sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Cartas de áreas

Elaboradora: Marina Cancio Rodrigues
Conteúdo: Cálculo de área
Público alvo: Ensino Fundamental


·           Objetivo:

Desenvolver o cálculo de área e trabalhar com a lógica, para criar as estratégias.

·           Regras:

§  Jogadores: A partir de 2 jogadores;

As cartas serão embaralhadas por um jogador na mesa, e a distribuição será no sentido horário do jogador que embaralhou as cartas, até acabar o baralho, cada jogador receberá um número x de cartas (isso irá depender de quantos estarão jogando), por exemplo

4 jogadores = 13 cartas.

Observação: serão 52 cartas, se tiver um número de jogadores que a divisão não seja exata, alguns jogadores podem ficar com um número menor de cartas.

A primeira partida se inicia pelo jogador que está à esquerda do que embaralhou as cartas, esse jogador 1 escolhe uma carta aleatória e coloca no centro da mesa. A partir daí, joga-se no sentido horário. Cada jogador deve tentar cobrir a área da carta do jogador anterior, por exemplo:

A carta de área 4 está na mesa, o próximo jogador só poderá jogar se tiver uma carta com área maior ou igual a 4.

Quando um jogador consegue descartar, o que significa que ele tem uma carta que posso cobrir a que está na mesa, é a vez do próximo jogador. Caso o jogador não tenha alguma carta para poder continuar o jogo, ele deve passar a vez, sem descartar. Se o jogador tiver cartas com a mesma áreas, isto é, cartas igual, ele poderá descarta-las juntas, sempre seguindo as regras anteriores.
A rodada terminar quando nenhum jogador tiver carta maior para descartar. Então o jogador que descartou a última carta da rodada, inicia a próxima. A partida termina quando apenas um jogador tiver cartas nas mãos.
Assim podemos iniciar a próxima partida seguindo a ordem de vencedores da anterior, por exemplo:


            
Logo a ordem da partida será: Marina, Alberto, Catia e Sérgio.


Exemplo das Cartas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário