Peças do jogo: na fileira de cima, os monstros originais, e na de baixo, algumas combinações. |
Público-alvo: Alunos do 5º ano do
ensino fundamental em diante.
Objetivos: Trabalhar a noção
intuitiva do Princípio Multiplicativo de análise combinatória.
Material necessário: Cópias da imagem que
pode ser obtida através do link https://dl.dropboxusercontent.com/u/32505540/combinando_monstros.png.
Como fazer: Basta imprimir cópias
da imagem indicada acima (uma cópia para cada jogador) e cortá-las nas linhas
pontilhadas, de modo a obter seis cartas de monstros, cada uma dividida em três
partes.
Regras:
·
Mínimo
de dois jogadores e nenhuma restrição quanto a um número máximo de jogadores.
·
O
jogo possui de uma a cinco fases, caracterizadas por:
1ª Fase)
ü
Cada
jogador recebe seis monstros divididos como indicado acima, totalizando 6 peças
por jogador.
ü
Cada
jogador deve usar suas peças para formar novos monstros (de três partes cada,
sendo uma cabeça, um tronco e pernas colocadas na ordem correta, ou seja,
cabeça em cima, tronco no meio e pernas embaixo).
ü
Ganha
a fase o jogador que conseguir formar mais monstros em um mesmo intervalo de
tempo, podendo variar de 3 minutos até 10 dependendo da faixa etária dos
jogadores.
As outras fases são
análogas à primeira, com a única diferença de que a cada nova etapa cada
jogador recebe um novo monstro, tendo assim que trabalhar com 3 monstros na
segunda fase, 4 na terceira, 5 na quarta e 6 na quinta e última fase.
·
Ganha
o jogo o jogador que ganhar mais fases.
Observações:
·
As
cinco fases não são obrigatórias. O jogo pode ser encerrado na quarta fase, na
terceira, na segunda ou mesmo após a primeira fase.
·
Como
incentivo, a cada fase cada jogador pode ganhar os monstros da fase, podendo
acumular assim um total de 6 monstros distintos.
Postagem:
Alan Gabriel Cassaro
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