Damas Matemática
Gustavo
Paulo de Oliveira
Objetivos:
Fixar
o conceito de multiplicação e tabuada de forma lúdica com os alunos
Público
Alvo: Alunos dos 6º e 7º anos do ensino fundamental II
Material necessário:
·
Jogadores - 2.
·
Peças - 24 peças, 12 verdes e 12 pretas enumeradas
de 1-12, distribuída aleatoriamente.
Exemplo:
·
Tabuleiro - tabuleiro de 64 casas, claras e
escuras.
·
Distribuição - 12 peças da mesma cor para cada
jogador, posicionadas nas casas escuras, ocupando as três linhas mais próximas
de cada jogador.
·
Objetivo - Capturar todas as peças do oponente ou
deixá-lo impossibilitado de mover.
Definições
·
Dama - a peça coroada após parar na última linha do
tabuleiro. A dama fica com a face virada para cima para representá-la.
·
Lance - o deslocamento de uma peça para outra casa.
·
Captura - um lance onde uma peça passa por cima de
uma peça adversária que está entre a sua casa e a sua casa de destino.
·
Tomada em cadeia - uma lance onde uma peça captura
duas ou mais peças sucessivamente
O Jogo
As peças deveram colocadas com o número virado para
baixo nas peças pretas do tabuleiro nas 3 fileiras mais perto de cada jogador
vulga imagem a baixo:
O jogador que estiver jogando com as peças verdes começa
o jogo, podendo dar o primeiro lance. A seguir, os jogadores alternam jogadas
até o fim do jogo. As peças comuns só podem se movimentar para a frente, para
uma casa preta livre na próxima linha, diagonal à sua casa atual. As damas
podem ser movimentar apenas uma casa em diagonal para frente e para trás para
qualquer casa livre, desde que o caminho esteja livre. O jogo termina quando
todas as peças de um jogador forem capturadas ou quando este não puder mais
fazer nenhum lance válido.
Captura
A captura das peças é obrigatória, ou seja, se na vez de
um jogador ele puder capturar uma peça adversária, ele deve fazê-lo.
Após essa captura, ambos os jogos devem virar as peças
envolvidas e o jogador que está fazendo a captura terá que fazer essa
multiplicação em 30 segundos, caso ele acerte a captura é válida, caso
contrário perde a vez, o outro jogador pode utilizar a tabuada disponível para
conferir o resultado.
Quando tiverem duas ou mais capturas possíveis, o
jogador deve realizar o lance onde houver o maior número de capturas. Em caso
de equivalência, o jogador pode escolher qual das capturas vai fazer. As peças
comuns só podem capturar para frente. As damas podem capturar peças na sua
diagonal seja para frente ou para trás, Quando uma captura é realizada, a peça
capturada é removida do tabuleiro, ficando em poder do jogador que a capturou.
Quando uma peça faz uma captura e fica numa posição onde é possível fazer outra
captura, ela deve fazê-la na mesma jogada, realizando uma tomada em cadeia. A
peça deve fazer isso até que não seja mais possível capturar peça alguma neste
lance.
TABUADA PARA CONFERIR A CONTA
Referências: https://www.megajogos.com.br/damas-online/regras
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