quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Jogo " Calcula, passa ou repassa"

Anexo IV ­ Elaboração do Jogo: Calcula, Passa ou Repassa.


Responsável: Bianca de Souza Denadai


OBJETIVOS: Pretendemos com esse jogo fazer com que o aluno aprenda os cálculos ligados à polinômios de 1o. e 2o. graus bem como pode ser usado para conceitos básicos como os de  adição,  subtração, multiplicação e divisão,  porcentagens,  potencias, tudo de forma descontraída e estimulando o  trabalho em grupo.


CONTEÚDOS: polinômios de 1° e 2° graus, soma, subtração, multiplicação, divisão porcentagem e potencia. Na realidade o professor deverá selecionar os temas adequados para aquela série.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Compreender a linguagem algébrica na representação de situações e problemas geométricos na função quadrática; expressar situações envolvendo função quadrática na forma algébrica; resolução de função quadrática por diferentes métodos (cálculo mental, fatoração e aplicação da fórmula de Bhaskara); utilizar a linguagem algébrica para exprimir a área e o perímetro de uma figura plana; transpor ideias relacionadas à álgebra para a geometria; generalização e organização de dados a partir de certa propriedade. Exercitar o raciocínio rápido com soma, subtração, multiplicação e divisão de números positivos e negativos, assim como com potências e porcentagens. Trabalhar com problemas  de perímetros envolvendo polinômios de 1° grau, determinando-se os parâmetros da função e determinando a solução de problemas que se convertem na raiz da respectiva equação.
DURAÇÃO: de 20 minutos à 1 hora.


RECURSOS: Sulfite, lápis ou caneta, lousa ou cartolina, cartões com perguntas e  com “micos” isto é, cartões com tarefas estranhas que os perdedores do jogo deverão realizar.


METODOLOGIA: A gincana será organizada com a divisão dos alunos em duas equipes com 3 alunos cada. Os demais alunos da turma ficarão na arquibancada também divididos em duas equipes (torcida). A gincana terá 15 perguntas sobre cada tema valendo 1 ponto cada e “micos” para a equipe que não acertar a resposta das perguntas. A equipe a dar início na gincana será aquela que ganhar no par ou ímpar. A equipe escolherá um cartão e um numero de 1 à 15 (do cartão de pergunta) e o professor coordenador passará a questão correspondente, na lousa ou cartolina, para que resolvam dentro do tempo determinado que está marcado na própria questão. Se a equipe responder recebe o ponto e se não souber a resposta deverá passar para a equipe adversária. Se esta responder, receberá o ponto, se não souber, deverá repassar para a arquibancada. Se o aluno da arquibancada acertar, o ponto será dado para a equipe que ele pertencer. Enquanto isso o professor fará as anotações dos pontos de cada equipe. Ao final ganhará a equipe que fizer o maior número de pontos.

PAGANDO O MICO: O jogo pode ser feito de duas formas, o mico só será pago caso ninguém responda a questão,  pela equipe e torcida que escolheu a pergunta ou quando uma equipe acertar e neste caso, a outra equipe e torcida paga o mico. Fica a critério do professor que aplicar a gincana escolher o método que lhe parecer mais adequado.
Tanto a equipe como os alunos da torcida, que tiverem que pagar o mico, terão que escolher um número de 1 à 15 dos cartões de mico para todos pagarem juntos e não receberão ponto algum (vários alunos da equipe e arquibancada deverão pagar o mico, ou todos).


FIM DO JOGO: O jogo termina quando o tempo estipulado ou o professor achar conveniente, e ganha a equipe que fizer mais pontos.


Considerações finais
Este jogo foi baseado no jogo : Gincana “Passa ou Repassa” para Resolução de Equação de 2° grau (http://matematicablogspot.blogspot.com.br/2013/06/plano-de-aula-tema-gincana-passa-ou.html), com algumas modificações, e foi aplicado para uma turma do 2º ano com o tema função quadrática e com duas turmas do 7º ano sobre equação do 1º grau, nos cartões de perguntas também foi envolvido soma, subtração, divisão e multiplicação. O professor que for aplicar a gincana poderá fazer as adaptações que achar necessárias quanto ao assunto que será envolvido, não precisando ser apenas um assunto que está nos cartões de perguntas, assim como modificar os micos.
IMG_0147.JPG(cartões de pergunta)
IMITAR UM ELEFANTE.

CANTAR UMA MÚSICA ASSOBIANDO.
CANTAR UMA MÚSICA COM A PALAVRA “AMOR”.
FALAR QUE AMA MATEMÁTICA.

DANÇAR RITMO ESQUISITO.


FAZER UMA MUSICA DE RAP
(com batida de rap).
IMITAR UMA GALINHA.

FALAR QUE AMA O PIBID.

IMITAR UM PROFESSOR DA ESCOLA (ou um pibidiano).
FAZER RITMO BATENDO PALMA.

IMITAR UM PERSONAGEM DE DESENHO ANIMADO.
CANTAR UMA MUSICA BREGA.
IMITAR UM JAPONÊS IRRITADO.
IMITAR UM MACACO.
SORTE: O OUTRO TIME TEM QUE FALAR COM A LÍNGUA PRA FORA. (o mico passa para o outro time)

(micos)

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