quarta-feira, 27 de março de 2013

Aplicação do Jogo "Matix"

  Esse jogo foi aplicado na E. E. Prof Sebastião de Oliveira Rocha durante o horário de almoço do Ensino Fundamental no dia 15 de março de 2013.


Público Alvo: Ensino Fundamental
Conteúdo trabalhado: Adição de Números Inteiros


Confecção e Regras:
                O jogo é composto por um tabuleiro semelhante ao tabuleiro de xadrez, cuja diferença se encontra nas peças: as peças são colocadas em todas as casas do tabuleiro, pretas e brancas, e em cada peça contem um número (negativo, positivo ou zero). O objetivo do jogo é que os alunos consigam somar os números negativos e positivos no final para descobrir sua pontuação. Eles jogam da seguinte maneira: o jogador 1 joga apenas em linhas (ou colunas) e o jogador 2 joga apenas em colunas (ou linhas). A ideia é que um jogador jogue apenas em linhas e o outro, em colunas. No canto do tabuleiro, em uma das casas, ao invés de um número, tem uma peça “coringa”: o jogador que joga em linhas só pode escolher números da linha em que está o coringa. Escolhido o número, o jogador retira a peça-número escolhida do tabuleiro e coloca o coringa em seu lugar. O jogador que só joga em colunas escolhe apenas números da coluna em que esta o coringa e procede da mesma maneira: retira a peça-número e coloca o coringa no lugar. Ganha  o jogo que somar mais pontos.

Aplicação do jogo:
Os alunos que participaram desse jogo eram dos 6º e 7º anos (5ª e 6ª séries) e não apresentaram dificuldades, nem com as regras do jogo e nem com a soma dos números. Eles demoravam um pouco para somar suas peças e descontar os negativos, mas conseguiam fazê-lo sem dificuldades. O único problema apresentado é que os alunos às vezes se confundiam se estavam jogando em linhas ou colunas e acabavam embaralhando todas as suas jogadas, mas então se davam conta de que estavam errados e começavam novamente. Os alunos começavam a jogar individualmente, mas não demorou para que outros amigos chegassem e eles se juntavam, ao final, jogaram em duplas e também em trios.
O que mais me chamou atenção foi que os alunos entendiam muito rápido a estratégia do jogo, e então passavam a jogar com o objetivo de fazer seu adversário pegar todos os números negativos possíveis, e eles até se cobravam dos companheiros que pensassem para realizar as jogadas.


Postagem: Graziele Delgado
             
             

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