Período mês de agosto e setembro de 2013 por Gevair Norberto e Aline Gomes.
Aplicamos durante o terceiro bimestre na referida escola atividades diferentes com o conteúdo de proporcionalidade . Trabalhamos com a ampliação e redução de figuras através de malha quadriculada e situações problemas com o conteúdo de proporcionalidade direta e indireta. As atividades promoveram bastante interesse e participação dos alunos envolvidos .
Atividade
1: Ampliação e redução de figuras.
Nesta atividade foi apresentada
aos alunos uma figura (figura 1) de dois barcos em malha quadriculada e
salientado os pontos marcantes entre as figuras e suas razões de construção foi
inicialmente aplicada uma aula expositiva e dialogada com os alunos relembrando
os conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula anteriormente.
Atividade 2: Proporção e regra de três:
Em seguida ao analisarem a figura
3 eles aplicariam os conteúdos de razão proporção e regra de três para
descobrir a medida desconhecida.
Nesta atividade foi trabalhada com
os alunos uma situação problema no qual eles deveriam realizar um ajuste em uma
receita culinária de acordo com a quantidade de consumidores desta receita.
Primeiramente iniciamos a aula
com uma pergunta: “ Onde utilizamos o conteúdo de proporcionalidade em nosso
cotidiano?
Após várias discussões,
exemplificações e comentário expôs o seguinte problema:
Teria que dar uma festa em minha
casa e tinha separado duas receitas culinárias para a recepção de meus
convidados; mas como não sabia ao certo
a quantidade de convidados que irão a minha festa pedi para que os alunos me
ajudassem então entreguei aos alunos a cópia da receita juntamente com o
rendimento de cada uma .Depois coloquei em papeizinhos alguns números
aleatórios e cada aluno sorteava um destes papéis e anotava na folha que eu
havia entregado o número sorteado. Quando todos já estivessem com os números
anotados pedi que recalculassem a receita adequando a quantidade dos
ingredientes de acordo com a quantidade de convidados.
Em seguida propus mais uma
questão : disse que ao final da festa iria dividir entre os meus convidados um
premio de R$ 400000,00 e então pedi aos alunos que observando o mesmo número
que eles haviam sorteado qual seria o valor recebido por cada convidado na
festa ?
Quando os alunos terminaram a
atividade pedi que identificassem cada parte da atividade e indicassem cada uma
como uma grandeza direta ou indiretamente proporcional.
Fotos das atividades:
Referencias
bibliográficas.
S239c São Paulo (Estado)
Secretaria da Educação.
Currículo do Estado de são Paulo:
matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral,
Maria Inês Fini, coordenação de área , Nilson José Machado- são Paulo:
SEE,2010.
Bigode,Antonio José Lopes
Projeto Velear:
matemática/Antonio Lopes (Bigode) 1 ed-São Paulo: Scipione , 2012- ( Projeto
Velear Matemática).
Nenhum comentário:
Postar um comentário