domingo, 9 de novembro de 2014

Jogo de Damas Geométrico

Jogo de Damas Geométrico
Elaborador: Joice Yuko Obata
Conteúdo: Polígonos regulares e irregulares
Público-alvo: 7º ano do Ensino Fundamental
Objetivos didático-pedagógicos:
Diferenciar as peças de acordo com a regularidade ou irregularidade dos lados de cada polígono;
Identificar corretamente cada polígono (nome e classificação – regular ou irregular).
Desenvolvimento
                O jogo de Damas Geométrico é uma adaptação do jogo de Damas comum.
Objetivo do jogador: Imobilizar ou capturar todas as peças do adversário;
Quantidade de jogadores: 2 ou 4 (sendo 2 equipes adversárias com 2 integrantes cada, que alternarão as jogadas);
Materiais necessários:
  •          Lápis e folha de papel para cada jogador;
  •          1 tabuleiro de 64 casas;

  •         12 peças de polígonos convexos regulares, podendo ter peças repetidas ou não;
  •          12 peças de polígonos convexo irregulares, podendo ter peças repetidas ou não.

Obs.: Todas as peças devem ter a mesma cor, para que a única característica a ser levada em conta para diferenciar uma peça da outra seja a regularidade ou irregularidade dos lados das peças.
Regras:

  •          O lance inicial cabe sempre a quem estiver com as peças de polígonos regulares.
  •          A peça anda só para frente em diagonal, uma casa de cada vez.
  •          Todos os movimentos são realizados sempre em diagonais.
  •          Para realizar a captura, pula-se a peça a ser capturada e para a sua peça na casa consecutiva à capturada (observe as figuras abaixo)
                                

  •          Sempre que realizar uma captura, cada jogador deverá anotar o nome da peça capturada.
  •          Ao término do jogo, os jogadores trocarão a folha com os nomes das peças capturadas e corrigirão um ao outro. Caso tenha um professor ou um monitor para acompanhar a correção será melhor.
  •          Quando a peça atinge a oitava linha do tabuleiro ela é promovida à polígono-dama (vira-se a peça para ficar com cor diferente ou acrescenta uma peça eliminada em cima da peça que se tornou polígono-dama, o importante é diferenciar essa peça das demais).
  •          O polígono-dama é uma peça de movimentos mais amplos. Ela anda para frente e para trás, quantas casas quiser. Ela não pode saltar uma peça do mesmo grupo de polígonos.
  •          O sopro é válido. Lembrando, que o sopro é o ato de capturar a peça do adversário que não tenha percebido a chance de capturar a peça do outro e em seguida é a vez do adversário que teve a peça “soprada”.
  •          Duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal, não podem ser capturadas.
  •          A peça captura a polígono-dama e a polígono-dama captura a peça. Peça e polígono-dama têm o mesmo valor para capturarem ou serem capturadas.
  •          A pedra e a dama podem capturar tanto para frente como para trás, uma ou mais peças.
  •          Se no mesmo lance se apresentar mais de um modo de capturar, é obrigatório executar o lance que capture o maior número de peças (Lei da Maioria).
  •          A pedra que durante o lance de captura de várias peças, apenas passe por qualquer casa de coroação, sem aí parar, não será promovida à polígono-dama.
  •          Na execução do lance de captura, é permitido passar mais de uma vez pela mesma casa vazia, não é permitido capturar duas vezes a mesma peça.
  •     Na execução do lance de captura, não é permitido capturar a mesma peça mais de uma vez e as peças capturadas não podem ser retiradas do tabuleiro antes de completar o lance de captura.


Referências

Instruções do jogo adaptado do site xadrez regional: Disponível em: <http://www.xadrezregional.com.br/regrasdm.html>. Acessado em 3 nov. 2014.

Figuras para impressão
Obs.: No momento de imprimir, as figuras têm que manterem a mesma proporção entre si e com o tabuleiro.





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