segunda-feira, 26 de junho de 2017

Gincana: GincaMat

GincaMat

Elaboradora: Larissa Medeiros de Sousa
Nº de jogadores: mínimo cinco, máximo doze
Ano sugerido: A partir do 9ºano
Conteúdos trabalhados: fórmula de Bhaskara, resolução de equações do 2º grau, área e perímetro.
Introdução: A proposta da gincana visa incluir todos os alunos em atividades que os estimulem a aplicar seus conhecimentos se divertindo e também perceber a matemática no seu dia a dia. Além disso, busca-se desenvolver o trabalho em grupo, mostrando que quanto mais integração o grupo formar, mais fácil é concluir as atividades e desenvolver suas habilidades.

Apresentação da Gincana:
A Gincana terá três provas: dançando com Bhaskara, boliche da equação , ache se puder.

Primeira prova: Dançando com Bhaskara
Cada grupo devera criar uma coreografia com o assunto “fórmula de Bhaskara”, podendo fazer uma paródia de uma musica já existente ou criar uma letra. O intuito é que eles expliquem a fórmula dançando. Os professores serão os jurados, e avaliarão os quesitos: criatividade, letra da música, coreografia, clareza na explicação da fórmula. Sendo uma pontuação de 5 a 10. Para essa prova serão necessários dois monitores.

Segunda prova: Boliche da equação

Os alunos jogarão boliche, um grupo contra o outro. Os pinos serão garrafas pet, e em cada uma terá um termo de uma equação do segundo grau, sendo que em cada jogada os alunos formarão a equação de acordo com a derrubada de cada garrafa. Então, formada a equação, o grupo deverá achar as raízes reais. Se a equação não possuir raiz nos números reais, então o grupo deverá explicar sua resolução. Se o grupo não acertar, o ponto vai para o grupo adversário. Serão no total 6 rodadas, com 8 garrafas como pinos, ganha o grupo que estiver com maior pontuação. Para essa prova serão necessários dois monitores.

Se por exemplo, o grupo derrubar as seguintes garrafas, sua equação será: x2+2x-16.



Terceira prova: Ache se puder
Nesta prova, daremos a cada grupo certas medidas de área e perímetro (40m2, 125m2, 96m, 100m) e eles deverão encontrar pelo
 


pátio da escola objetos com tais áreas e perímetro. Ganha a prova quem encontrar os quatro objetos primeiro. Serão necessários no mínimo dois monitores.

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