte coberta. Após isto, eles podiam falar de qual figura que se tratava. As figuras geométricas constantes no jogo eram o quadrado, o retângulo, o triângulo, o paralelogramo, o trapézio, o círculo, o losango, hexágono e pentágono.
          Todas as crianças que participaram eram do 6º ou 7º ano e percebi que eles tinham dificuldades com a nomenclatura de polígonos com mais de 5 lados, trapézio e paralelogramo, ou porque não aprenderam, ou porque não recordaram no momento.
         Apliquei o jogo da seguinte forma: eu entregava uma folha com a figura coberta para o grupo de crianças interessadas, explicava como o jogo funcionava e fazia as contas com eles. Percebi que a maioria não tinha muita dificuldade com as operações aplicadas: uns usavam os dedos e outros tentavam calcular mentalmente. Só não sei por qual razão uns respondiam que “8 : 8 = 0”.
Ao término do intervalo, algumas crianças perguntavam sobre nosso próximo retorno, o que demonstrava o interesse delas pelos jogos. Isso me fez pensar que é possível despertar o interesse delas por Matemática através dos jogos, além da real possibilidade de elas aprenderem brincando.
Imagem 1. Aplicação do jogo durante o intervalo
Pibidiana: Joice Yuko Obata


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