Stop
Matemático
No.
de Jogadores:
mínimo de 4 e máximo de 15 jogadores
Série
sugerida: a
partir do 6º ano do EF
Conteúdos
trabalhados: operações
matemáticas básicas e para a resolução de sistemas lineares
simples
Introdução
A
proposta do jogo visa estimular o raciocínio dos alunos para
respostas rápidas através de uma dinâmica competitiva, pela qual
são estimuladas as capacidades do aluno para a realização de
operações matemáticas básicas e para a resolução de sistemas
lineares simples. Além disso, o jogo visa valorizar a experiência
de trabalho em grupo e a atenção aos resultados.
Apresentação
do jogo
O
jogo é composto de cinco rodadas distintas, com quatro combinações
de operações (etapas) em cada uma delas envolvendo soma, subtração,
divisão e multiplicação de modo variado. Dentre estas etapas é
exigido aos participantes completar as lacunas em branco.
Cada
uma das rodadas possui duas etapas com lacunas para o recebimento dos
números e duas etapas que exigem o complemento das operações.
No
primeiro caso, os participantes são guiados pelos resultados e
operações que são fixos e devem completar as lacunas obedecendo
todas as condições postas, ou seja, completar as lacunas levando em
conta as relações entre todos os números escolhidos, operações e
resultados.
No
segundo caso os participantes possuem a informação sobre os números
e os resultados que são fixos, devendo responder as lacunas com as
respectivas operações corretas.
Para
realizar as atividades, são fornecidos tabuleiros de cada uma das
cinco rodadas, cada um deles compostos por etapas, como citado. As
respostas deverão ser indicadas a partir das fichas numeradas de 0 a
9 e as operações a partir das fichas sinalizadas com “+” “-“
“x” e “/” que serão distribuídas para cada equipe.
Imagem
01 – Exemplo de uma etapa (combinação de operações) envolvendo
resultados e operações fixas que exige completar as lacunas com os
valores corretos que atendam todos os requisitos.
O
jogo também possui 03 rodadas bônus que consistem em fichas
informativas de sistemas lineares simples, os quais permitem
pontuação bônus para as equipes que conseguirem resolvê-los em
menor tempo.
Imagem
02 – Exemplo de rodada bônus composta por um sistema linear
simples.
você pode encontrar as regras do jogo em http://pibid.icmc.usp.br/acervos
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