JOGO
Pibidiano: Rafael Guilherme da Silva Tiburcio
Grupo: Números
Nome do Jogo: MICO MATEMÁTICO
Introdução
O Mico Matemático trata-se de um jogo no qual os alunos “batalham” para tentar conseguir resolver algum exercício proposto mais rapidamente do que seu oponente com o intuito de não precisar “pagar” um mico na frente de toda a sala.
Público Alvo:
Alunos do Ensino Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio.
Objetivos Gerais
Treinar a resolução de exercícios em um tempo cronometrado, além de possibilitar uma maneira mais interativa e divertida para os professores corrigirem e realizarem exercícios em sala.
Composições do Jogo:
1 recipiente com números pares
1 recipiente com números ímpares
1 recipiente com ao menos dez desafios/micos
1 lista de exercícios sobre o assunto que está sendo trabalhado com a turma
1 projetor de slides
Regras do jogo:
1.A sala será separada em dois grupos, de acordo com o número de chamada, o grupo dos pares e o grupo dos ímpares.
2.O professor sorteará um número ímpar e um número par.
3.Os números sorteados terão que resolver um exercício presente na lista de exercícios do professor.
4. O exercício deve ser colocado no projetor de slides para que toda sala possa ver e realizar junto aos dois participantes sorteados.
5.Ambos os alunos terão cinco minutos para a resolução do exercício.
6.Após os três primeiros minutos, se nenhum dos dois alunos conseguirem realizar corretamente o exercício proposto, cada aluno pode chamar no máximo duas pessoas do seu grupo para ajudar na resolução do exercício nesses dois minutos restantes.
7.Após terminar o exercício, o aluno deve levantar a mão e chamar pelo professor. Se o exercício estiver realizado corretamente, o aluno é declarado vencedor e a rodada acaba. Caso contrário, a rodada continua até o final dos cinco minutos.
8.O aluno perdedor deverá sortear um dos micos e “pagá-lo” na frente de toda a sala.
9.Caso o aluno perdedor tenha chamado um ou dois amigos para ajudar na resolução do exercício, esses amigos devem realizar o mico junto ao aluno perdedor.
10.Caso, após os cinco minutos, nenhum dos alunos conseguir realizar a questão, todos deverão sortear e cumprir um desafio na frente da sala (os alunos sorteados e os convocados para ajudar na resolução nos dois minutos finais.) Sendo que cada grupo (par e ímpar) sorteia e paga um mico diferente.
11.Se o(s) aluno(s) vencedor(es) conseguir(em) explicar o exercício para toda a sala, o professor deve pagar o mico com o(s) perdedor(es).
12.Caso o aluno vencedor não quiser explicar o exercício, o professor deve mostrar a resolução para toda a sala como forma de correção.
13. O aluno vencedor tem a opção de sortear um número do grupo adversário. Se o número sorteado tiver resolvido o exercício corretamente, o aluno vencedor deverá pagar o mico junto aos perdedores, caso contrário, esse aluno sorteado deverá pagar o mico junto aos perdedores. (Essa regra estimula todos os alunos da sala a realizarem o exercício projetado, pois, como é um sorteio, todos têm a chance de serem sorteados e terem que pagar um mico)
Observações:
Dicas para alguns desafios/micos:
1.Imitar o Faustão
2.Imitar o Silvio Santos
3.Contar uma piada
4.Dançar o “arrocha”
5.Cantar uma música que goste (não pode ter palavrão nem conteúdo implícito)
6. Imitar um bebê chorando
7. Imitar um cachorro latindo
8. Dançar o “passinho do romano”
9. Fazer 10 polichinelos
10. Imitar o Justin Bieber
Exemplo de lista sobre funções de primeiro e segundo grau que podem ser aplicadas nos primeiros anos do ensino médio (ou a terceiros anos após uma revisão de conteúdo):
1) Uma pessoa vai escolher um plano de saúde entre duas opções: A e B.
Condições dos planos (Ambos oferecem a mesma assistência):
Plano A: cobra um valor fixo mensal de R$ 140,00 e R$ 20,00 por consulta.
Plano B: cobra um valor fixo mensal de R$ 110,00 e R$ 25,00 por consulta.
Determine:
a) As funções que determinam o valor a ser pago em cada plano dado um número “x” de consultas.
b) Em qual situação é mais vantajoso usar cada plano.
2) Certo Jogador de futebol recebe 400 mil euros por mês, além de uma bonificação de 5 mil euros por gol marcado. Determine:
a) A função que determina o salário do jogador.
b) Se esse jogador recebeu 460 mil euros em um mês, quantos gols ele fez?
c) Qual o salário do jogador em um mês que ele não marca nenhum gol?
3) Bernardo é técnico de vôlei e recebe um salário fixo de 50 mil reais por mês, além de uma bonificação a cada vitória do time. Em julho, a equipe de Bernardo obteve 3 vitórias, já em agosto, seu time melhorou, obteve 5 vitórias. Sabendo que nesses meses, o salário do técnico foi de 57,5 mil e 62,5 mil reais, respectivamente, determine a bonificação que Bernardo recebe a cada vitória.
4) Jorge confecciona bijuterias e gasta 300 reais para produzir 60 peças. O comerciante tem o desejo de obter 15 reais de lucro a cada peça vendida, sabendo disso, determine:
a) Por quanto ele vende cada peça?
b) A função L(x) que define o lucro de Jorge a cada peça vendida.
c) Quanto será o Lucro de Jorge se ele conseguir vender as 60 peças.
d) Faça o gráfico que representa o lucro, L(x), de Jorge.
5) “ Mc Boy do Charmes, um “funkeiro” de sucesso, dos hits “Megane”, “Nós de Nave”, “Onde eu chego eu paro tudo”; possui um imenso terreno na cidade de São Carlos. Desejando fazer um espaço de shows na cidade, consultou sua conta bancária, foi até uma empresa de engenharia civil, e constatou que possuía dinheiro para construir 200 metros de muro. Desejando que seu empreendimento tenha um formato retangular e a maior área possível, quanto deverá medir cada lado desse espaço?”
6) O senhor Neymar possui um micro-ônibus com capacidade para 30 pessoas. Um grupo de amigos o contratou para fazer uma viagem em uma cidade próxima. O preço cobrado por Neymar para cada indivíduo foi de 20 reais mais 2 reais para cada lugar vago.
A partir desse acordo de preços, qual deve ser o número de pessoas para que Neymar tenha o maior lucro possível?
7) (ENEM) Um posto de combustível vende 10.000 litros de álcool por dia a R$ 1,50 cada litro. Seu proprietário percebeu que, para cada centavo de desconto que concedia por litro, eram vendidos 100 litros a mais por dia. Por exemplo, no dia em que o preço do álcool foi R$ 1,48, foram vendidos 10.200 litros.
Considerando `x` o valor em centavos do desconto dado no preço de cada litro e `V` o valor em R$ arrecadado por dia com a venda do álcool, então a expressão que relaciona `V` e `x` é:
A) V = 10.000 + 50x – x² B) V = 10.000 + 50x + x² C) V = 15.000 - 50x – x²
D) V = 15.000 + 50x –x² E) V = 15.000 - 50x + x²
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