Jogo:
Quadrados e Quadradas
Responsável:
Walmir Alison Simião
Público-alvo :
apartir do 8º do Ensino Fundamental
Objetivos:
Fazer com que os participantes se sintam mais à vontade com os conceitos de Potência e Raiz quadrada, dando-lhes várias rodadas de um jogo em que o tempo de raciocínio é levado em conta para se ganhar
Material Utilizado:
uma folha para se anotar os pontos de cada grupo e ver quem ganha
Quantidade de jogadores:
no mínimo 4 por grupo
Regras:
Os participantes serão divididos em grupos de três pessoas. Dentre os participantes um deles será o quadrado, o outro a quadrada e o último participante será o conhecedor.
O instrutor (pessoa que estará aplicando o jogo) terá como tarefa sortear um número, e dizê-lo para o quadrado e para a quadrada.
O “Quadrado” irá ouvir atentamente o número dito pelo “Instrutor”, após isso ele deverá calcular quanto seria o número ao quadrado e dizer para o “Conhecedor”.
O “Quadrada” irá ouvir atentamente o número dito pelo “Instrutor”, após isso ele deverá calcular quanto seria a raiz quadrada do número e dizer para o “Conhecedor”.
O “Conhecedor” deve ouvir atentamente aos resultados dos cálculos feitos pelos “Quadrado” e “Quadrada”, após isso, ele deve encontrar um número que tenha aquela raiz quadrada dita pela “Quadrada” e que elevado ao quadrado seja o mesmo número dito pelo “Quadrado”.
O grupo pode ganhar até 3 pontos por rodada. Cada participante que acertar o cálculo que deve fazer ganha um ponto, caso ele erre o “Instrutor” deve dizer a resposta correta para os participantes.
O jogo acaba quando um dos grupos fizer pontos maiores ou iguais a 10.
Nenhum comentário:
Postar um comentário