Introdução
Baseado na estrutura do clássico jogo Stop, os jogadores precisam preencher determinadas
informações sobre funções referentes a alguns números sorteados em cada rodada.
Objetivo
A proposta do jogo é incentivar a análise de função do primeiro grau.
Regras do jogo e pontuação
Pode ser jogado a partir de 2 jogadores. Cada jogador, em seu papel, terá que fazer 7 colunas
com os seguintes itens: Coeficiente Angular, Coeficiente Linear, Função, Cresce ou
Decresce, Imagem f(2), Imagem f(-2) e Total.
Etapa 1
No início de todas as rodadas, serão sorteados os coeficientes angular e linear. O sorteio de
cada coeficiente ocorre da seguinte forma: todos os jogadores colocam, ao mesmo tempo,
indicam um valor, com os dedos das mãos; a soma dos valores de todos os jogadores será o
valor do coeficiente angular. É feito novamente um sorteio para determinar se o coeficiente
será positivo ou negativo - se o número sorteado for par, será positivo, e negativo se for
ímpar. Repete-se o procedimento para coeficiente linear.
Etapa 2
Após a determinação dos coeficientes, os jogadores começam a preencher as colunas de
acordo com os coeficientes escolhidos no início da rodada, com exceção da última coluna
“Total”. Nas colunas “Coef. Angular” e “Coef. Linear”, é preciso colocar os valores dos
coeficiente determinados no início da rodada. Na coluna “Função”, escreve a função da
forma f(x) = ax + b. Na coluna “Cresce ou Decresce”, é preciso analisar se a função é
crescente ou decrescente. Nas colunas “Imagem f(2)” e “Imagem f(-2)”, é preciso dar o valor
de f(x) quando x = 2 e x = -2.
Não há limite de tempo. Quando um jogador completa todas as colunas, tem que dizer
“Stop!”. Ao fazer isso, os outros jogadores precisam parar de preencher a tabela.
Etapa 3
Os jogadores precisam fazer a análise e contagem dos pontos. Para isso, os jogadores, um a
um, dizem suas respostas ordenadamente em voz alta para comparar com as dos outros. Se o
jogador acerta a resposta de uma coluna, ele soma 10 pontos na coluna “Total”. Se o jogador
errar ou não tiver preenchido a resposta da coluna, soma 0 na coluna “Total”. A rodada
termina quando todos fizerem a contagem.
Etapa 4
Não há limite de rodadas. O jogo termina quando os participantes decidirem. Assim, no final
do jogo, cada jogador soma os pontos adquiridos em todas as rodadas. Vence aquele que
obter a maior pontuação.
Material do jogo
1 folha de papel para cada jogador, lápis ou canetas.
Os jogadores montam uma tabela, como a abaixo, com o número de linhas suficiente para a
quantidade de rodadas desejadas:
Coef. Angular
|
Coef. Linear
|
Função
|
Cresce ou Decresce
|
Imagem f(2)
|
Imagem f(-2)
|
TOTAL
| |
Rodada 1
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