sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Atividades desenvolvidas no 4° bimestre na E.E Atília Prado Margarido.
Realizados com os 9° anos A,B,C e D por Aline Gomes E Gevair Norberto.
Outubro e novembro de 2013.
Grupo : Números e operações ,grandezas e medidas.


Introdução.

 Ao final do ensino fundamental espera-se que o aluno esteja familiarizado com o conteúdo inicial de função sabendo relacionar grandezas, proporcionalidade direta e inversa; expressar a interdependência entre grandezas por meio de funções; contextualização de ideias de função na resolução de situações problemas.

Conteúdo.

Vamos apresentar nestas aulas, noções introdutórias sobre função bem como a noção de correspondência entre dois conjuntos, tabelas, gráficos, formulas com equação de primeiro e segundo grau, representação de pontos, intervalos e regiões no plano cartesiano e, analise e comportamento de uma função.

Objetivo.

Desenvolver atividades diversas relacionadas ao conteúdo funções através de gráficos, tabelas e expressões algébricas.

Atividade 1: Relação entre grandezas: sistema massa-mola.

Nesta atividade usamos um kit experimental da OBFEP (olimpíada brasileira de física das escolas públicas) onde foi utilizado o sistema massa- mola para a compreensão de grandezas inter-relacionadas.

A atividade em si consistia em anotar uma tabela com os resultados obtidos entre a variação do comprimento da mola de acordo com a variação de massa aplicada na extremidade desta mesma mola. Veja figuras a seguir:

                          
  
                         
 
 


 
 
 
 
 
 Apresentamos o seguinte procedimento aos alunos:

 

1) Monte o Kit de acordo com as instruções.

 

2) Construa uma tabela com as medidas encontradas.

 

3) Construa um gráfico de acordo com as medidas encontradas.

 

4) Responda as seguintes questões:

 

a) Quais são as variáveis envolvidas no experimento?

b) Qual é a variável dependente e a variável independente?

c) Através dos resultados observados no gráfico o que podemos dizer sobre a relação entre essas duas variáveis?

d) Determine uma expressão algébrica que determine a relação destas duas variáveis.

e) Podemos dizer que estes resultados indicam uma função? Se sim, diga que tipo de função ela representa, injetora, sobrejetora ou bijetora?

 

 


Material utilizado:

 

Folha com atividade impressa, Kit do sistema massa-mola, malha quadriculada, folha de almaço.

 

 

Atividade 2: Função quadrática matemática no futebol.

 

Problematização.

Em uma partida de futebol, um goleiro faz um lançamento no qual a trajetória da bola descreve uma parábola. Essa trajetória tem uma altura y (em metros) dada pela função do tempo x (em segundos) decorrido após o chute.

Sabendo que a trajetória da bola é dada pela função y= -5x2 + 20x, determine:

 

a)      O gráfico da trajetória da bola no plano cartesiano

b)      Determine a altura máxima da bola

c)      Determine a altura da bola após 1 segundo.

 

 

Material utilizado:

 

 Folha de almaço malha quadriculada, folha impressa com a atividade proposta.

 

 
 
 




 

 

 

Referencias bibliográficas:

 

 




 

 Matemática e realidade: 9° ano/ Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce, Antônio Machado- 6 ed- São Paulo: Atual, 2009.

 

Currículo do Estado de são Paulo: matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini, coordenação de área, Nilson José Machado- São Paulo: SEE, 2010.

Bigode, Antônio José Lopes Projeto Velear: matemática/Antônio Lopes (Bigode) 1 ed- São Paulo: Scipione, 2012- (Projeto Velear Matemática).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário