Jogo Pontuação Dentro do Limite
Público
alvo: alunos a partir do 7º ano do ensino fundamental.
● 2 baralhos (104 cartas como às de
baralho comum), mas com figuras geométricas no lugar dos naipes, isto é,
círculos, triângulos, trapézios e paralelogramos, com suas devidas fórmulas de
área ou perímetro.
● Cartões com questões de matemática.
● Papel e caneta, para fazer contas e
anotar a pontuação acumulada.
● Regras do jogo e resposta das
questões impressas (opcional).
Nº de
participantes: de 2 a 6 jogadores.
Habilidades que pretende se desenvolver: Memorização dos nomes e fórmulas de área e perímetro das figuras geométricas, melhorando o raciocínio em relação as operações fundamentais da matemática.
Como Jogar
O jogo
Pontuação Dentro do Limite é baseado no jogo de baralho Pife.
Todos os
participantes recebem nove cartas, distribuídas de três em três, no início de
cada rodada.
O jogador
à esquerda de quem distribuiu as cartas inicia a rodada pegando uma carta do
monte, das cartas que sobraram, e descarta uma carta para quem está a sua
esquerda, que poderá pegar esta ou outra no monte, e assim sucessivamente.
É permitido usar uma
carta descartada para bater (ganhar a rodada) a qualquer momento, ou seja, se
alguém descartar uma carta que servir para a batida de qualquer um dos
jogadores, este último poderá bater o jogo.
O objetivo
de cada rodada é terminar sem cartas na mão, ou seja, o vencedor da rodada é
quem conseguir por todas as cartas na mesa.
Pode-se
por as cartas na mesa aos poucos ou de uma única vez, na forma de
trincas/sequências, ou pondo qualquer quantidade de cartas nas
trincas/sequências que estiverem na mesa, mesmo se elas forem dos adversários.
Trinca: Formada por 3 ou mais cartas do
mesmo valor, independente do naipe.
Sequência: Formada por 3 ou mais cartas, de
valores diferentes, mas do mesmo naipe.
Sobre a Pontuação
No início
do jogo os pontos acumulados, de todos, são iguais a 0 (zero).
O
principal objetivo é NÃO chegar a
100 pontos.
Os pontos
serão contados somente quando alguém ficar sem cartas na mão, ou seja, vencer a
rodada do jogo.
Os
jogadores que atingirem 100 pontos são eliminados, sendo considerado vencedor o
único jogador que ficou com menos de 100 pontos, finalizando o jogo.
Não são
adicionados pontos ao vencedor da rodada e os demais jogadores somam os valores
das cartas que ficaram em suas mãos, e estes são somados aos seus pontos
acumulados;
Pontos
acumulados são as pontuações atuais dos jogadores, que são iguais à soma dos
pontos obtidos em todas as rodadas.
Os valores das cartas são:
○ Ases
- 15 pontos
○ Figuras
(Damas, Valetes, Reis) - 10 pontos;
○ 10,
9, 8... 2 - seus respectivos valores.
Ao final de cada rodada, todos os jogadores podem ter seus pontos diminuídos, caso
respondam a uma determinada pergunta, referente à matemática.
O vencedor da rodada deve fazer a pergunta, sendo essa
elaborada ou retirada de um conjunto de cartões com perguntas. Caso ele mesmo a
responda, terá direito a 50% de desconto de seus pontos, que deverão ser
utilizados assim que ele precisar, sendo que esse benefício, nesse caso, é
acumulativo.
Caso um jogador, que não venceu a rodada, responda a tempo e
corretamente, ele terá direito a um desconto de 50% de seus pontos obtidos
nessa rodada em que perdeu.
Será dado um tempo de 5 minutos para responderem a pergunta,
sendo válida somente a resposta do 1º jogador que terminar de fazer o
exercício.
Caso ninguém responda nesse tempo e/ou a resposta esteja
errada, passa-se para a próxima rodada, sem ninguém diminuir sua pontuação.
Exemplo de questões que podem ser utilizadas nos Cartões
(1) Sabendo que a área de um quadrado é 36 cm², qual é seu
perímetro?
(2) Calcule a área e o perímetro (em metros) dos retângulos
com lado a e b, onde:
Responsável: Anildo Lara
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