(continuação) Planos do 9º Ano – 1° Bimestre 2014
Área do Triângulo
A área de um triângulo é a metade
do produto da medida da base pela medida da altura, isto é,
Área do triângulo = (base X
altura) / 2
Observação
importante: Os
alunos esquecem de dividir por 2!
Área do Trapézio
A área
do trapézio é a soma dos lados paralelos, vezes a altura dividido por 2, isto
é,
Área do
trapézio = (base maior + base menor) x (h/2)
Observação: Como dito
anteriormente, essas figuras serão apresentadas como recortes de cartolina.
Área do Círculo
A área do círculo pode ser obtida através da divisão
do círculo em um número par de setores circulares que formarão uma figura cujo
contorno lembra um paralelogramo. Levar os alunos a pensarem que sua base mede
a metade do comprimento da circunferência
=
r e sua altura mede o raio r.
A área dessa figura, que é também
a área do círculo, pois cobre o círculo sem sobreposições, é:
A = (
. r).r =
.r², isto é,
A =
.r²
Nome:____________________________________________
Série ou Ano: ________
Atividade 2
Traga respondido para a próxima
aula sem falta!
Supondo que sua família queira
colocar piso na cozinha da sua casa e cada piso mede 1 m², complete as lacunas
abaixo:
A área da cozinha vale:
_____________, por isso serão necessários:
_________________ pisos.
Dica: Use a fita métrica e as fórmulas
aprendidas na aula de hoje.
Referências
Bibliográficas
DANTE, Luis Roberto. Matemática. São Paulo: Ática, 2005.
Plano da aula 6 – Avaliação (Marina Cancio)
Conteúdos: Polígonos, circunferências e círculos.
Objetivo: Avaliar, depois de 5 aulas, o desenvolvimentos dos
alunos, e também corrigir algumas dúvidas decorrentes.
Instrumentos/recursos: Jogo manipulativo.
Justificativa: A atividade avaliativa será aplicada em formato de um
jogo, para que os alunos desenvolvam suas ideias, sem se preocuparem com o fato
de estarem sendo avaliados.
Desenvolvimento: A sala será dividida em grupos pequenos de no máximo 3
alunos para que todos possam discutir e participar da atividade. Cada grupo
inicialmente receberá uma pergunta no total de cinco (cada pergunta referente
às aulas anteriores), o jogo se desenvolverá como um caça ao tesouro, através
da resposta da pergunta anterior se chega à próxima pergunta.
Primeira Pergunta: Entre as figuras abaixo, quais não são polígonos? E
quais são os polígonos não convexos?
Atrás dos polígonos que
responde a pergunta corretamente é possível montar a próxima pergunta.
Segunda Pergunta: Dê a classificação dos ângulos. Qual é a soma dos ângulos internos desse polígono?
Terceira Pergunta: Qual a diferença entre o círculo e circunferência? Quais
são os elementos de uma circunferência?
Quarta Pergunta: Calcule o perímetro e a área da figura abaixo.
Quinta Pergunta: Determine quantos metros quadrados de grama são
necessários para preencher uma praça circular com raio medindo 20 metros.
Determinar a área do
triângulo considerando que a sua base mede 23 metros e a altura 12 metros.
Referencia bibliográfica:
DANTE, Luiz Roberto. Tudo é
matemática 5ª série. São Paulo. Editora: Ática S.A., 2008.
Referencia:
Brasil Escola, acesso em
12/02/2014: http://www.brasilescola.com/matematica/calculando-area-um-triangulo.htm e http://www.brasilescola.com/matematica/area-circulo.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário