No dia 15 de março, eu
e Gisele fomos à Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha levar jogos
relacionados à Geometria voltada ao 7º ano. O jogo foi criado pela Gisele, eu
só o coloquei em prática. Nesse dia, foi a segunda semana em que era levado jogo
a essa escola, pois a cada semana os pibidianos do grupo de Geometria revezam
para aplicar tais atividades. Ao longo do intervalo, participaram cerca de 20
alunos.
O jogo que eu levei era relacionado à identificação de
figuras geométricas. Para tal identificação, foi desenhado uma figura
geométrica em cada folha, que era coberta por tiras de folhas pintadas com
lápis de cor, com operações em cada tira, envolvendo adição, subtração,
multiplicação e divisão. Por exemplo: “(6+6) – 6 =?”. E os alunos tinham que resolvê-las;
caso acertassem, a tira era levantada e era revelada a parte coberta. Após
isto, eles podiam falar de qual figura que se tratava. As figuras geométricas constantes
no jogo eram o quadrado, o retângulo, o triângulo, o paralelogramo, o trapézio,
o círculo, o losango, hexágono e pentágono.
Todas as crianças que participaram eram do 6º ou 7º ano e
percebi que eles tinham dificuldades com a nomenclatura de polígonos com mais
de 5 lados, trapézio e paralelogramo, ou porque não aprenderam, ou porque não
recordaram no momento.
Apliquei o jogo da seguinte forma: eu entregava uma folha
com a figura coberta para o grupo de crianças interessadas, explicava como o
jogo funcionava e fazia as contas com eles. Percebi que a maioria não tinha
muita dificuldade com as operações aplicadas: uns usavam os dedos e outros
tentavam calcular mentalmente. Só não sei por qual razão uns respondiam que “8
: 8 = 0”.
Ao término do
intervalo, algumas crianças perguntavam sobre nosso próximo retorno, o que
demonstrava o interesse delas pelos jogos. Isso me fez pensar que é possível
despertar o interesse delas por Matemática através dos jogos, além da real
possibilidade de elas aprenderem brincando.
Imagem 1. Aplicação do jogo durante o intervalo
Pibidiana: Joice Yuko Obata
Nenhum comentário:
Postar um comentário