domingo, 9 de novembro de 2014

JOGO: Demonstrando o Teorema de Pitágoras

  • DEMONSTRANDO O TEOREMA DE PITÁGORAS

    Elaborador: Pâmela H. B. Almeida
    Conteúdo: Geometria; Áreas e Teorema de Pitágoras
    Público Alvo: 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio
    Objetivo: O objetivo do jogo é mostrar visualmente aos alunos uma das formas de se obter o Teorema de Pitágoras, fazendo com que ele tenha os raciocínios corretos, utilizando conhecimento sobre áreas e parte algébrica para realização de expressões aritméticas, até a obtenção da fórmula;
    Instruções:
    Divida os alunos em 6 grupos;
    • Entregue a cada grupo um Trapézio de medias diferentes e os triângulos retângulos (obs: as figuras já possuem os lados definidos) para que possam realizar a demonstração;
    • Peça para que cada grupo calcule as áreas das suas figuras;
    • Peça para que os alunos organizem os triângulos dentro do trapézio, de forma a preencher totalmente a figura;
    • Assim que os alunos identificarem que a Área do Trapézio é igual à soma das Áreas dos três triângulos, peça para que cada grupo iguale o cálculo das áreas, utilizando letras no lugar dos números e identificando quais são os catetos e a hipotenusa do triângulo retângulo em questão;
    • Finalizando o cálculo algébrico, aqueles alunos que acertarem as operações aritméticas, chegarão à fórmula do Teorema de Pitágoras;
    • Peça para que um representante de cada grupo posicione-se em frente aos demais grupos e mostre o resultado obtido (que será o Teorema);
    • Ao final, reforce aos alunos que todos os grupos apresentavam figuras com medidas diferentes, mas o resultado final era o mesmo.
    Obs:  O grupo ganhador será aquele que primeiro terminar operações corretamente, obtendo o Teorema de Pitágoras. 



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