segunda-feira, 26 de junho de 2017

Memória Polinomial

Introdução:
O jogo “Memória Polinomial” ajuda ao aluno que está sendo apresentado para polinômios a relacionar certos produtos a sua versão geométrica, facilitando na fixação de um assunto considerado abstrato.

Público Alvo:
Alunos a partir do 8º ano do Ensino Fundamental.

Objetivos Gerais:
Buscar através desta atividade, a associação entre termos algébricos e uma representação geométrica (envolvendo área e volume de algumas figuras fundamentais com certos produtos notáveis).

Objetivo:
Formar pares entre a figura e a representação correta de sua área (no caso de figuras bidimensionais) ou volume (no caso das figuras tridimensionais).

Composição do jogo:
Cartas previamente confeccionadas.

Regras do jogo:

  1. As cartas são inicialmente separadas em dois grupos, um com as cartas que contém as figuras chamado monte geométrico, e outro que contém as expressões chamado monte algébrico. Após isso, as cartas são embaralhadas entre seus próprios montes e colocadas com a face voltada para baixo de modo que todas as cartas sejam visíveis e seja nítido a separação dos grupos.
  2. Escolhe-se um jogador para começar e, a partir dele, alternam-se as jogadas em sentido horário dos jogadores.
  3. Cada jogador, em sua vez, tem direito a virar duas peças com a face para cima, uma do monte geométrico e outra do monte algébrico. Para tomar para si o par, deve-se relacionar corretamente as peças. Cabe ao jogador julgar se o par está correto ou não. Caso ele julgue incorretamente temos os seguintes caso: a) Se ele julgar correto estando errado, ele fica uma rodada sem jogar; b)Se ele julgar errado estando certo, ele não tem direito ao par, movendo o par para uma pilha de descartes.
  4. O processo se repete até que todas as peças tenham sido recolhidas ou colocadas na pilha de descarte.
  5. Ganha-se o jogador que tiver mais pares em seu poder.

Peças:


Nenhum comentário:

Postar um comentário