quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Semana da Criança

          No dia 18 de outubro eu fui à Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha para participar da Semana da Criança organizado pelos pibidianos. Fiquei responsável pelo jogo “Ouriço Quente” que foi criado pelo pibidiano Marcos.
            O jogo funcionava assim: um grupo de alunos fariam uma roda e um número era escolhido, a bola ia passando de mão em mão e uma vez com a bola na mão, deveria responder de forma a construir uma Progressão Aritmética, assim seguia até alguém errar, quem errasse era excluído da roda e era escolhido um novo número.
            Nesse dia paralelamente à Semana da Criança proposta pelo PIBID, estava tendo Show de Talentos, no qual os alunos cantavam, tocavam algum instrumento de música, dançavam, etc.
            Então, enquanto isso, os alunos que não queriam assistir ou participar do Show de Talentos participavam das atividades do PIBID propostas para esse dia. A maioria participava das atividades mas logo perdiam o interesse ou se cansavam da atividade. E eu estava com uma bola de tamanho médio para minha atividade. Então resolvemos jogar queimada, no começo a queimada era composta por pibidianos e alguns alunos, depois o número de alunos foi aumentando, então os pibidianos passaram a observar a queimada.
            Alguém teve a seguinte ideia: quem fosse queimado era indagado por um pibidiano a responder uma conta simples (envolvendo uma das quatro operações aritméticas), caso acertasse não era considerado queimado e voltava ao lugar que estava jogando, obviamente se errado era considerado queimado e ia para o outro lado da quadra.
            Quando acabou o Show de Talentos e os alunos foram para onde estavam acontecendo as atividades propostas pelo PIBID. Então paramos com a queimada pois muitos alunos iriam querer jogar queimada e já havia bastante alunos participando da queimada.
            Então eu pude aplicar meu jogo (Ouriço quente), um grupinho de alunos do 6º ano participaram (8 alunos) e começou com a sequência da tabuada do 2, depois foi-se escolhendo outros números, no geral demorou para alguém errar. A atividade não durou muito tempo, aos poucos os que iam saindo, não queriam voltar. E depois mais ninguém quis participar, percebi que essa atividade não foi muito atrativa e que era cansativa.
            Ainda falta um tempo para a acabar as atividades do dia, então deixei alguns alunos brincarem de três cortes, no qual os alunos davam toquinhos na bola em uma roda e o jogador que fosse tocado pela bola na terceira passada era queimado e eliminado da rodada, mas ele era eliminado caso errasse a conta (fizemos o mesmo esquema da queimada) a pibidiana Camila estava comigo. No decorrer da atividade estava tendo muita briguinha então mudei para toquinho, onde eles ficavam jogando uma bola para outra como se fosse o vôlei sem a rede.

            Depois eles queria jogar vôlei sem rede, então formaram grupos e brincaram de vôlei como se tivesse uma rede invisível e ficou um time de cada lado da “quadra” (a “quadra” era um pedaço do pátio, cujas divisórias era feita de fita crepe. Essa foi a última atividade.

Pibidiana responsável: Joice Yuko Obata

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