Realizados com os 9° anos A,B,C e D por Aline Gomes E Gevair Norberto.
Outubro e novembro de 2013.
Grupo : Números e operações ,grandezas e medidas.
Introdução.
Ao final do ensino fundamental espera-se que o
aluno esteja familiarizado com o conteúdo inicial de função sabendo relacionar grandezas,
proporcionalidade direta e inversa; expressar a interdependência entre
grandezas por meio de funções; contextualização de ideias de função na resolução
de situações problemas.
Conteúdo.
Vamos apresentar nestas aulas,
noções introdutórias sobre função bem como a noção de correspondência entre
dois conjuntos, tabelas, gráficos, formulas com equação de primeiro e segundo
grau, representação de pontos, intervalos e regiões no plano cartesiano e,
analise e comportamento de uma função.
Objetivo.
Desenvolver atividades diversas
relacionadas ao conteúdo funções através de gráficos, tabelas e expressões algébricas.
Atividade
1: Relação entre grandezas: sistema massa-mola.
Nesta atividade usamos um kit
experimental da OBFEP (olimpíada brasileira de física das escolas públicas)
onde foi utilizado o sistema massa- mola para a compreensão de grandezas inter-relacionadas.
A atividade em si consistia em
anotar uma tabela com os resultados obtidos entre a variação do comprimento da
mola de acordo com a variação de massa aplicada na extremidade desta mesma mola.
Veja figuras a seguir:
Apresentamos o seguinte procedimento aos
alunos:
1)
Monte o Kit de acordo com as instruções.
2)
Construa uma tabela com as medidas encontradas.
3)
Construa um gráfico de acordo com as medidas encontradas.
4)
Responda as seguintes questões:
a) Quais são as variáveis envolvidas no experimento?
b) Qual é a variável dependente e a
variável independente?
c) Através dos resultados observados no
gráfico o que podemos dizer sobre a relação entre essas duas variáveis?
d) Determine uma expressão algébrica que
determine a relação destas duas variáveis.
e)
Podemos dizer que estes resultados indicam uma função? Se sim, diga que tipo de
função ela representa, injetora, sobrejetora ou bijetora?
Material utilizado:
Folha
com atividade impressa, Kit do sistema massa-mola, malha quadriculada, folha de
almaço.
Atividade 2: Função quadrática
matemática no futebol.
Problematização.
Em
uma partida de futebol, um goleiro faz um lançamento no qual a trajetória da
bola descreve uma parábola. Essa trajetória tem uma altura y (em metros) dada
pela função do tempo x (em segundos) decorrido após o chute.
Sabendo
que a trajetória da bola é dada pela função
y= -5x2 + 20x, determine:
a)
O gráfico da
trajetória da bola no plano cartesiano
b)
Determine a altura
máxima da bola
c)
Determine a altura
da bola após 1 segundo.
Material utilizado:
Folha de almaço malha quadriculada, folha
impressa com a atividade proposta.
Referencias bibliográficas:
Matemática e realidade: 9° ano/ Gelson Iezzi,
Osvaldo Dolce, Antônio Machado- 6 ed- São Paulo: Atual, 2009.
Currículo do Estado de são Paulo:
matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral,
Maria Inês Fini, coordenação de área, Nilson José Machado- São Paulo: SEE, 2010.
Bigode, Antônio José Lopes Projeto
Velear: matemática/Antônio Lopes (Bigode) 1 ed- São Paulo: Scipione, 2012- (Projeto
Velear Matemática).
Nenhum comentário:
Postar um comentário