sexta-feira, 4 de julho de 2014

(continuação) Planos do 9º Ano – 1° Bimestre 2014

(continuação) Planos do 9º Ano – 1° Bimestre 2014

Área do Triângulo
A área de um triângulo é a metade do produto da medida da base pela medida da altura, isto é,
Área do triângulo = (base X altura) / 2
Observação importante: Os alunos esquecem de dividir por 2!


Área do Trapézio
A área do trapézio é a soma dos lados paralelos, vezes a altura dividido por 2, isto é,
Área do trapézio = (base maior + base menor) x (h/2)

Observação: Como dito anteriormente, essas figuras serão apresentadas como recortes de cartolina.

Área do Círculo
A área do círculo pode ser obtida através da divisão do círculo em um número par de setores circulares que formarão uma figura cujo contorno lembra um paralelogramo. Levar os alunos a pensarem que sua base mede a metade do comprimento da circunferência  =  e sua altura mede o raio r.
A área dessa figura, que é também a área do círculo, pois cobre o círculo sem sobreposições, é:
A = ( . r).r = .r², isto é,
A = .r²


Nome:____________________________________________ Série ou Ano: ________

Atividade 2
Traga respondido para a próxima aula sem falta!

Supondo que sua família queira colocar piso na cozinha da sua casa e cada piso mede 1 m², complete as lacunas abaixo:




A área da cozinha vale: _____________, por isso serão necessários:

_________________ pisos.



Dica: Use a fita métrica e as fórmulas aprendidas na aula de hoje.


Referências Bibliográficas
DANTE, Luis Roberto. Matemática. São Paulo: Ática, 2005.



Plano da aula 6 – Avaliação (Marina Cancio)
Conteúdos: Polígonos, circunferências e círculos.
Objetivo: Avaliar, depois de 5 aulas, o desenvolvimentos dos alunos, e também corrigir algumas dúvidas decorrentes.
Instrumentos/recursos: Jogo manipulativo.
Justificativa: A atividade avaliativa será aplicada em formato de um jogo, para que os alunos desenvolvam suas ideias, sem se preocuparem com o fato de estarem sendo avaliados.
Desenvolvimento: A sala será dividida em grupos pequenos de no máximo 3 alunos para que todos possam discutir e participar da atividade. Cada grupo inicialmente receberá uma pergunta no total de cinco (cada pergunta referente às aulas anteriores), o jogo se desenvolverá como um caça ao tesouro, através da resposta da pergunta anterior se chega à próxima pergunta.
Primeira Pergunta: Entre as figuras abaixo, quais não são polígonos? E quais são os polígonos não convexos?



Atrás dos polígonos que responde a pergunta corretamente é possível montar a próxima pergunta.

Segunda Pergunta: Dê a classificação dos ângulos. Qual é a soma dos ângulos internos desse polígono? 
Terceira Pergunta: Qual a diferença entre o círculo e circunferência?  Quais são os elementos de uma circunferência?

Quarta Pergunta: Calcule o perímetro e a área da figura abaixo.

 
Quinta Pergunta: Determine quantos metros quadrados de grama são necessários para preencher uma praça circular com raio medindo 20 metros.
Determinar a área do triângulo considerando que a sua base mede 23 metros e a altura 12 metros.

 
  
Referencia bibliográfica:
DANTE, Luiz Roberto. Tudo é matemática 5ª série. São Paulo. Editora: Ática S.A., 2008.
Referencia:





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