GincaMat
Elaboradora:
Larissa Medeiros de Sousa
Nº
de jogadores: mínimo cinco, máximo doze
Ano
sugerido: A partir do 9ºano
Conteúdos
trabalhados: fórmula de Bhaskara, resolução de equações
do 2º grau, área e perímetro.
Introdução:
A
proposta da gincana visa incluir todos os alunos em atividades que os estimulem
a aplicar seus conhecimentos se divertindo e também perceber a matemática no
seu dia a dia. Além disso, busca-se desenvolver o trabalho em grupo, mostrando
que quanto mais integração o grupo formar, mais fácil é concluir as atividades
e desenvolver suas habilidades.
Apresentação
da Gincana:
A Gincana terá três provas: dançando com
Bhaskara, boliche da equação , ache se puder.
Primeira
prova: Dançando com Bhaskara
Cada grupo devera criar uma coreografia com o
assunto “fórmula de Bhaskara”, podendo fazer uma paródia de uma musica já
existente ou criar uma letra. O intuito é que eles expliquem a fórmula
dançando. Os professores serão os jurados, e avaliarão os quesitos:
criatividade, letra da música, coreografia, clareza na explicação da fórmula.
Sendo uma pontuação de 5 a 10. Para essa prova serão necessários dois
monitores.
Segunda
prova: Boliche da equação
Os alunos jogarão boliche, um grupo contra o outro. Os pinos serão garrafas pet, e em cada uma terá um termo de uma equação do segundo grau, sendo que em cada jogada os alunos formarão a equação de acordo com a derrubada de cada garrafa. Então, formada a equação, o grupo deverá achar as raízes reais. Se a equação não possuir raiz nos números reais, então o grupo deverá explicar sua resolução. Se o grupo não acertar, o ponto vai para o grupo adversário. Serão no total 6 rodadas, com 8 garrafas como pinos, ganha o grupo que estiver com maior pontuação. Para essa prova serão necessários dois monitores.
Se
por exemplo, o grupo derrubar as seguintes garrafas, sua equação será: x2+2x-16.
Terceira
prova: Ache se puder
Nesta prova, daremos a cada grupo certas
medidas de área e perímetro (40m2, 125m2, 96m, 100m) e eles
deverão encontrar pelo
pátio da escola objetos com tais áreas e
perímetro. Ganha a prova quem encontrar os quatro objetos primeiro. Serão
necessários no mínimo dois monitores.
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