terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Stop Matemático


Stop Matemático
 
Elaborador: Edinei Oliveira
No. de Jogadores: mínimo de 4 e máximo de 15 jogadores
Série sugerida: a partir do 6º ano do EF
Conteúdos trabalhados: operações matemáticas básicas e para a resolução de sistemas lineares simples
Introdução
A proposta do jogo visa estimular o raciocínio dos alunos para respostas rápidas através de uma dinâmica competitiva, pela qual são estimuladas as capacidades do aluno para a realização de operações matemáticas básicas e para a resolução de sistemas lineares simples. Além disso, o jogo visa valorizar a experiência de trabalho em grupo e a atenção aos resultados.


Apresentação do jogo
O jogo é composto de cinco rodadas distintas, com quatro combinações de operações (etapas) em cada uma delas envolvendo soma, subtração, divisão e multiplicação de modo variado. Dentre estas etapas é exigido aos participantes completar as lacunas em branco.
Cada uma das rodadas possui duas etapas com lacunas para o recebimento dos números e duas etapas que exigem o complemento das operações.
No primeiro caso, os participantes são guiados pelos resultados e operações que são fixos e devem completar as lacunas obedecendo todas as condições postas, ou seja, completar as lacunas levando em conta as relações entre todos os números escolhidos, operações e resultados.
No segundo caso os participantes possuem a informação sobre os números e os resultados que são fixos, devendo responder as lacunas com as respectivas operações corretas.
Para realizar as atividades, são fornecidos tabuleiros de cada uma das cinco rodadas, cada um deles compostos por etapas, como citado. As respostas deverão ser indicadas a partir das fichas numeradas de 0 a 9 e as operações a partir das fichas sinalizadas com “+” “-“ “x” e “/” que serão distribuídas para cada equipe.




















Imagem 01 – Exemplo de uma etapa (combinação de operações) envolvendo resultados e operações fixas que exige completar as lacunas com os valores corretos que atendam todos os requisitos.


O jogo também possui 03 rodadas bônus que consistem em fichas informativas de sistemas lineares simples, os quais permitem pontuação bônus para as equipes que conseguirem resolvê-los em menor tempo.












Imagem 02 – Exemplo de rodada bônus composta por um sistema linear simples.
você pode encontrar as regras do jogo em http://pibid.icmc.usp.br/acervos

Nenhum comentário:

Postar um comentário