sábado, 17 de junho de 2017

Jogo: Adivinhe Se Puder!



Autora: Sofia Coelho Rodrigues

Público-alvo: Alunos de 6º ano ao 9º do ensino fundamental.

Material necessário:

Cartas para as perguntas.
Fita adesiva para colar as cartas na testa dos alunos.

Bloco de notas com canetas para os alunos resolverem as questões e para a marcar os pontos.

Conceitos matemáticos envolvidos: As quatro operações e a noção básica de inequação.

Introdução: Adivinhe Se Puder! é um jogo de adivinhação que estimula o aluno a fazer cálculos rápidos e desenvolver a ideia intuitiva de inequação matemática.
Esse jogo emocionante é para todas as idades, podendo explorar diversas áreas da matemática dependendo do que o professor desejar.

Número de Jogadores: É jogado em duplas, mas várias duplas podem ser formadas portanto, não há limitação.

Preparação: Cada jogador recebe uma carta do monte de perguntas, e sem olhar para a sua própria carta, a cola na testa com a fita adesiva, virando o conteúdo da carta para o adversário.
Cada jogador começa com um total de 30 pontos.

Como Jogar: A carta colada na testa do adversário vai apresentar uma conta matemática envolvendo algumas das quatro operações. O jogador 1 deve resolver secretamente a conta e então descobrir qual é o número correspondente ao jogador 2, e vice versa.
Supondo que o jogador 1 comece o jogo, ele vai perguntar ao jogador 2 se o número colado em sua testa é maior ou menor do que algum valor. O jogador 2, que vai ter feito a conta e sabe qual é o número na testa do jogador 1, deve responder "sim ou não".
A cada pergunta, o jogador 1 perde um ponto da sua pontuação total, e ele fica cada vez mais próximo do resultado. A cada pergunta que ele fizer, ele perde 1 ponto, mas se quiser chutar o resultado e errar, ele perde 3 pontos. Se ele acertar o resultado escrito em sua testa, então é a vez do jogador 2 tentar adivinhar o respectivo resultado.

Vencedor: Ganha a partida quem obtiver mais pontos ao final das duas jogadas.
Perguntas de Matemática
Ficará sob a responsabilidade do professor as perguntas, já que esse jogo pode ser feito para todos os anos. Dependendo do ano escolar que a maioria dos jogadores pertence, o professor escolhe fazer as questões de acordo com o que já foi estudado, mas lembrando sempre que o resultado deve ser um número.


100 x 4




10 x 4




13 + 12




300 x 15




2 x (4 +2)




10 x 34




11 x 4




(16+3) 2




18 x 2




1999-1997




900 x 9




80 x 10




90 - 17




14+15-12




90 + 12




300 x 4




(10+5) 3




100 x 2




Nenhum comentário:

Postar um comentário