sexta-feira, 4 de julho de 2014

Tangram adaptado

Tangram adaptado

Pibidiana responsável: Joice Yuko Obata

            No dia 13 de março (no período das12h às 13h), eu fui aplicar o jogo no intervalo da Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha voltada para alunos do 9º ano. 15 alunos participaram da atividade.
            A atividade “Tangram adaptado” tem esse nome porque é um Tangram normal, mas que tem uma saliência nas bordas de cada polígono, essa saliência serve para evidenciar os lados dos polígonos, portanto esse Tangram pode ser aplicado em alunos com deficiência visual e alunos ditos normais.
            Os alunos iam aparecendo e trabalhavam em grupo, isto é, eu solicitava que eles construíssem um triângulo, retângulo, quadrado, uma de cada vez juntando outros polígonos.
            Também solicitava que eles construíssem outras figuras, como um barco, por exemplo. Novamente trabalhavam em grupo e conseguiam.
            Notei que os alunos ficavam admirados na possibilidade de obter polígonos usando outros. Como no caso do triângulo, usando triângulos menores, eles construíam um novo.
            Refleti que o Tangram de fato é um recurso importante na construção do pensamento geométrico através da manipulação, pois além de ser divertido, ele pode ser usado tanto para ensinar o nome dos polígonos, mostrar seus elementos como também para ensinar área e perímetro.


Figura: Tangram adaptado

Nenhum comentário:

Postar um comentário