sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Jogo "Combinando Monstros"

Peças do jogo: na fileira de cima, os monstros originais, e na de baixo, algumas combinações.
Público-alvo: Alunos do 5º ano do ensino fundamental em diante.
Objetivos: Trabalhar a noção intuitiva do Princípio Multiplicativo de análise combinatória.
Material necessário: Cópias da imagem que pode ser obtida através do link https://dl.dropboxusercontent.com/u/32505540/combinando_monstros.png.
Como fazer: Basta imprimir cópias da imagem indicada acima (uma cópia para cada jogador) e cortá-las nas linhas pontilhadas, de modo a obter seis cartas de monstros, cada uma dividida em três partes.

Regras:
·        Mínimo de dois jogadores e nenhuma restrição quanto a um número máximo de jogadores.
·        O jogo possui de uma a cinco fases, caracterizadas por:
      1ª Fase)
ü      Cada jogador recebe seis monstros divididos como indicado acima, totalizando 6 peças por jogador.
ü      Cada jogador deve usar suas peças para formar novos monstros (de três partes cada, sendo uma cabeça, um tronco e pernas colocadas na ordem correta, ou seja, cabeça em cima, tronco no meio e pernas embaixo).
ü      Ganha a fase o jogador que conseguir formar mais monstros em um mesmo intervalo de tempo, podendo variar de 3 minutos até 10 dependendo da faixa etária dos jogadores.
As outras fases são análogas à primeira, com a única diferença de que a cada nova etapa cada jogador recebe um novo monstro, tendo assim que trabalhar com 3 monstros na segunda fase, 4 na terceira, 5 na quarta e 6 na quinta e última fase.
·        Ganha o jogo o jogador que ganhar mais fases.

Observações:
·        As cinco fases não são obrigatórias. O jogo pode ser encerrado na quarta fase, na terceira, na segunda ou mesmo após a primeira fase.
·        Como incentivo, a cada fase cada jogador pode ganhar os monstros da fase, podendo acumular assim um total de 6 monstros distintos.


Postagem: Alan Gabriel Cassaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário