terça-feira, 6 de dezembro de 2016

 Jogo “ Escrevendo as formas geométricas ”
Este jogo foi elaborado com base do módulo Turtle da linguagem de programação Python. Eu pensei neste tema para um jogo após pedidos de alunos dos sextos e sétimos anos do fundamental, para que fosse feito algum jogo relacionado a ângulos.
Objetivo
            Alguns alunos não conseguem ver que todos os ângulos internos de um quadrado são ângulos retos, e com este jogo é possível mostrar para os alunos por meio da construção desta e de outras formas geométricas, quais são os ângulos internos e externos destas formas geométricas.
Público Alvo
Esse jogo é indicado para alunos que estejam do 6º até o 9º do ensino fundamental. As atividades propostas podem ser adaptadas para o ensino médio.
Materiais
            1 aplicador
            2 pessoas (ou mais)
            2 computadores (com ou sem internet, será um computador para cada time)

Instruções:
            O aplicador deve estar familiarizado com a linguagem de programação Python (ou qualquer outra linguagem de programação, para o caso de que algum problema ocorrer, então ele possa ajudar os alunos) e com os comandos criados para que fossem feitos desenhos na tela, que estão detalhados na apresentação que está em uma pasta do drive, que pode ser acessada pelo link https://goo.gl/akKRLR.
            Esta atividade tem a duração de 70 minutos, onde 20 destes minutos são destinados a explicação dos comandos, a revisão dos nomes das figuras e divisão dos times.
           
Como jogar:
            O aplicador deve dividir os alunos em grupos mistos (que contenham meninos e meninas) e pedir para que eles criem nomes para seus times.
            O aplicador pode seguir as atividades de desenho propostas na pasta do drive, ou dar para os alunos outras formas geométricas para eles tentarem construir.
            Em cada atividade de desenho ganha ponto da rodada quem fizer primeiro seu desenho como está descrito na atividade e quem explicar os passos que seguiu para fazer o desenho. Será somado 1 ponto para o time, para cada uma destas duas possibilidades de término de atividade que forem realizadas.

            Ganha o jogo o time que tiver mais pontos ao final de todas as atividades.

Desenhando um triangulo na Aplicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário