sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Subindo e Descendo


Autora: Sofia Coelho Rodrigues

Público Alvo: Alunos de 6º ano ao 9º do ensino fundamental.

Introdução: O jogo Subindo e Descendo proporciona ao aluno uma dinâmica desafiadora, ele é estimulado a responder às perguntas de matemática para conseguir o atalho pelas escadas e o desfecho do jogo é incerto já que a qualquer momento é possível descer pelo escorregador e começar outra vez. Esse jogo é para todas as idades e é muito emocionante, podendo explorar diversas áreas da matemática dependendo do que o professor desejar.

Objetivo: Ser o primeiro a chegar à casa de número 100.

Número de Jogadores: 5.

Preparação: Cada jogador escolhe uma cor do peão para jogar e coloca ao lado da casa de número 1. Todos os jogadores lançam os dados e quem tirar número maior começa o jogo.

Como Jogar: Para jogar, o participante deve lançar o dado e andar o número de casas indicado.

ESCADA - Subindo! - Quando o peão de um jogador cair em uma casa onde está a ponta de uma escada, ele deve pegar uma carta do monte de cartas amarelas e responder a pergunta solicitada por ela. Se acertar, ele deve subir direto para a casa em que a escada termina. No caso em que ele errar a pergunta, o jogo continua e ele não pega o atalho.
CARTA AZUL - Quando o peão de um jogador passar por uma das casas azuis, ele deve responder uma pergunta do monte de cartas azuis para prosseguir o jogo. Se acertar, ele continua o jogo; Mas se errar, fica preso nessa posição e na próxima rodada tenta responder à outra questão do monte de cartas azuis.
ESCORREGADOR - Descendo! - Quando o peão de um jogador cair em uma casa com o escorregador, ele deve descer até a casa onde ele termina.

Para chegar à casa de número 100 - Para atingir a casa de número 100 o jogador deve tirar o número exato no dado. Caso contrário, precisará voltar. Exemplo: se o peão estiver no 96 e o jogador tirar o número 6 no dado, o seu peão avança 4 casas para frente e volta 2, parando na casa de número 98.

Vencedor: Vence o jogo quem chegar primeiro à casa de número 100.

Perguntas de Matemática

Ficará sob a responsabilidade do professor as perguntas, já que esse jogo pode ser feito para todos os anos. Dependendo do ano escolar que a maioria dos jogadores pertence, o professor escolhe fazer as questões de acordo com o que já foi estudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário