terça-feira, 12 de novembro de 2013

Resumo do relato de experiência apresentado no IV Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática (SHIAM)

A importância dos materiais manipulativos para a dedução das fórmulas presentes na Geometria

Joice Yuko Obata e Gisele Ines Fernandes Sandrin

Resumo

No presente relato encontram-se as experiências das aulas de geometria ministradas por nós, professoras em formação e bolsistas do programa PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). As aulas foram ministradas primeiramente para uma turma formada por alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, posteriormente para uma turma formada somente por alunos da 2ª série, ambas na E.E Dr. Álvaro Guião, do município de São Carlos. Essas aulas e objetivavam revisar tópicos de geometria plana e espacial (ângulo, perímetro, área, classificação de figuras geométricas, área lateral e volume de sólidos geométricos). Para isso, utilizamos materiais manipuláveis como recortes em cartolina de figuras geométricas planas, planificações e sólidos montados a partir destas, assim como problemas retirados das provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Mediante a comparação da participação e do desempenho das duas turmas, constatamos que o uso de materiais manipuláveis foi mais significativo do que os exercícios do ENEM, para a revisão e a dedução de fórmulas para calcular áreas e volumes. Logo, essa experiência fez com que nós priorizássemos mais os materiais manipulativos para utilizar com as futuras turmas e se mostrou importante para a construção de nossas práticas como futuras docentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário