domingo, 9 de novembro de 2014

JOGO: Twister Matemático

Responsável: Rassiê Tainy de Paula
 2º semestre 2014
O Jogo

Baseado no já existente jogo “Twister”, em que, os jogadores têm que mover pés e mãos conforme a indicação da roleta sem perder o equilíbrio ou cair. Twister Matemático terá o mesmo conceito, entretanto os participantes responderão uma pergunta matemática para descobrir em qual número terão que se posicionar. Não será usada roleta, como no original, mas sim dois dados nos quais o primeiro indicará com qual membro (pé ou mão) e o segundo indicará a orientação dos membros (esquerda ou direita). As perguntas poderão ser respondidas por alunos a partir do fundamental II


Objetivo

O jogo tem como objetivo fazer com que os alunos realizem operações matemáticas, sobre diversos conceitos abordados no ensino fundamental.

Público alvo

                  Este jogo é indicado para alunos do fundamental II

Componentes

·      1 tapete com 16 círculos numerados aleatoriamente;
·      1 dado indicando os membros;
·      1 dado indicando a orientação dos membros (direita ou esquerda);
·      48 Cartas-Perguntas;
·      1 regra. 

Como jogar

Twister Matemático é um jogo criado para ser jogado de 2 a 4 jogadores. Requer que os participantes tenham um breve conhecimento matemático, como também agilidade para não perder o equilíbrio. Vence o jogo aquele que não tocar com o joelho ou cotovelo na superfície.
Abra o tapete sobre uma superfície plana com o lado colorido e numérico para cima. Colocar os dados e as cartas ao lado do tapete.
1.   Os jogadores tiram os sapatos (o ideal é jogar de meias) e se colocam em pé, frente a frente, em extremos opostos do tapete, perto da palavra "Twister Matemático".
2.   Cada jogador coloca um pé em um círculo amarelo e o outro em um círculo azul, os mais próximos de cada extremo, perto da palavra "Twister".
3.   Uma pessoa chamada de "juiz" sorteia as cartas e faz a pergunta em voz alta para o jogador poder responder. Caso este acerte, serão jogados os dados para indicar a posição que ele colocará o membro no número que obteve na resposta.
4.   O jogador, da vez, deverá se mover sem tocar com o cotovelo ou joelho na superfície.
5.   Somente uma mão ou um pé pode ocupar um círculo de cada vez
6.   O juiz deverá ficar atento para que a pergunta que ele fez ao participante anterior não tenha a mesma resposta do seguinte, pois não podem ocupar o mesmo círculo. Entretanto, quando o mesmo obtiver o resultado que ele já ocupa este poderá ser trocado pelo membro sorteado na rodada.
7.   Uma vez que as mãos e os pés estejam colocados nos círculos, inclusive os dois pés colocados no início, eles não podem ser movidos ou levantados sem uma nova indicação dada pelo juiz após responder a pergunta e jogar os dados. No entanto, uma mão ou um pé podem ser levantados para dar passagem a uma mão ou um pé pode ser levantada para dar passagem a outra parte do corpo, mas devem retornar imediatamente ao círculo do qual saíram. O juiz deve ser notificado antes que esse movimento seja efetuado.
8.   Quando um jogador cai ou deixa qualquer parte do corpo, que não seja uma mão ou um pé, tocar o tapete (um cotovelo ou joelho, por exemplo), o jogo termina para este.
9.   Quando jogado por 4 integrantes, eles poderão formar duas duplas e neste caso os jogadores da mesma dupla poderão ocupar o mesmo círculo com o número da resposta.

10.                       Termina o jogo, quando jogado sem duplas, com aquele que sobrar no tapete. No caso de duplas, quando um integrante cair ou tocar a superfície, o jogo termina e a outra dupla vence.

Nenhum comentário:

Postar um comentário