Público Alvo: 7º e 8º anos do Ensino Fundamental
Objetivo: Trabalhar a resolução de equações de 1º grau.
Materiais utilizados: Cartolina, folha
sulfite, papel contact, um dado e canetas coloridas.
Tabuleiro:
Cartas:
Nessas cartas, existem 4 tipos diferentes de cartas: 4 permutações da
figura do Samurai Jack. Teremos 5 cartas de cada permutação.
Regras:
- Os alunos se separam em até 3 equipes de 4
alunos e escolhem um peão de determinada cor para representar sua equipe
no tabuleiro;
- Separadas as 3(ou 2) equipes que vão jogar, os
alunos tiram par ou ímpar para decidir quem vai começar o jogo.
- A equipe que começa joga o dado e anda o
número de casas que der no dado. Existem as seguintes opções:
1.
O peão pode cair na casa azul “Volte 1 casa”, então
o peão toma a posição da casa anterior;
2.
O peão pode cair na casa verde “avance 2 casas”,
então o peão toma duas posições a frente;
3.
O peão pode cair nas casas vermelhas enumeradas de
1 a 9 mais a casa FINAL. Quando isso acontecer, o aluno deve escolher uma carta
(da figura acima). Na frente da carta (parte em branco), no losango estará
escrito uma equação de 1º grau. Nos triângulos ao redor estarão alguns
resultados, entre eles o correto. O aluno deve apontar qual o triângulo da
resposta certa e este será virado no verso:
·
Se a figura que aparecer for a dos arqueiros, a
resposta está errada e a equipe recua 1 casa;
·
Se a figura que aparecer for o Samurai Jack, a
resposta está correta e a equipe permanece na casa que está.
·
Vence a equipe que chegar ao final e acertar todas
as equações.
Observações: Como as cartas com as equações são cartas
em branco, o jogo pode ser adaptado a qualquer tipo de faixa etária e pode-se
trabalhar com qualquer conceito matemático, desde que haja a adaptação das
cartas para o conceito a ser trabalhado.
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