Planos do 7º Ano – 2° Bimestre
2014
E. E. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha
Responsáveis: Joice
Yuko Obata, Marina Cancio Rodrigues, Laerte Baldo e Renato Alexandre Silva
Junior
Estagiários: Pâmela e Laerte
Plano de
Aula: Geometria
Ano/Série: 7º ano
Bimestre: 2º
Número de
aulas previstas: 5 aulas
Conceitos: Polígonos, circunferência, círculo, ângulos,
perímetro de polígonos e perímetro da circunferência.
Plano da aula 1 – Polígonos
Conceito: Polígonos
Conteúdos: Identificação dos principais polígonos.
Objetivos:
·
Rever e construir polígonos;
·
Identificar os elementos dos polígonos – lados, ângulos e
vértices;
·
Classificar os polígonos pelas características de seus
elementos;
·
Desenvolver a linguagem geométrica;
·
Construir polígonos com material manipulável;
Materiais necessários: Canudinhos de plástico, barbante, giz.
Metodologia: Aula dialogada e com manipulação de materiais.
Desenvolvimento:
A)
Incialmente irei perguntar aos alunos se eles se lembram o
que são polígonos e pedirei que citem exemplos, já que faremos uma revisão.
Após isso, revisarei baseada na definição abaixo, bem como citarei exemplos de
polígonos.
Definição
de polígono: Chamamos polígono a uma linha poligonal fechada sem auto interseções,
isto é, cada lado tem apenas um ponto comum com o lado anterior e com o
seguinte, mas não com os demais.
Fonte:
http://www.ime.usp.br/~pleite/pub/artigos/elon/rpm21.pdf
B)
Para a atividade
dos polígonos utilizarei canudinhos de plástico e tiras de barbante (pelo menos
6 tiras de 50 cm). Proporei que, os alunos em duplas, construam os polígonos
com três, quatro, cinco e seis lados (triângulos, quadriláteros- quadrado, retângulo,
paralelogramo - pentágonos e hexágonos) passando o barbante pelos canudos de
plástico e deem nós no final de forma que eles obtenham polígonos e
discutiremos as conclusões possíveis referentes ao número de lados e vértices
de cada polígono construído. A partir das conclusões, poderemos, juntos, nomear
os polígonos (triângulos, quadriláteros - quadrado, retângulo, paralelogramo -
pentágono e hexágono). Será solicitado aos alunos que cortem os canudinhos em
tamanhos iguais e diferentes, passe o barbante por dentro, para chegarem nos
triângulos (equilátero, isósceles, escaleno), definidos a seguir.
Triângulo
equilátero: Todos os lados de medidas iguais.
Triângulo
isósceles: Dois lados de medidas iguais.
Triângulo
escaleno: Todos os lados de medidas diferentes.
Plano da aula 2 –
Circunferência e círculo
Conceito: Círculo e circunferência.
Conteúdos: Identificação dos principais polígonos, do círculo e da
circunferência.
Objetivos:
·
Rever e construir círculo e circunferência;
·
Identificar os elementos da circunferência e do círculo –
centro e raio;
·
Desenvolver a linguagem geométrica;
·
Identificar os elementos de uma circunferência;
·
Construir circunferências e círculos com “compasso” de papel
cartão;
Materiais necessários: Papel cartão com furos (“compasso”), barbante, giz,
tesoura.
Metodologia: Aula dialogada e com manipulação de materiais.
Desenvolvimento:
A)
Incialmente perguntarei também se eles sabem o a diferença
entre circunferência e círculo, para verificar seus conhecimentos prévios. Após
isso, baseada na definição de circunferência e círculo abaixo, irei ilustrar a
circunferência e o círculo na lousa com barbante e explicar a diferença entre
eles.
Definição de circunferência: Seja C um ponto de um plano
e r uma medida positiva, chama-se circunferência
de centro C e raio r, ao conjunto dos pontos desse plano que distam de C
exatamente a medida r.
Fonte: DANTE, Luis Roberto. Matemática. São Paulo: Ática, 2005.
Fonte:http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?ID_OBJETO=108142&tipo=ob&cp=B53C97&cb=&n1=&n2=M%C3%B3dulos%20Did%C3%A1ticos&n3=Ensino%20Fundamental&n4=Matem%C3%A1tica&b=s
Definição de círculo: A reunião de uma circunferência com o conjunto de seus
pontos interiores é chamada de círculo. Ou seja, um círculo de centro C e raio
r>0 é o conjunto dos pontos do plano que distam de C, medidas menores ou iguais a r.
Fonte: DANTE, Luis Roberto. Matemática. São Paulo: Ática, 2005.
Fonte: DANTE, Luis Roberto. Matemática. São Paulo: Ática, 2005.
Elementos de uma circunferência:
Arco: Dois pontos, A e B, de uma circunferência dividem-na em duas
partes chamadas de arcos.
Corda: O segmento de reta azul é chamado de corda
Diâmetro: Uma corda que passa pelo centro C da circunferência é chamada
de diâmetro.
B)
Após a manipulação
obtendo polígonos, desenvolverei a atividade a seguir que consiste na manipulação e
construção de um compasso feito de papel cartão; para facilitar, distribuirei
as tiras de papel cartão (15 cm x 5 cm) já furados para cada um, o compasso
esperado funciona como na figura abaixo, sendo um lápis para ficar o centro e
outro para traçar a circunferência:
Fonte Própria
C)
A atividade a seguir deve ser impressa e
entregue para cada aluno, este deverá fazer a atividade e nos entregar após o
término da atividade.
Nome:____________________________________________________
Série:_______
Atividade 1
Construindo um compasso
1) Construa um compasso com
o papel cartão usando dois lápis e desenhe circunferências com os seguintes
raios.
a)
r1 = 8 cm
b)
r2 = 5 cm
c)
r3 = 2 cm
d)
r4 = 1
cm
Plano da aula 3 – Ângulos
Objetivos específicos:
·
Definir ângulo e classificá-los;
·
Dar exemplos de como medir ângulos;
·
Classificação de ângulos: nulo, agudo, obtuso, reto, raso;
·
Classificação dos triângulos pelos seus ângulos;
·
Retomar a definição de vértice
·
Aplicar atividade.
Tempo
estimado: 50 minutos
Metodologia: Aula dialogada
Material
Necessário:
·
Lousa, giz e apagador;
·
Transferidor;
·
Folhas com as atividades impressas.
Desenvolvimento:
Definição de ângulo: É a região do plano limitada por duas
semirretas que possuem mesma origem.
Classificação dos ângulos:
Nulo: um ângulo nulo mede 0°;
Agudo: ângulo cuja medida é maior do que 0° e menor do que
90°;
Reto: um ângulo reto é um ângulo cuja medida é exatamente
90°;
Obtuso: ângulo cuja medida é maior do que 90° e menor do
que 180°;
Raso: ângulo que mede exatamente 180°.
E o
de 360°, de uma volta?
Classificação dos triângulos
pelos seus ângulos: perguntar aos
alunos qual é e o motivo dos nomes dos seguintes triângulos:
Triângulo
retângulo: Um ângulo reto.
Triângulo
obtusângulo: Um ângulo obtuso.
Triângulo
acutângulo: Três ângulos agudos
A atividade a seguir precisa ser
impressa a entregue para cada aluno e após o término da atividade, o mesmo deve
ser entregue à mim para avaliação. A atividade requer manipulação de
transferidor, primeiro, ensine como o utilizar. Como não foi possível fazer um
ponto que indicasse o vértice. Peça que os alunos façam um ponto no meio do
segmento de reta da atividade, para que possam colocar a origem do
transferidor.
A segunda atividade também deve ser
impressa e entrega para cada aluno e devolvida para mim respondida.
Nome:____________________________________________________ Série:_______
Atividade 1
Usar
o transferidor para desenhar ângulos de 30, 45, 90 e 120 graus. Primeiramente
faça um ponto no meio de cada reta abaixo.
Ângulo
de 30º:
____________________________
Ângulo
de 45º:
____________________________
Ângulo
de 90º:
____________________________
Ângulo
de 120º:
____________________________
Nome:____________________________________________________
Série:_______
Atividade
2
Leve a tartaruga até o final
do caminho seguindo os comandos abaixo e desenhe o caminho.
Os comandos para chegar até o
final são:
a) avançar 4 casas, virar 90º
à direita, avançar 4 casas, virar 90º à direita, avançar 2 casas;
b) avançar 4 casas, virar 90º
à esquerda, avançar 3 casas, virar 90º à esquerda, avançar 2 casas;
c) avançar 4 casas, virar 90º
à direita, avançar 3 casas, virar 90º à esquerda, avançar 2 casas;
d) avançar 4 casas, virar 90º
à esquerda, avançar 3 casas, virar 90º à direita, avançar 2 casas.
Plano da aula 4 – Perímetro
Conceito: Perímetro.
Conteúdo: Perímetro de polígonos e
perímetro da circunferência.
Objetivos
específicos:
·
Revisar e definir perímetro de polígonos;
·
Definir o número pi;
·
Definir perímetro da circunferência;
·
Aplicar atividades relacionadas a perímetro.
Tempo
estimado:
50 minutos
Metodologia: Aula dialogada
Materiais
necessários:
·
Lousa, giz e apagador;
·
Folhas da atividade;
·
Fita métrica ou barbante e régua.
Desenvolvimento:
Inicialmente começarei a aula aplicando a atividade 1 para verificar se
eles se lembram o que é perímetro, após essa atividade investigativa, irei
explicar a definição de perímetro de polígonos, bem como o perímetro da
circunferência. Para que eles possam fazer essa atividade, ela deve ser
impressa e entrega para cada um. Juntamente com a fita métrica, caso não esteja
disponível, também é possível usar barbante e régua, pois os alunos poderão
colocar o barbante na borda da circunferência e depois medir com a régua,
encontrando o valor do comprimento da circunferência.
Nome:_________________________________________
Série ou Ano:____________
Atividade 1
Entendendo o perímetro
1) Some todas as medidas dos lados de cada polígono
abaixo:
a)
SOMA = ____________
b) Seja a soma de todos os lados igual a 12, encontre
o valor de x.
x = ___________
c)
SOMA = __________________
2) Você lembra qual o nome especial para essa soma?
R: __ __ __ __ __ __ __ __ __
3) Calcule o comprimento da circunferência abaixo:
Comprimento = ___________
Após essa
atividade irei explicar perímetro baseado
na seguinte definição:
Perímetro: É a medida de comprimento de contorno, ou a soma das
medidas dos lados de uma figura plana.
Perímetro da circunferência:
Dizemos
que o perímetro de uma circunferência é o mesmo que calcular o seu
comprimento, pois circunferência nada mais é que uma linha fechada.
Linha aberta.
Circunferência formada por uma linha.
Fonte:
http://www.alunosonline.com.br/matematica/perimetro-da-circunferencia.html
Todas as circunferências são semelhantes entre si, pois podemos construir todas com um único centro.
Todas as circunferências são semelhantes entre si, pois podemos construir todas com um único centro.
Fonte:
http://www.alunosonline.com.br/matematica/perimetro-da-circunferencia.html
A razão entre
seu comprimento C e o seu diâmetro 2r (duas vezes o raio) será sempre igual, ou
seja, terá sempre o mesmo valor, independentemente do tamanho do seu
comprimento e diâmetro.
Essa constante foi indicada pelo matemático grego Arquimedes de Siracusa como tendo o seu valor numérico aproximadamente 3,14 e simbolizado pela letra π (lê-se “pi”), então:
Isolando o comprimento C, temos o perímetro da circunferência:
C = 2 π r
Referências
Bibliográficas
http://www.alunosonline.com.br/matematica/perimetro-da-circunferencia.html
Plano da aula 5 – Avaliação
Conteúdo:
Ângulos,
polígonos, círculo, circunferência e perímetro.
Objetivos
específicos:
·
Avaliar o conhecimento dos alunos com relação ao conteúdo
desenvolvido nas aulas anteriores.
Tempo
estimado: 50
minutos
Metodologia:
Aula manipulativa
Material
Necessário:
·
Computadores;
·
Jogo MatQuiz (disponível no LEM).
Desenvolvimento:
A atividade será desenvolvida no
laboratório de informática para para os alunos jogarem o jogo MatQuiz que
abrange todos os tópicos ensinados durante o bimestre.
O jogo
é aberto pelo programa Power Point.
Avaliação alternativa (caso não seja possível aplicar essa
avaliação na escola por falta de laboratório de informática).
Conteúdo:
Ângulos,
polígonos, círculo, circunferência e perímetro.
Objetivos
específicos:
·
Avaliar o conhecimento dos alunos com relação ao conteúdo
desenvolvido nas aulas anteriores.
Tempo
estimado: 50
minutos
Metodologia:
Aula
manipulativa
Material
Necessário:
·
Jornada geométrica nas estrelas (tem no LEM).
Desenvolvimento:
A
turma será dividida em grupo de até 5 pessoas. Entregarei tabuleiros para cada
grupo. As instruções do jogo segue abaixo:
Jogo de tabuleiro “Jornada geométrica nas estrelas”
Responsável: Joice Yuko Obata
Instruções do jogo
Objetivo: Vencer levando o pino da estrela “Largada” até a estrela
“Chegada”
Quantidade de jogadores: máximo de cinco jogadores e mínimo de dois jogadores.
Materiais necessários: Um dado, 5 pinos (um para cada jogador), os pinos
podem ser substituídos por qualquer outro objeto desde que seja todos da mesma
forma e de cores diferentes, por exemplo, pequenas borrachas coloridas, dois
montes de carta (um de pergunta e outro de resposta), lápis, papel, tabuleiro.
Função das cartas: A carta de pergunta terá apenas uma pergunta aberta
relacionada à geometria plana. A carta de resposta terá a resposta correta e
uma consequência da resposta, caso esteja correto o jogador avançará a
quantidade de estrelas escrita na carta e se errar deverá voltar estrelas
conforme estiver escrito na carta.
Uma dúvida que pode ser
frequente é quando o pino estiver na última estrela (quase para vencer) e der 4
no dado por exemplo, o pino deverá andar normalmente e voltar para trás, ou
seja, entrará na estrela “Chegada”, mas andará 3 estrelas de volta ficando 3
estrelas para vencer. Outro exemplo: tirou 2 no lançamento do dado, o pino
parará onde estava anteriormente. A mesma regra vale para quando recuar
estrelas
Carta prêmio: Há uma carta que dá chance ao jogador de avançar 6
estrelas caso acerte a resposta.
Como jogar:
Para iniciar o jogo, todos estarão com o pino na estrela
“Largada”, os critérios para quem iniciará o jogo fica por conta dos jogadores.
Cada jogador jogará uma vez a cada rodada.
O primeiro jogador lançará o dado e andará a quantidade
de estrelas que aparecer no dado. Quando parar, este irá pegar uma carta de
pergunta do monte e deverá responder a pergunta da carta. Escreverá sua
resposta no papel e conferirá a resposta correta sem que os demais vejam sua
resposta e a resposta correta o mesmo deverá ser honesto ao jogar, admitindo o
erro e recuando casas quando errar, jogando sem trapacear.
Peça
que os alunos escrevam nome e a série da folha de resposta e a cada resposta
marcada, peça para marcar se errou ou acertou.
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