terça-feira, 27 de junho de 2017

Damas Matemática

Damas Matemática

Gustavo Paulo de Oliveira


Objetivos: Fixar o conceito de multiplicação e tabuada de forma lúdica com os alunos
Público Alvo: Alunos dos 6º e 7º anos do ensino fundamental II
Material necessário:
·                Jogadores - 2.
·                Peças - 24 peças, 12 verdes e 12 pretas enumeradas de 1-12, distribuída aleatoriamente.
Exemplo: 

·                Tabuleiro - tabuleiro de 64 casas, claras e escuras.
·                Distribuição - 12 peças da mesma cor para cada jogador, posicionadas nas casas escuras, ocupando as três linhas mais próximas de cada jogador.
·                Objetivo - Capturar todas as peças do oponente ou deixá-lo impossibilitado de mover.

Definições
·                Dama - a peça coroada após parar na última linha do tabuleiro. A dama fica com a face virada para cima para representá-la.
·                Lance - o deslocamento de uma peça para outra casa.
·                Captura - um lance onde uma peça passa por cima de uma peça adversária que está entre a sua casa e a sua casa de destino.
·                Tomada em cadeia - uma lance onde uma peça captura duas ou mais peças sucessivamente


O Jogo

As peças deveram colocadas com o número virado para baixo nas peças pretas do tabuleiro nas 3 fileiras mais perto de cada jogador vulga imagem a baixo:

O jogador que estiver jogando com as peças verdes começa o jogo, podendo dar o primeiro lance. A seguir, os jogadores alternam jogadas até o fim do jogo. As peças comuns só podem se movimentar para a frente, para uma casa preta livre na próxima linha, diagonal à sua casa atual. As damas podem ser movimentar apenas uma casa em diagonal para frente e para trás para qualquer casa livre, desde que o caminho esteja livre. O jogo termina quando todas as peças de um jogador forem capturadas ou quando este não puder mais fazer nenhum lance válido.

Captura

A captura das peças é obrigatória, ou seja, se na vez de um jogador ele puder capturar uma peça adversária, ele deve fazê-lo.
Após essa captura, ambos os jogos devem virar as peças envolvidas e o jogador que está fazendo a captura terá que fazer essa multiplicação em 30 segundos, caso ele acerte a captura é válida, caso contrário perde a vez, o outro jogador pode utilizar a tabuada disponível para conferir o resultado.
Quando tiverem duas ou mais capturas possíveis, o jogador deve realizar o lance onde houver o maior número de capturas. Em caso de equivalência, o jogador pode escolher qual das capturas vai fazer. As peças comuns só podem capturar para frente. As damas podem capturar peças na sua diagonal seja para frente ou para trás, Quando uma captura é realizada, a peça capturada é removida do tabuleiro, ficando em poder do jogador que a capturou. Quando uma peça faz uma captura e fica numa posição onde é possível fazer outra captura, ela deve fazê-la na mesma jogada, realizando uma tomada em cadeia. A peça deve fazer isso até que não seja mais possível capturar peça alguma neste lance.


TABUADA PARA CONFERIR A CONTA
                                                                                          







Nenhum comentário:

Postar um comentário