quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Jogo Pontuação Dentro do Limite

Público alvo: alunos a partir do 7º ano do ensino fundamental.
 Material necessário:
       2 baralhos (104 cartas como às de baralho comum), mas com figuras geométricas no lugar dos naipes, isto é, círculos, triângulos, trapézios e paralelogramos, com suas devidas fórmulas de área ou perímetro.
       Cartões com questões de matemática.
       Papel e caneta, para fazer contas e anotar a pontuação acumulada.
       Regras do jogo e resposta das questões impressas (opcional). 
Nº de participantes: de 2 a 6 jogadores. 
Habilidades que pretende se desenvolver: Memorização dos nomes e fórmulas de área e perímetro das figuras geométricas, melhorando o raciocínio em relação as operações fundamentais da matemática.

Como Jogar
O jogo Pontuação Dentro do Limite é baseado no jogo de baralho Pife.
Todos os participantes recebem nove cartas, distribuídas de três em três, no início de cada rodada.
O jogador à esquerda de quem distribuiu as cartas inicia a rodada pegando uma carta do monte, das cartas que sobraram, e descarta uma carta para quem está a sua esquerda, que poderá pegar esta ou outra no monte, e assim sucessivamente.    
 É permitido usar uma carta descartada para bater (ganhar a rodada) a qualquer momento, ou seja, se alguém descartar uma carta que servir para a batida de qualquer um dos jogadores, este último poderá bater o jogo.
O objetivo de cada rodada é terminar sem cartas na mão, ou seja, o vencedor da rodada é quem conseguir por todas as cartas na mesa.
Pode-se por as cartas na mesa aos poucos ou de uma única vez, na forma de trincas/sequências, ou pondo qualquer quantidade de cartas nas trincas/sequências que estiverem na mesa, mesmo se elas forem dos adversários.
Trinca: Formada por 3 ou mais cartas do mesmo valor, independente do naipe.                 
Sequência: Formada por 3 ou mais cartas, de valores diferentes, mas do mesmo naipe.                      

Sobre a Pontuação
No início do jogo os pontos acumulados, de todos, são iguais a 0 (zero).
O principal objetivo é NÃO chegar a 100 pontos.
Os pontos serão contados somente quando alguém ficar sem cartas na mão, ou seja, vencer a rodada do jogo.
Os jogadores que atingirem 100 pontos são eliminados, sendo considerado vencedor o único jogador que ficou com menos de 100 pontos, finalizando o jogo.
Não são adicionados pontos ao vencedor da rodada e os demais jogadores somam os valores das cartas que ficaram em suas mãos, e estes são somados aos seus pontos acumulados;
Pontos acumulados são as pontuações atuais dos jogadores, que são iguais à soma dos pontos obtidos em todas as rodadas.
  Os valores das cartas são:
○     Ases - 15 pontos
○     Figuras (Damas, Valetes, Reis) - 10 pontos;
○     10, 9, 8... 2 - seus respectivos valores.

Desconto na Pontuação
Ao final de cada rodada, todos os jogadores podem ter seus pontos diminuídos, caso respondam a uma determinada pergunta, referente à matemática.
O vencedor da rodada deve fazer a pergunta, sendo essa elaborada ou retirada de um conjunto de cartões com perguntas. Caso ele mesmo a responda, terá direito a 50% de desconto de seus pontos, que deverão ser utilizados assim que ele precisar, sendo que esse benefício, nesse caso, é acumulativo.
Caso um jogador, que não venceu a rodada, responda a tempo e corretamente, ele terá direito a um desconto de 50% de seus pontos obtidos nessa rodada em que perdeu.
Será dado um tempo de 5 minutos para responderem a pergunta, sendo válida somente a resposta do 1º jogador que terminar de fazer o exercício.
Caso ninguém responda nesse tempo e/ou a resposta esteja errada, passa-se para a próxima rodada, sem ninguém diminuir sua pontuação.

Exemplo de questões que podem ser utilizadas nos Cartões
(1) Sabendo que a área de um quadrado é 36 cm², qual é seu perímetro?
Resposta:
Vamos descobrir o lado do quadrado:
x*x = 36
x =
x = 6 cm
Então seu perímetro é 6*4 = 24 cm.
(2) Calcule a área e o perímetro (em metros) dos retângulos com lado a e b, onde:
a) a = 25 e b = 12
b) a = 14 e b = 10
Resposta a:
Área:
25*12 = 300 m²
Perímetro:
25+25+12+12 = 74 m
 Resposta b:
Área:
14*10 = 140 m²
Perímetro:
14+14+10+10 = 48 m
 (3) Qual a área e o perímetro de um círculo cujo raio mede 4 cm?
Resposta
A = 3,14x16= 50,24 cm²
P = 2 x 3, 14 x 4 = 25,12 cm 
(4) Calcule a área de um paralelogramo que tem 2,4 cm de base e 1,3 cm de altura.
Resposta
 A = 2,4 x 1,3 A = 3,12 cm²

Responsável: Anildo Lara

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