Jogo
Multiplicando Dados.
Responsavel: Kadu Vinicius Toledo Paulino
Introdução:
O
jogo multiplicando dados ajuda os alunos a criarem estratégias na resolução de
problemas, e ao mesmo tempo fixam melhor o conceito de multiplicação juntamente
com o uso da tabuada.
Público Alvo:
Alunos a partir do 5º. ano do Ensino Fundamental.
Objetivos Gerais:
Possibilitar o contato com a
multiplicação através de uma atividade lúdica.
Objetivo:
Ser
o primeiro a alinhar três fichas de uma mesma cor, ou ter o menor número de
pontos quando acabarem as fichas postas no tabuleiro.
Composição
do jogo:
Um tabuleiro como o da Figura 1, dois dados comuns,
9 fichas de uma cor, 9 fichas de uma outra cor.
Regras
do jogo:
1. Cada
jogador começa o jogo com 20 pontos cada um.
2. Os
jogadores jogam alternadamente.
3. Cada
jogador joga os dados e multiplica os dois números que saírem e diz o produto
em voz alta. Por exemplo com os números 2 e 4, o jogador obtém 2x4, e nesse
caso marcara o espaço 8 com uma ficha de sua cor no tabuleiro.
4. Um
ponto é ganho por um jogador quando ele coloca a ficha num espaço desocupado
que seja vizinho (adjacente) a um com uma outra ficha na vertical, horizontal
ou diagonal, não importando a cor.
5. Se
o jogador colocar uma ficha adjacente a vários outros, ganha um ponto por cada
espaço que vai estar ocupado. Por exemplo se os espaços 1, 25 e 3 estiverem
ocupados, e o jogador colocar uma ficha no 36, ele ganha 3 pontos.
6. Cada
ponto ganho é somado do total de pontos já existentes.
7. Se
o jogador der o valor da multiplicação errado, seu adversário se acusar o erro
ganha como direito colocar sua ficha no tabuleiro.
8. Quem
colocar em seguida, três fichas de sua cor em uma reta que pode ser horizontal,
vertical e diagonal ganha o jogo. Agora se as fichas acabarem antes que alguém
alinhe três fichas, ganha o jogo aquele que tiver o maior número de pontos.
Observações:
Aqui podemos
problematizar o jogo, criando-se algumas perguntas para que os alunos possam
responder posteriormente.
1. Porque
não aparece o número 13 e 28?
2. Porque
o maior número é o 36?
3. Júlio
quer marcar o 18, quais números devem aparecer nos dois dados?
Imagem Ilustrativa do tabuleiro: Em PDF.
Figura1-Tabuleiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário