- DEMONSTRANDO O TEOREMA DE PITÁGORASElaborador: Pâmela H. B. AlmeidaConteúdo: Geometria; Áreas e Teorema de PitágorasPúblico Alvo: 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino MédioObjetivo: O objetivo do jogo é mostrar visualmente aos alunos uma das formas de se obter o Teorema de Pitágoras, fazendo com que ele tenha os raciocínios corretos, utilizando conhecimento sobre áreas e parte algébrica para realização de expressões aritméticas, até a obtenção da fórmula;Instruções:• Divida os alunos em 6 grupos;• Entregue a cada grupo um Trapézio de medias diferentes e os triângulos retângulos (obs: as figuras já possuem os lados definidos) para que possam realizar a demonstração;• Peça para que cada grupo calcule as áreas das suas figuras;• Peça para que os alunos organizem os triângulos dentro do trapézio, de forma a preencher totalmente a figura;• Assim que os alunos identificarem que a Área do Trapézio é igual à soma das Áreas dos três triângulos, peça para que cada grupo iguale o cálculo das áreas, utilizando letras no lugar dos números e identificando quais são os catetos e a hipotenusa do triângulo retângulo em questão;• Finalizando o cálculo algébrico, aqueles alunos que acertarem as operações aritméticas, chegarão à fórmula do Teorema de Pitágoras;• Peça para que um representante de cada grupo posicione-se em frente aos demais grupos e mostre o resultado obtido (que será o Teorema);• Ao final, reforce aos alunos que todos os grupos apresentavam figuras com medidas diferentes, mas o resultado final era o mesmo.Obs: O grupo ganhador será aquele que primeiro terminar operações corretamente, obtendo o Teorema de Pitágoras.
Destaques sobre as atividades de Matemática do PIBID realizadas pelos alunos da USP de São Carlos.
domingo, 9 de novembro de 2014
JOGO: Demonstrando o Teorema de Pitágoras
Assinar:
Postar comentários (Atom)
kkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluiroi
ResponderExcluir