segunda-feira, 23 de novembro de 2015


Jogo “Pega varetas e perguntas”

Elaborador: Cassiano Benetelli
Anos Indicados: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Conteúdos Trabalhados: Operações de soma, subtração, multiplicação e divisão.








Materiais

  • 31 Palitos (12 verdes, 9 azuis, 5 amarelos, 4 vermelhos e 1 preto, );
  • 65 Cartões (20 verdes, 15 azuis, 10 amarelos, 10 vermelhos e 10 pretos);
  • Papel e caneta (p/ anotar a pontuação de cada atleta)

Descrição
Este jogo, contém várias varetas coloridas (Verde, Azul, Amarelo, Vermelho e 1 vareta preta). Os palitos são jogados na mesa e cada jogador deve, no seu turno, tentar retirar quantas varetas puder sem que nenhuma das outras se mova. Quando essa tentativa for frustrada, passa a ser a vez do próximo jogador. As varetas são pontuadas de acordo com as cores e há uma vareta especial, de cor preta, que quando apanhada pode ser utilizada para ajudar a retirar as demais. A pontuação é a seguinte:

  • Verde: 15 pontos;
  • Azul: 40 pontos;
  • Amarelo: 50 pontos;
  • Vermelho: 70 pontos;
  • Preto: 150 pontos;

O jogo é um jogo de varetas comum, a diferença é que teremos algumas cartas para cada cor de palitos, ou seja, quando um dos jogadores retirar um palito, ele deverá automaticamente retirar um cartão da mesma cor do palito, terá que responder a uma equação matemática, que terá um nível de dificuldade variante, sendo do mais fácil para o mais difícil, ou seja, as operações no cartão verde por exemplo, são mais fáceis que as do cartão preto. Se o jogador acertar a operação ele soma os pontos adquiridos e continua jogando, se ele erra a operação, ele perde a sua vez de jogar e os pontos disputados serão subtraídos do seu total.

Regras
Para a realização desta atividade, devem participar de 2 a 6 jogadores.
Quando um jogador retirar um palito, ele deverá automaticamente pegar uma carta da mesma cor e responder a equação que estará a carta. Se ele acertar, somará a pontuação equivalente ao palito que ele retirou e continuará jogando, caso o jogador erre a equação, os pontos equivalentes ao palito que ele retirou serão subtraídos da sua pontuação geral e consequentemente ele passa sua vez. Vale destacar que o jogador deverá acertar a equação para somar a pontuação do palito retirado, caso ele erre, o palito é devolvido ao monte.

Ganha o jogo aquele jogador que ao final, quando todos os palitos forem retirados da mesa, tiver obtido mais pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário