quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Jogo ProResTa

Responsável Lucas V. Silva

IDADE: a partir de 8 anos.

PARTICIPANTES: 4 ou mais.

COMPONENTES:Você vai precisar de lápis ou caneta ou lapiseira e uma folha branca para todos os participantes.

OBJETIVO: Chegar até o final do tabuleiro respondendo as perguntas e as vezes sendo o líder da rodada.

PREPARAÇÃO: Cada jogador recebe uma folha e um lápis(algo para escrever). Em comum acordo, os participantes escolhem um jogador para ser o líder da primeira rodada.
.
COMO JOGAR: Se você foi escolhido como líder, embaralhe as cartas de perguntas e recoloque-as na caixa. A seguir, retire uma carta do monte sem mostrar seu conteúdo aos jogadores. Leia em voz alta a pergunta. Os demais jogadores deverão responder pergunta na folha, podendo optar:
1)      Sabendo a resposta, escreve corretamente;
2)      Não sabendo a resposta, blefar de maneira criativa e convincente.

 Enquanto os jogadores respondem, você anota a resposta correta na sua folha. Assim que todos terminarem de responder, você recolhe as folhas, juntando-as com a sua, e  identificando-as por exemplo anote em cada uma delas A, B, C, D... Depois leia as respostas em voz alta, inclusive a que você copiou. Você pode disfarçar a voz ao ler as respostas, para que os outros jogadores não percebam qual a resposta correta. Você pode ler quantas vezes forem necessárias cada uma delas, sem identificar o seu autor, apenas anunciando a letra que anotou. Seguindo o sentido horário do jogo, solicite a cada jogador que diga qual a resposta que julga ser a correta. Anote na folha o nome do jogador que votou nela. Após todos terem votado, você revela a resposta certa da pergunta e diz qual o total de pontos de cada jogador.
PONTUÇÃO:
1 ponto para a resposta mais votada, mesmo se for errada. Pois a intenção aqui é a argumentação o saber escrever corretamente e convencer os outros.
2 pontos para cada jogador que escolher a resposta certa;
3 pontos para cada jogador que escrever a resposta correta (esse aqui foi o que acertou a resposta de inicio, logo ganha mais pontos)
3 pontos para o líder, se nenhum jogador tiver escolhido a resposta correta;
Atenção o jogador que votar na sua própria resposta, para enganar os adversários, não recebe nenhum ponto.
OBSERVAÇÕES:
 1) Se, como líder, você receber uma resposta correta, não a leia em voz alta coloque-a de lado para lê-la no final da rodada e confira 3 pontos automaticamente ao jogador(esse jogador não participa da votação).

2) Se, como líder, se ao receber as respostas notar que vão ficar somente 2 jogadores para a votação, você deve atribuir os pontos para quem acertou e retirar outra pergunta
Ao terminar a rodada, passe sua vez de líder para o jogador que está a sua esquerda, que proceder da mesma forma que você.
VENCEDOR: O jogo termina quando um dos participantes somar 15 pontos.
DICA: É importante que os jogadores escrevam com letra legível.

Exemplo de carta:


Nenhum comentário:

Postar um comentário