domingo, 4 de dezembro de 2016

"Super Políticos"

Elaborador: Cassiano Benetelli

Anos indicados: Todas as séries do Ensino Médio

Conteúdo trabalhado: Moda, média e mediana

Número de Jogadores: 2 ou mais jogadores

Material: 32 cartas, papel e caneta para o cálculo.

Objetivo: Ficar com todas as cartas do baralho

sdfs.png
Como jogar:
O jogo seguirá a mesma lógica dos jogos de ‘’Super Trunfo’’, porém com uma temática sobre política.
Cada carta representa um deputado real e terá informações como quantidade de presenças em plenário, quantidade de proposições de sua autoria e quantidade de votações em plenário. O valor de cada informação será dado indiretamente e para descobrir, o aluno deverá calcular a moda, média e mediana, respectivamente e mostrar os cálculos aos outros jogadores, estes poderão conferir o resultado e alertar os jogadores caso o valor esteja incorreto.
.As cartas serão distribuídas em número igual para os jogadores e o monte deve ficar de cabeça para baixo pois os jogadores não poderão escolher as cartas e sim pegar a primeira carta do seu monte.
O primeiro jogador irá pegar a primeira de suas cartas e calcular o valor da todas as categorias. Cada categoria estará identificada com a operação que deve ser feita, por exemplo: para a categoria votação em plenário deve-se calcular a MODA dos números correspondentes a ela, MÉDIA deve ser calculada na categoria presenças em plenário e MEDIANA para a categoria proposições de sua autoria. Em seguida deverá escolher a categoria que julgar ser a maior e irá dizer aos outros jogadores a categoria escolhida, e a assim como deverá também dizer como calculou o valor da categoria escolhida.
Os outros jogadores, então, deverão pegar a primeira carta de seus montes, calcular e  dizer o valor da categoria já citada pelo primeiro jogador. O jogador com o maior valor ganha a rodada e irá iniciar a rodada seguinte tendo o direito de escolher a categoria que mais lhe convém, além disso deverá pegar para si as cartas dos outros jogadores e colocá-las na parte de baixo de seu monte.  
Em caso de empate, ou seja, o valor da categoria for igual, uma nova rodada deverá ser iniciada apenas com os jogadores que empataram e as cartas dos jogadores que perderam deverão ficar na mesa e ir para o ganhador da rodada.
As cartas Super Trunfo serão as cartas de deputados que terão valores altos nas três informações tendo grande chance de ganhar da maioria do baralho e estarão junto com com o resto do baralho.

Referências

Dados e imagens dos deputados. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/deputados/pesquisa>

Nenhum comentário:

Postar um comentário