quarta-feira, 21 de junho de 2017

Quadrados e Quadradas

Jogo: 
Quadrados e Quadradas

Responsável: 
Walmir Alison Simião

Público-alvo : 
apartir do 8º do Ensino Fundamental

Objetivos: 
Fazer com que os participantes se sintam mais à vontade com os conceitos de Potência e Raiz quadrada, dando-lhes várias rodadas de um jogo em que o tempo de raciocínio é levado em conta para se ganhar

Material Utilizado: 
uma folha para se anotar os pontos de cada grupo e ver quem ganha

Quantidade de jogadores: 
no mínimo 4 por grupo

Regras:

Os participantes serão divididos em grupos de três pessoas. Dentre os participantes um deles será o quadrado, o outro a quadrada e o último participante será o conhecedor.

O instrutor (pessoa que estará aplicando o jogo) terá como tarefa sortear um número, e dizê-lo para o quadrado e para a quadrada.

O “Quadrado” irá ouvir atentamente o número dito pelo “Instrutor”, após isso ele deverá calcular quanto seria o número ao quadrado e dizer para o “Conhecedor”.

O “Quadrada” irá ouvir atentamente o número dito pelo “Instrutor”, após isso ele deverá calcular quanto seria a raiz quadrada do número e dizer para o “Conhecedor”.

O “Conhecedor” deve ouvir atentamente aos resultados dos cálculos feitos pelos “Quadrado” e “Quadrada”, após isso, ele deve encontrar um número que tenha aquela raiz quadrada dita pela “Quadrada” e que elevado ao quadrado seja o mesmo número dito pelo “Quadrado”.

O grupo pode ganhar até 3 pontos por rodada. Cada participante que acertar o cálculo que deve fazer ganha um ponto, caso ele erre o “Instrutor” deve dizer a resposta correta para os participantes.

O jogo acaba quando um dos grupos fizer pontos maiores ou iguais a 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário