terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Jogo: Corrida Ponto-reta


Objetivos: Fazer com que os alunos se familiarizem ao máximo com as nomenclaturas de ponto, reta, suas representações posições relativas.   

Público-alvo: Alunos do 7º ao 9º ano. 

Tempo de duração: 30 minutos. 

Autor: Victor José de Oliveira 

DESCRIÇÃO 

Este jogo é uma corrida com 20 plataformas, com início e fim ilustrados conforme a figura a seguir: 

Imagem 
Fonte: Victor José de Oliveira. 

Também é composto por 15 cartas, como a que está ilustrada a seguir: 

Imagem 
Fonte: Victor José de Oliveira. 

REGRAS 

  1. Antes que o jogo se inicie, o responsável deve embaralhar as cartas. 

  1. A sala deve ser dividida em duas ou mais equipes, as quais devem estar separadas. Cada equipe deve escolher um representante para se mover nas plataformas.  

  1. Na vez da equipe, a pessoa responsável pelo jogo retira uma carta e a mostra para seus membros, lendo o seu conteúdo em voz alta. A partir deste instante, eles terão 1 minuto pra responder a pergunta da carta. Caso respondam certo, avançam o numero de casas indicadas na carta. Do contrário, voltam essa quantidade. Se a distancia entre a casa que o representante está e o inicio for menor que o número indicado, voltam pro início caso erre. 

  1. Caso um participante alcance o outro o corrida, o que já estava na casa volta duas e o que chega anda duas casas a mais. 

  1. Caso um participante volte um certo numero de casas até a mesma plataforma do seu adversário, este avançará duas casas e o que retornou voltará mais duas. 

  1. Há cartas em que o participante deverá avançar ou retornar duas plataformas  

  1. Vence a corrida quem chegar primeiro ao final, ou, se não houver tempo, quem estiver mais a frente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário