terça-feira, 27 de junho de 2017

Jogo - Stop Funcional

Introdução

Baseado na estrutura do clássico jogo Stop, os jogadores precisam preencher determinadas informações sobre funções referentes a alguns números sorteados em cada rodada.

Objetivo

A proposta do jogo é incentivar a análise de função do primeiro grau.

Regras do jogo e pontuação

Pode ser jogado a partir de 2 jogadores. Cada jogador, em seu papel, terá que fazer 7 colunas com os seguintes itens: Coeficiente Angular, Coeficiente Linear, Função, Cresce ou Decresce, Imagem f(2), Imagem f(-2) e Total. 

Etapa 1

No início de todas as rodadas, serão sorteados os coeficientes angular e linear. O sorteio de cada coeficiente ocorre da seguinte forma: todos os jogadores colocam, ao mesmo tempo, indicam um valor, com os dedos das mãos; a soma dos valores de todos os jogadores será o valor do coeficiente angular. É feito novamente um sorteio para determinar se o coeficiente será positivo ou negativo - se o número sorteado for par, será positivo, e negativo se for ímpar. Repete-se o procedimento para coeficiente linear.

Etapa 2

Após a determinação dos coeficientes, os jogadores começam a preencher as colunas de acordo com os coeficientes escolhidos no início da rodada, com exceção da última coluna “Total”. Nas colunas “Coef. Angular” e “Coef. Linear”, é preciso colocar os valores dos coeficiente determinados no início da rodada. Na coluna “Função”, escreve a função da forma f(x) = ax + b. Na coluna “Cresce ou Decresce”, é preciso analisar se a função é crescente ou decrescente. Nas colunas “Imagem f(2)” e “Imagem f(-2)”, é preciso dar o valor de f(x) quando x = 2 e x = -2. Não há limite de tempo. Quando um jogador completa todas as colunas, tem que dizer “Stop!”. Ao fazer isso, os outros jogadores precisam parar de preencher a tabela.

Etapa 3

Os jogadores precisam fazer a análise e contagem dos pontos. Para isso, os jogadores, um a um, dizem suas respostas ordenadamente em voz alta para comparar com as dos outros. Se o jogador acerta a resposta de uma coluna, ele soma 10 pontos na coluna “Total”. Se o jogador errar ou não tiver preenchido a resposta da coluna, soma 0 na coluna “Total”. A rodada termina quando todos fizerem a contagem.

Etapa 4

Não há limite de rodadas. O jogo termina quando os participantes decidirem. Assim, no final do jogo, cada jogador soma os pontos adquiridos em todas as rodadas. Vence aquele que obter a maior pontuação.

Material do jogo

1 folha de papel para cada jogador, lápis ou canetas. Os jogadores montam uma tabela, como a abaixo, com o número de linhas suficiente para a quantidade de rodadas desejadas:



Coef. Angular
Coef. Linear
Função
Cresce ou Decresce
Imagem f(2)
Imagem f(-2)
TOTAL
Rodada 1








Nenhum comentário:

Postar um comentário