domingo, 25 de junho de 2017

Jogo: Desenhando com Retas


Responsável: Bianca de Souza Denadai
O Jogo
Desenhando com Retas é um jogo onde os alunos trabalham com retas paralelas, perpendiculares e concorrentes, montando desenhos a partir de canudos.
Os canudos tem três cores e estas representam:
Cor amarela: reta concorrente a outra.
Cor verde: reta paralela a outra.
Cor roxa: reta perpendicular a outra.
Pode ser jogado individualmente, mas é recomendado para se jogar em grupos de 4 a 6 alunos, pois assim um aluno ajuda o outro.
O jogo pode ser jogado de duas formas. A 1ª é utilizando as duas fases que falarei a seguir, e a 2ª é utilizando apenas a segunda fase.
A primeira fase é da seguinte forma, os alunos farão um desenho, qualquer, de sua preferência, mas nesse desenho tem que ser usado 8 canudos pintados das 3 cores, 2 pintados de 2 cores e 1 de 1 cor, ou seja, 8 retas que são paralelas, perpendiculares e concorrentes a outras, 2 retas paralelas e concorrentes a outras e apenas uma concorrente a outras.
A segunda fase é da seguinte forma, o professor responsável dirá que eles deverão montar com os canudos o seguinte desenho: 



. Com a mesma quantidade de retas dadas na primeira fase.
A resposta correta para o desenho é



. Onde três riscos são três cores, dois são duas cores e um é uma cor, ou seja concorrente apenas.

Objetivo
Estimular os alunos a revisarem ou fixarem o conteúdo a respeito das classificações das retas com algo que eles se interessem, como desenho.
Público Alvo
Esse jogo é indicado para o 6º ano, mas pode ser trabalhado nos anos seguintes.
Como jogar:
Recursos
Para confeccionar o jogo será necessário folha (recomendo que seja de caderno, pois as linhas podem ajudar a confecção do jogo), 3 cores de lápis ou marca texto, cola e tesoura. Ou caso encontre, pode ser usado canudos de 3 cores, 2 e 1.
Confecção do jogo
Para confeccionar o jogo é necessário pintar linhas em um uma folha, de modo que depois de recortado você consiga colocar uma ponta a outra. Seguindo o modelo:

 


Será colado a parte branca embaixo da parte laranja, formando um canudo. Será necessário fazer a quantidade de canudos que desejar. Se o desenho seguido for o sugerido (o desenho da casa), a quantidade para um aluno ou um grupo é de 8 canudos pintado das 3 cores, 2 pintados de 2 cores e 1 de 1 cor, lembrando, por aluno ou grupo.
Preparação do jogo: O professor escolhe como aplicará, utilizando as duas fases ou apenas uma.
Primeiramente se separa os alunos ou os grupos que forem jogar. O jogo se inicia com todos os grupos com 0 pontos. Entrega-se os materiais para cada grupo ou aluno, a quantidade será 8 canudos pintado das 3 cores, 2 pintados de 2 cores e 1 de 1 cor. Nessa etapa os alunos começam a montar o desenho que desejarem, e aqui temos o início da primeira fase. Quando falarem que está terminado, o professor irá conferir se todas as retas estão nos lugares corretos, ou seja, se todas que são paralelas estão paralelas a outra, se todas as perpendiculares estão perpendiculares a outra e se as concorrentes são concorrentes a outra. Caso não esteja, o professor fala quantas estão erradas, e eles continuam tentando. Assim será até o aluno ou o grupo acertar, ou o tempo estimado pelo professor acabar, ou até mesmo o aluno ou o grupo parar de chamar o professor. Quando o aluno ou o grupo acertar um desenho que esteja com todas as retas nos lugares corretos, ganharão 2 pontos e terá início a segunda fase para todos. 
Quando acabar essa etapa iremos para a segunda fase. Os alunos começam com 10 pontos mais os pontos acumulados na primeira fase. Aqui o professor dará o desenho da casa


 e os alunos terão que acertar onde será colocado cada canudinho. Agora, sempre que o aluno ou grupo falar que terminou, o professor irá conferir se todas as retas estão nos lugares corretos, caso não esteja, o grupo ou o aluno perde 1 ponto, e continua tentando. Essa fase acaba quando o professor falar que acabou o tempo, ou os alunos ou grupos acertarem ou quando a pontuação dos mesmos estiver zerada.
O jogo pode ser adaptado. O professor pode escolher outras quantidades de retas para os alunos adivinharem que desenho forma ou ainda tentarem chegar em outros desenhos. O professor pode também escolher outro determinado desenho, não precisa ser necessariamente a casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário