sexta-feira, 4 de julho de 2014

Planos do 7º Ano – 2° Bimestre 2014

E. E. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha
Responsáveis: Joice Yuko Obata, Marina Cancio Rodrigues, Laerte Baldo e Renato Alexandre Silva Junior

Estagiários: Pâmela e Laerte
Plano de Aula: Geometria
Ano/Série: 7º ano
Bimestre:
Número de aulas previstas: 5 aulas
Conceitos: Polígonos, circunferência, círculo, ângulos, perímetro de polígonos e perímetro da circunferência.


Plano da aula 1 – Polígonos
Conceito: Polígonos
Conteúdos: Identificação dos principais polígonos.
Objetivos:
·         Rever e construir polígonos;
·         Identificar os elementos dos polígonos – lados, ângulos e vértices;
·         Classificar os polígonos pelas características de seus elementos;
·         Desenvolver a linguagem geométrica;
·         Construir polígonos com material manipulável;
Materiais necessários: Canudinhos de plástico, barbante, giz.
Metodologia: Aula dialogada e com manipulação de materiais.
Desenvolvimento:
A)    Incialmente irei perguntar aos alunos se eles se lembram o que são polígonos e pedirei que citem exemplos, já que faremos uma revisão. Após isso, revisarei baseada na definição abaixo, bem como citarei exemplos de polígonos.
Definição de polígono:  Chamamos polígono a uma linha poligonal fechada sem auto interseções, isto é, cada lado tem apenas um ponto comum com o lado anterior e com o seguinte, mas não com os demais.
Fonte: http://www.ime.usp.br/~pleite/pub/artigos/elon/rpm21.pdf
B)    Para a atividade dos polígonos utilizarei canudinhos de plástico e tiras de barbante (pelo menos 6 tiras de 50 cm). Proporei que, os alunos em duplas, construam os polígonos com três, quatro, cinco e seis lados (triângulos, quadriláteros- quadrado, retângulo, paralelogramo - pentágonos e hexágonos) passando o barbante pelos canudos de plástico e deem nós no final de forma que eles obtenham polígonos e discutiremos as conclusões possíveis referentes ao número de lados e vértices de cada polígono construído. A partir das conclusões, poderemos, juntos, nomear os polígonos (triângulos, quadriláteros - quadrado, retângulo, paralelogramo - pentágono e hexágono). Será solicitado aos alunos que cortem os canudinhos em tamanhos iguais e diferentes, passe o barbante por dentro, para chegarem nos triângulos (equilátero, isósceles, escaleno), definidos a seguir.
Triângulo equilátero: Todos os lados de medidas iguais.
Triângulo isósceles: Dois lados de medidas iguais.
Triângulo escaleno: Todos os lados de medidas diferentes.


Plano da aula 2 – Circunferência e círculo
Conceito: Círculo e circunferência.
Conteúdos: Identificação dos principais polígonos, do círculo e da circunferência.
Objetivos:
·         Rever e construir círculo e circunferência;
·         Identificar os elementos da circunferência e do círculo – centro e raio;
·         Desenvolver a linguagem geométrica;
·         Identificar os elementos de uma circunferência;
·         Construir circunferências e círculos com “compasso” de papel cartão;
Materiais necessários: Papel cartão com furos (“compasso”), barbante, giz, tesoura.
Metodologia: Aula dialogada e com manipulação de materiais.
Desenvolvimento:
A)    Incialmente perguntarei também se eles sabem o a diferença entre circunferência e círculo, para verificar seus conhecimentos prévios. Após isso, baseada na definição de circunferência e círculo abaixo, irei ilustrar a circunferência e o círculo na lousa com barbante e explicar a diferença entre eles.
Definição de circunferência: Seja C um ponto de um plano e r uma medida positiva, chama-se circunferência de centro C e raio r, ao conjunto dos pontos desse plano que distam de C exatamente a medida r.
Fonte: DANTE, Luis Roberto. Matemática. São Paulo: Ática, 2005.

Fonte:http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?ID_OBJETO=108142&tipo=ob&cp=B53C97&cb=&n1=&n2=M%C3%B3dulos%20Did%C3%A1ticos&n3=Ensino%20Fundamental&n4=Matem%C3%A1tica&b=s
Definição de círculo: A reunião de uma circunferência com o conjunto de seus pontos interiores é chamada de círculo. Ou seja, um círculo de centro C e raio r>0 é o conjunto dos pontos do plano que distam de C, medidas menores ou iguais a r.
Fonte: DANTE, Luis Roberto. Matemática. São Paulo: Ática, 2005.


Fonte: DANTE, Luis Roberto. Matemática. São Paulo: Ática, 2005.
Elementos de uma circunferência:
Arco: Dois pontos, A e B, de uma circunferência dividem-na em duas partes chamadas de arcos.
Corda: O segmento de reta azul é chamado de corda
Diâmetro: Uma corda que passa pelo centro C da circunferência é chamada de diâmetro.
B)    Após a manipulação obtendo polígonos, desenvolverei a atividade a seguir que consiste na manipulação e construção de um compasso feito de papel cartão; para facilitar, distribuirei as tiras de papel cartão (15 cm x 5 cm) já furados para cada um, o compasso esperado funciona como na figura abaixo, sendo um lápis para ficar o centro e outro para traçar a circunferência:
 
Fonte Própria
C)    A atividade a seguir deve ser impressa e entregue para cada aluno, este deverá fazer a atividade e nos entregar após o término da atividade.



Nome:____________________________________________________ Série:_______
Atividade 1
Construindo um compasso
1) Construa um compasso com o papel cartão usando dois lápis e desenhe circunferências com os seguintes raios.
a)      r1 = 8 cm
b)      r2 = 5 cm
c)      r3 = 2 cm
d)     r4 = 1 cm
Plano da aula 3 – Ângulos
Objetivos específicos:
·         Definir ângulo e classificá-los;
·         Dar exemplos de como medir ângulos;
·         Classificação de ângulos: nulo, agudo, obtuso, reto, raso;
·         Classificação dos triângulos pelos seus ângulos;
·         Retomar a definição de vértice
·         Aplicar atividade.

Tempo estimado: 50 minutos
Metodologia: Aula dialogada
Material Necessário:
·         Lousa, giz e apagador;
·         Transferidor;
·         Folhas com as atividades impressas.
Desenvolvimento:
Definição de ângulo: É a região do plano limitada por duas semirretas que possuem mesma origem.
 

 






Classificação dos ângulos:
Nulo: um ângulo nulo mede 0°; 
Agudo: ângulo cuja medida é maior do que 0° e menor do que 90°;
Reto: um ângulo reto é um ângulo cuja medida é exatamente 90°;
Obtuso: ângulo cuja medida é maior do que 90° e menor do que 180°;
Raso: ângulo que mede exatamente 180°.
E o de 360°, de uma volta?


Classificação dos triângulos pelos seus ângulos: perguntar aos alunos qual é e o motivo dos nomes dos seguintes triângulos:

Triângulo retângulo: Um ângulo reto.
 






Triângulo obtusângulo: Um ângulo obtuso.


 





Triângulo acutângulo: Três ângulos agudos
 







            A atividade a seguir precisa ser impressa a entregue para cada aluno e após o término da atividade, o mesmo deve ser entregue à mim para avaliação. A atividade requer manipulação de transferidor, primeiro, ensine como o utilizar. Como não foi possível fazer um ponto que indicasse o vértice. Peça que os alunos façam um ponto no meio do segmento de reta da atividade, para que possam colocar a origem do transferidor.
            A segunda atividade também deve ser impressa e entrega para cada aluno e devolvida para mim respondida.


Nome:____________________________________________________ Série:_______
Atividade 1
Usar o transferidor para desenhar ângulos de 30, 45, 90 e 120 graus. Primeiramente faça um ponto no meio de cada reta abaixo.

Ângulo de 30º:      

                                   ____________________________



Ângulo de 45º:      

                                   ____________________________


Ângulo de 90º:      

                                   ____________________________


Ângulo de 120º:      

                                   ____________________________






Nome:____________________________________________________ Série:_______
Atividade 2
Leve a tartaruga até o final do caminho seguindo os comandos abaixo e desenhe o caminho.
Os comandos para chegar até o final são:
a) avançar 4 casas, virar 90º à direita, avançar 4 casas, virar 90º à direita, avançar 2 casas;
b) avançar 4 casas, virar 90º à esquerda, avançar 3 casas, virar 90º à esquerda, avançar 2 casas;
c) avançar 4 casas, virar 90º à direita, avançar 3 casas, virar 90º à esquerda, avançar 2 casas;
d) avançar 4 casas, virar 90º à esquerda, avançar 3 casas, virar 90º à direita, avançar 2 casas.

 


Plano da aula 4 – Perímetro
Conceito: Perímetro.
Conteúdo: Perímetro de polígonos e perímetro da circunferência.
Objetivos específicos:
·         Revisar e definir perímetro de polígonos;
·         Definir o número pi;
·         Definir perímetro da circunferência;
·         Aplicar atividades relacionadas a perímetro.
Tempo estimado: 50 minutos
Metodologia: Aula dialogada
Materiais necessários:
·         Lousa, giz e apagador;
·         Folhas da atividade;
·         Fita métrica ou barbante e régua.
Desenvolvimento:
Inicialmente começarei a aula aplicando a atividade 1 para verificar se eles se lembram o que é perímetro, após essa atividade investigativa, irei explicar a definição de perímetro de polígonos, bem como o perímetro da circunferência. Para que eles possam fazer essa atividade, ela deve ser impressa e entrega para cada um. Juntamente com a fita métrica, caso não esteja disponível, também é possível usar barbante e régua, pois os alunos poderão colocar o barbante na borda da circunferência e depois medir com a régua, encontrando o valor do comprimento da circunferência.



Nome:_________________________________________ Série ou Ano:____________
Atividade 1
Entendendo o perímetro
1) Some todas as medidas dos lados de cada polígono abaixo:
a)
SOMA = ____________

b) Seja a soma de todos os lados igual a 12, encontre o valor de x.
x = ___________
c)
SOMA = __________________

2) Você lembra qual o nome especial para essa soma?
R: __ __ __ __ __ __ __ __ __

3) Calcule o comprimento da circunferência abaixo:
 










Comprimento = ___________
Após essa atividade irei explicar perímetro baseado na seguinte definição:
Perímetro: É a medida de comprimento de contorno, ou a soma das medidas dos lados de uma figura plana.
Perímetro da circunferência:
Dizemos que o perímetro de uma circunferência é o mesmo que calcular o seu comprimento, pois circunferência nada mais é que uma linha fechada.



Linha aberta.


Circunferência formada por uma linha.
Fonte: http://www.alunosonline.com.br/matematica/perimetro-da-circunferencia.html
Todas as circunferências são semelhantes entre si, pois podemos construir todas com um único centro.

Fonte: http://www.alunosonline.com.br/matematica/perimetro-da-circunferencia.html
A razão entre seu comprimento C e o seu diâmetro 2r (duas vezes o raio) será sempre igual, ou seja, terá sempre o mesmo valor, independentemente do tamanho do seu comprimento e diâmetro.
 = constante

Essa constante foi indicada pelo matemático grego Arquimedes de Siracusa como tendo o seu valor numérico aproximadamente 3,14 e simbolizado pela letra π (lê-se “pi”), então:

 = π = ~ 3,14 (Lê-se “aproximadamente igual a”)

Isolando o comprimento C, temos o perímetro da circunferência:
C = 2 π r

Referências Bibliográficas
http://www.alunosonline.com.br/matematica/perimetro-da-circunferencia.html



Plano da aula 5 – Avaliação
Conteúdo: Ângulos, polígonos, círculo, circunferência e perímetro.
Objetivos específicos:
·                    Avaliar o conhecimento dos alunos com relação ao conteúdo desenvolvido nas aulas anteriores.
Tempo estimado: 50 minutos
Metodologia: Aula manipulativa
Material Necessário:
·                    Computadores;
·                    Jogo MatQuiz (disponível no LEM).

Desenvolvimento: A atividade será desenvolvida no laboratório de informática para para os alunos jogarem o jogo MatQuiz que abrange todos os tópicos ensinados durante o bimestre.
            O jogo é aberto pelo programa Power Point.

Avaliação alternativa (caso não seja possível aplicar essa avaliação na escola por falta de laboratório de informática).
Conteúdo: Ângulos, polígonos, círculo, circunferência e perímetro.
Objetivos específicos:
·                    Avaliar o conhecimento dos alunos com relação ao conteúdo desenvolvido nas aulas anteriores.
Tempo estimado: 50 minutos
Metodologia: Aula manipulativa
Material Necessário:
·                    Jornada geométrica nas estrelas (tem no LEM).
Desenvolvimento:
            A turma será dividida em grupo de até 5 pessoas. Entregarei tabuleiros para cada grupo. As instruções do jogo segue abaixo:
Jogo de tabuleiro “Jornada geométrica nas estrelas”
Responsável: Joice Yuko Obata
Instruções do jogo
Objetivo: Vencer levando o pino da estrela “Largada” até a estrela “Chegada”
Quantidade de jogadores: máximo de cinco jogadores e mínimo de dois jogadores.
Materiais necessários: Um dado, 5 pinos (um para cada jogador), os pinos podem ser substituídos por qualquer outro objeto desde que seja todos da mesma forma e de cores diferentes, por exemplo, pequenas borrachas coloridas, dois montes de carta (um de pergunta e outro de resposta), lápis, papel, tabuleiro.
Função das cartas: A carta de pergunta terá apenas uma pergunta aberta relacionada à geometria plana. A carta de resposta terá a resposta correta e uma consequência da resposta, caso esteja correto o jogador avançará a quantidade de estrelas escrita na carta e se errar deverá voltar estrelas conforme estiver escrito na carta.
Uma dúvida que pode ser frequente é quando o pino estiver na última estrela (quase para vencer) e der 4 no dado por exemplo, o pino deverá andar normalmente e voltar para trás, ou seja, entrará na estrela “Chegada”, mas andará 3 estrelas de volta ficando 3 estrelas para vencer. Outro exemplo: tirou 2 no lançamento do dado, o pino parará onde estava anteriormente. A mesma regra vale para quando recuar estrelas
Carta prêmio: Há uma carta que dá chance ao jogador de avançar 6 estrelas caso acerte a resposta.
Como jogar:
            Para iniciar o jogo, todos estarão com o pino na estrela “Largada”, os critérios para quem iniciará o jogo fica por conta dos jogadores. Cada jogador jogará uma vez a cada rodada.
            O primeiro jogador lançará o dado e andará a quantidade de estrelas que aparecer no dado. Quando parar, este irá pegar uma carta de pergunta do monte e deverá responder a pergunta da carta. Escreverá sua resposta no papel e conferirá a resposta correta sem que os demais vejam sua resposta e a resposta correta o mesmo deverá ser honesto ao jogar, admitindo o erro e recuando casas quando errar, jogando sem trapacear.
            Peça que os alunos escrevam nome e a série da folha de resposta e a cada resposta marcada, peça para marcar se errou ou acertou.



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