Tangram adaptado
Pibidiana responsável: Joice Yuko Obata
No dia 13 de março (no período das12h às 13h), eu fui
aplicar o jogo no intervalo da Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha
voltada para alunos do 9º ano. 15 alunos participaram da atividade.
A atividade “Tangram adaptado” tem esse nome porque é um
Tangram normal, mas que tem uma saliência nas bordas de cada polígono, essa
saliência serve para evidenciar os lados dos polígonos, portanto esse Tangram
pode ser aplicado em alunos com deficiência visual e alunos ditos normais.
Os alunos iam aparecendo e trabalhavam em grupo, isto é,
eu solicitava que eles construíssem um triângulo, retângulo, quadrado, uma de
cada vez juntando outros polígonos.
Também solicitava que eles construíssem outras figuras,
como um barco, por exemplo. Novamente trabalhavam em grupo e conseguiam.
Notei que os alunos ficavam admirados na possibilidade de
obter polígonos usando outros. Como no caso do triângulo, usando triângulos menores,
eles construíam um novo.
Refleti
que o Tangram de fato é um recurso importante na construção do pensamento
geométrico através da manipulação, pois além de ser divertido, ele pode ser
usado tanto para ensinar o nome dos polígonos, mostrar seus elementos como também
para ensinar área e perímetro.
Figura: Tangram adaptado
Nenhum comentário:
Postar um comentário