terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Jogo
                             Multiplicando Dados.
Responsavel: Kadu Vinicius Toledo Paulino

Introdução:

O jogo multiplicando dados ajuda os alunos a criarem estratégias na resolução de problemas, e ao mesmo tempo fixam melhor o conceito de multiplicação juntamente com o uso da tabuada.

Público Alvo:

Alunos a partir do 5º. ano do Ensino Fundamental.

Objetivos Gerais:

Possibilitar o contato com a multiplicação através de uma atividade lúdica.

Objetivo:

Ser o primeiro a alinhar três fichas de uma mesma cor, ou ter o menor número de pontos quando acabarem as fichas postas no tabuleiro.

Composição do jogo:

Um tabuleiro como o da Figura 1, dois dados comuns, 9 fichas de uma cor, 9 fichas de uma outra cor.

Regras do jogo:

1.      Cada jogador começa o jogo com 20 pontos cada um.

2.      Os jogadores jogam alternadamente.
3.      Cada jogador joga os dados e multiplica os dois números que saírem e diz o produto em voz alta. Por exemplo com os números 2 e 4, o jogador obtém 2x4, e nesse caso marcara o espaço 8 com uma ficha de sua cor no tabuleiro.

4.      Um ponto é ganho por um jogador quando ele coloca a ficha num espaço desocupado que seja vizinho (adjacente) a um com uma outra ficha na vertical, horizontal ou diagonal, não importando a cor.


5.      Se o jogador colocar uma ficha adjacente a vários outros, ganha um ponto por cada espaço que vai estar ocupado. Por exemplo se os espaços 1, 25 e 3 estiverem ocupados, e o jogador colocar uma ficha no 36, ele ganha 3 pontos.

6.      Cada ponto ganho é somado do total de pontos já existentes.



7.      Se o jogador der o valor da multiplicação errado, seu adversário se acusar o erro ganha como direito colocar sua ficha no tabuleiro.


8.      Quem colocar em seguida, três fichas de sua cor em uma reta que pode ser horizontal, vertical e diagonal ganha o jogo. Agora se as fichas acabarem antes que alguém alinhe três fichas, ganha o jogo aquele que tiver o maior número de pontos.

Observações:

         Aqui podemos problematizar o jogo, criando-se algumas perguntas para que os alunos possam responder posteriormente.

1.      Porque não aparece o número 13 e 28?
2.      Porque o maior número é o 36?
3.      Júlio quer marcar o 18, quais números devem aparecer nos dois dados?

Imagem Ilustrativa do tabuleiro: Em PDF.

Figura1-Tabuleiro

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