A importância
dos materiais manipulativos para a dedução das fórmulas presentes
na Geometria
Joice
Yuko Obata e Gisele Ines Fernandes Sandrin
Resumo
No presente relato
encontram-se as experiências das aulas de geometria ministradas por
nós, professoras em formação e bolsistas do programa PIBID
(Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). As
aulas foram ministradas primeiramente para uma turma formada por
alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, posteriormente para uma
turma formada somente por alunos da 2ª série, ambas na E.E Dr.
Álvaro Guião, do município de São Carlos. Essas aulas e
objetivavam revisar tópicos de geometria plana e espacial (ângulo,
perímetro, área, classificação de figuras geométricas, área
lateral e volume de sólidos geométricos). Para isso, utilizamos
materiais manipuláveis como recortes em cartolina de figuras
geométricas planas, planificações e sólidos montados a partir
destas, assim como problemas retirados das provas do ENEM (Exame
Nacional do Ensino Médio). Mediante a comparação da participação
e do desempenho das duas turmas, constatamos que o uso de materiais
manipuláveis foi mais significativo do que os exercícios do ENEM,
para a revisão e a dedução de fórmulas para calcular áreas e
volumes. Logo, essa experiência fez com que nós priorizássemos
mais os materiais manipulativos para utilizar com as futuras turmas e
se mostrou importante para a construção de nossas práticas como
futuras docentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário