sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Aplicação de sequência de ensino: Análise Combinatória

Durante o mês de Setembro, uma sequencia de ensino (6 horas/aula) abordando Princípio Multiplicativo, Permutação e Combinação Simples foi aplicada para os alunos da 3ª série do Ensino Médio da E. E. Profº Sebastião de Oliveira Rocha, dividida da seguinte maneira:
  • Princípio Multiplicativo e resolução de exercícios com base no SARESP e no ENEM;
  • Permutação e resolução de exercícios com base no SARESP e no ENEM;
  • Combinação Simples e resolução de exercícios com base no SARESP e no ENEM;
  • Revisão: Medidas de tendência central (Média, Moda e Mediana);
  • Avaliação.
Para a introdução ao Princípio Multiplicativo, nos utilizamos do jogo "Com que roupa em vou" desenvolvido pela pibidiana Thaís Cosmo, que consiste em 42 peças (3 tipos de vestuário: calças,  pares de tênis, camisetas, sendo 6 cores diferentes para cada vestuário). Os alunos, conforme o jogo, deveriam montar conjuntos distintos com as peças que possuíam. Por exemplo, se um aluno possuía 2 calças distintas(de cores diferentes), 1 par de tênis e 3 camisetas, ele deveria multiplicar 2.1.3=6 e, portanto, teria 6 conjuntos diferentes de vestuário.

Para as aulas de permutação nos baseamos em permutar letras de determinadas palavras e formar anagramas, mostrando a diferença entre permutação de objetos distintos e permutação de objetos com repetição. A atividade que abordou Combinação Simples foi uma continuação de permutação, de forma que trabalhamos exercícios e montamos as árvores de possibilidades com os alunos.

A aula de revisão das Medidas de Tendência Central se fez necessária, pois esse foi um conteúdo trabalhado no Plano de Aula para o mês de Agosto e percebemos uma nota muito baixa na avaliação dos alunos. Trabalhamos em cima dos exercícios que já haviam sido aplicados nas atividades do mês de agosto para que os alunos percebessem seus erros na primeira aplicação.

De maneira geral, foi uma sequencia aplicada com sucesso e os alunos foram regulares na avaliação do que diz respeito ao mês de Setembro.



Postagem: Graziele Delgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário