Autora: Sofia Coelho Rodrigues
Público-alvo: Alunos de 6º ano ao 9º do ensino fundamental.
Material necessário:
Cartas para as perguntas.
Fita adesiva para colar as cartas na testa dos alunos.
Bloco de notas com canetas para os alunos resolverem as questões e para a marcar os pontos.
Conceitos matemáticos envolvidos: As quatro operações e a noção básica de inequação.
Introdução: Adivinhe Se Puder! é um jogo de adivinhação que estimula o aluno a fazer cálculos rápidos e desenvolver a ideia intuitiva de inequação matemática.
Esse jogo emocionante é para todas as idades, podendo explorar diversas áreas da matemática dependendo do que o professor desejar.
Número de Jogadores: É jogado em duplas, mas várias duplas podem ser formadas portanto, não há limitação.
Preparação: Cada jogador recebe uma carta do monte de perguntas, e sem olhar para a sua própria carta, a cola na testa com a fita adesiva, virando o conteúdo da carta para o adversário.
Cada jogador começa com um total de 30 pontos.
Como Jogar: A carta colada na testa do adversário vai apresentar uma conta matemática envolvendo algumas das quatro operações. O jogador 1 deve resolver secretamente a conta e então descobrir qual é o número correspondente ao jogador 2, e vice versa.
Supondo que o jogador 1 comece o jogo, ele vai perguntar ao jogador 2 se o número colado em sua testa é maior ou menor do que algum valor. O jogador 2, que vai ter feito a conta e sabe qual é o número na testa do jogador 1, deve responder "sim ou não".
A cada pergunta, o jogador 1 perde um ponto da sua pontuação total, e ele fica cada vez mais próximo do resultado. A cada pergunta que ele fizer, ele perde 1 ponto, mas se quiser chutar o resultado e errar, ele perde 3 pontos. Se ele acertar o resultado escrito em sua testa, então é a vez do jogador 2 tentar adivinhar o respectivo resultado.
Vencedor: Ganha a partida quem obtiver mais pontos ao final das duas jogadas.
Perguntas de Matemática
Ficará sob a responsabilidade do professor as perguntas, já que esse jogo pode ser feito para todos os anos. Dependendo do ano escolar que a maioria dos jogadores pertence, o professor escolhe fazer as questões de acordo com o que já foi estudado, mas lembrando sempre que o resultado deve ser um número.
100 x 4
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10 x 4
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13 + 12
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300 x 15
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2 x (4 +2)
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10 x 34
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11 x 4
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(16+3) 2
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18 x 2
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1999-1997
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900 x 9
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80 x 10
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90 - 17
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14+15-12
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90 + 12
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300 x 4
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(10+5) 3
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100 x 2
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