sábado, 2 de novembro de 2013

Atividades desenvolvidas nos 7° anos A,B e C da E. E. Atília Prado Margarido.
 Período mês de agosto e setembro de 2013 por  Gevair Norberto e Aline Gomes.

Aplicamos durante o terceiro bimestre na referida escola atividades diferentes com o conteúdo de proporcionalidade . Trabalhamos com a ampliação e redução de figuras através de malha quadriculada e  situações problemas com o conteúdo de proporcionalidade direta e indireta. As atividades promoveram bastante interesse e participação dos alunos envolvidos .


Atividade 1: Ampliação e redução de figuras.

Figura 1
 
Nesta atividade foi apresentada aos alunos uma figura (figura 1) de dois barcos em malha quadriculada e salientado os pontos marcantes entre as figuras e suas razões de construção foi inicialmente aplicada uma aula expositiva e dialogada com os alunos relembrando os conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula anteriormente.


 
Atividade 2: Proporção e regra de três:
 
Em seguida ao analisarem a figura 3 eles aplicariam os conteúdos de razão proporção e regra de três para descobrir a medida desconhecida.
 
 

 
Atividade 3:
 
 
 
 
 
Nesta atividade foi trabalhada com os alunos uma situação problema no qual eles deveriam realizar um ajuste em uma receita culinária de acordo com a quantidade de consumidores desta receita.
Primeiramente iniciamos a aula com uma pergunta: “ Onde utilizamos o conteúdo de proporcionalidade em nosso cotidiano?
Após várias discussões, exemplificações e comentário expôs o seguinte problema:
Teria que dar uma festa em minha casa e tinha separado duas receitas culinárias para a recepção de meus convidados; mas como  não sabia ao certo a quantidade de convidados que irão a minha festa pedi para que os alunos me ajudassem então entreguei aos alunos a cópia da receita juntamente com o rendimento de cada uma .Depois coloquei em papeizinhos alguns números aleatórios e cada aluno sorteava um destes papéis e anotava na folha que eu havia entregado o número sorteado. Quando todos já estivessem com os números anotados pedi que recalculassem a receita adequando a quantidade dos ingredientes de acordo com a quantidade de convidados.
Em seguida propus mais uma questão : disse que ao final da festa iria dividir entre os meus convidados um premio de R$ 400000,00 e então pedi aos alunos que observando o mesmo número que eles haviam sorteado qual seria o valor recebido por cada convidado na festa ?
Quando os alunos terminaram a atividade pedi que identificassem cada parte da atividade e indicassem cada uma como uma grandeza direta ou indiretamente proporcional.
Fotos das atividades:


 
 
 
Referencias bibliográficas.
S239c São Paulo (Estado) Secretaria da Educação.
Currículo do Estado de são Paulo: matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini, coordenação de área , Nilson José Machado- são Paulo: SEE,2010.
Bigode,Antonio José Lopes
Projeto Velear: matemática/Antonio Lopes (Bigode) 1 ed-São Paulo: Scipione , 2012- ( Projeto Velear Matemática).
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário