terça-feira, 17 de novembro de 2015

KIT “OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS”

Este Kit foi desenvolvido pela PIBIDiana Raissa de Castro Moda, nº USP 7548293, durante a disciplina “Ensino de Matemática para Alunos com Necessidades Especiais” ministrada no 1º semestre de 2015, sob supervisão da Profª Drª Miriam Utsumi. O mesmo encontra-se disponível no Laboratório de Ensino Matemático (LEM – USP).



DESCRIÇÃO:

Este kit possui três materiais: o “Tabuleiro das Operações”; o “Jogo das Operações”; e o quadro do “Valor Posicional”. Itens do kit:

l Caixa transparente com peças do “Tabuleiro das Operações”
l Sacola marrom com peças do “Jogo das Operações” e do “Quadro de Valor Posicional”
l Sacola transparente com peças de reposição
l Dois tabuleiros e um quadro.

OBJETIVO: auxiliar no ensino e aprendizagem de soma, subtração, divisão e multiplicação, a partir do uso dos materiais que estão no kit, descritos a seguir, dentre outras ferramentas de escolha do professor.


TABULEIRO DAS OPERAÇÕES


DESCRIÇÃO:
À esquerda, o quadro que pode ser utilizado tanto para montagem da tabuada, quanto para realização das 4 operações fundamentais. No canto inferior direito estão as peças relacionadas às operações (soma, subtração, divisão e multiplicação), e, por fim, no canto superior direito estão as peças com os números colocados nas divisórias conforme tabuada, de 1 a 10. No total, há 121 espaços no tabuleiro e 132 peças (com números que vão de 0 a 100). Destas 132 peças, 21 estão com os números na cor azul, enquanto o restante, que contém os resultados das tabuadas, está na cor branca.

OBJETIVO:
Auxiliar no ensino de multiplicação, através da contagem dos quadradinhos; na montagem da tabuada de 0 a 9 ou de 1 a 10; e ajudar na armação de contas de adição, subtração, multiplicação e divisão.




JOGO DAS OPERAÇÕES

 

CONTEÚDO MATEMÁTICO: Operações Fundamentais.
PARTICIPANTES: entre 2 e 6 jogadores.

ITENS:
l  1 tabuleiro
l  1 caixa do desafio (40 contas: 10 para cada operação),
l  1 baralho azul
 20 cartas em 2 nipes - com o valor de 1 a 10 cada.
l  1 baralho vermelho
 7 cartas: 1 azar, 1 sorte, 1 desafio, 4 faça a conta 
l  6 dados e 6 peças de tabuleiro


 REGRAS:
INÍCIO
-      Posição das peças
a.      Baralho vermelho: embaralhado e virado para baixo em cima da mesa, com uma carta posicionada ao lado da outra.
b.     Baralho azul: embaralhado, empilhado e virado para baixo em cima da mesa.
c.      Caixa do desafio: posicionado no tabuleiro (local indicado com velcro).
-      Cada jogador escolhe sua peça (de A à F) e “dado da sorte” para começar.
-      Começa o jogo quem tirar o número maior no dado.

JOGADAS
-      O jogador deve pegar uma carta do baralho vermelho.  Se tirar a carta
a.      desafio: deve retirar um dos desafios da caixa do desafio
   Se acertar o desafio: o jogador deverá jogar o dado para ver quantas casas irá avançar.
   Se errar o desafio: não avançará nenhuma casa.
b.      faça a operação: deve retirar duas cartas do baralho azul e fazer a operação indicada (soma ou subtração ou divisão ou multiplicação).
   Se acertar a conta: o jogador deverá jogar o dado para ver quantas casas irá avançar.
   Se errar a conta: não avançará nenhuma casa.
-     OBS: a regra quanto a ordem das cartas na operação pode ser ajustada. Exemplo:
-    Deve-se manter a ordem: caso os jogadores conheçam números negativos
-    Deve-se começar com o número maior: caso os jogadores não conheçam números negativos
c.     sorte: não fará nenhuma conta. Jogará o dado para ver quantas casas irá avançar.
d.     azar: decidir a regra no começo do jogo. Sugestões:
   voltar ao início do jogo
   tirar o dado para ver quantas casas deverá voltar
   voltar 3 casas
   trocar de posição com o jogador que estiver em última posição

FIM
-      Ao chegar na posição fim, o jogador deverá retirar um dos desafios da caixa do desafio.
a.     Se acertar o desafio: o jogador ganha o jogo.
b.     Se errar o desafio: o jogador deverá esperar sua próxima vez para retirar um novo desafio e tentar acertá-lo. Só ganhará o jogo quando acertar um dos desafios.


VALOR POSICIONAL

 

DESCRIÇÃO:
            Este material, feito com papel EVA e cartolinas coloridas, possui:

l  1 quadro de valor posicional
l  20 peças para cada valor posicional, no caso centena (c), dezena (d) e unidade (u).

OBSERVAÇÃO:
As peças representando cada valor foram cortadas em formas e cores diferentes, adaptados para alunos com deficiência visual.

OBJETIVO:
Poderá auxiliar no ensino e aprendizagem de contagem, soma e subtração. Caso o aluno já conheça essas operações, este material poderá facilitar o desenvolvimento da armação de contas, a partir do conhecimento do conceito de valor posicional dos números.


Boas atividades!

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