quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Brincando de Detetive também se aprende matemática

Com a permissão dos supervisores e da direção, desenvolvemos uma atividade com os alunos do 6º e 9º anos, de duas escolas estaduais do interior de São Paulo, como forma de testar o jogo que havíamos preparado para a apresentação na X SeLic (Semana da Licenciatura), e como atividade extra para os alunos. 
Nessa atividade, a sala era dividida em equipes e o objetivo do jogo era descobrir quem é o KIRA a partir das identificações anotadas em forma de tabela ou gráficos. Este Jogo de investigação, feito em tabuleiro, serve para encorajar as crianças a pensarem em estratégias, sendo que as mesmas podem ser criadas ou inventadas pelos professores a partir de seus objetivos educacionais.
 Percebemos que o jogo se adequava ao que esperávamos: um efeito positivo pelo fato da metodologia trazer para a sala de aula alguns elementos que faziam parte do contexto em que os alunos viviam, no caso o anime, e isso contribuiu para que o aluno tivesse maior interesse no que estava sendo ensinado, despertando a curiosidade dos jovens estudantes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário